Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0360c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/17/07 23:56:38
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MONUMENTOS - C
Monumentos santistas

Leva para a página anterior
Também a Poliantéia Santista, de Fernando Martins Lichti (publicada junto com a História de Santos de Francisco Martins dos Santos, 1996, São Vicente/SP), relacionou os monumentos existentes em Santos:
 
Monumentos, estátuas, hermas, obeliscos, esculturas e marcos de Santos

Alcides Lobo Vianna (Dr.) - Criador da Assistência à Infância (Gota de Leite) - Busto existente nos jardins dessa entidade, na Av. Conselheiro Nébias, 210.

Allan Kardec - Herma localizada na Praça Allan Kardec, na Ponta da Praia, foi inaugurada a 30 de julho de 1977. Projeto do arquiteto Carlos Alberto Prates Costa e construída pela Prodesan.

Almirante Barroso - Busto inaugurado a 10 de junho de 1976, nas comemorações da "Batalha de Riachuelo", na Praça Amigos da Marinha, também inaugurada na mesma ocasião, e localizada no cruzamento da Av. Epitácio Pessoa com a Av. dos Bancários. O bronze foi executado no Arsenal de Marinha, no Rio de Janeiro.

Almirante Saldanha da Gama - Busto que esportistas ergueram em homenagem a Luiz Felipe Saldanha da Gama, valoroso contra-almirante brasileiro, falecido em combate, em 1895. A escultura é propriedade do Clube de Regatas Saldanha da Gama e se encontra em seu jardim. Consiste em uma efígie de bronze sobre fustes de alvenaria.

Almirante Tamandaré - Patrono da Marinha de Guerra do Brasil. Localizada nos jardins da Praia de Aparecida, defronte da Rua Dr. Oswaldo Cocrane. Inaugurada na Semana da Marinha, dia 13 de dezembro do ano de 1957. Concepção e construção do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

Anália Franco - O busto da fundadora do Educandário "Anália Franco" está localizado no próprio estabelecimento de ensino, na Av. Ana Costa.

Atleta Náutico Santista - A iniciativa da construção dessa estátua teria sido do prefeito Antônio Gomide Ribeiro dos Santos, em 1945. O escultor e projetista escolhido, por consulta popular, foi Caetano Fracaroli. Foi erguida na Ponta da Praia, bairro dos clubes náuticos, e inaugurada com a urbanização da Av. Saldanha da Gama, a 26 de janeiro de 1961. A estátua representa um atleta com uma coroa de louros na mão direita; na esquerda traz uma águia, símbolo da paciência.

Augusto Paulino dos Santos - Presidente e benfeitor do Educandário Santista. Busto existente no interior deste educandário, na Av. Conselheiro Nébias.

Baleia - Uma bela estátua de bronze existente na Rua Princesa Isabel, na parte externa do Estádio "Urbano Caldeira", do Santos Futebol Clube. A baleia passou a ser o símbolo do glorioso clube santista, em sua fase áurea dos anos 50 e 60, quando conquistou todos os títulos de futebol, estadual, nacional, sul-americano e mundial interclubes. A estátua marca esses feitos extraordinários.

Bandeirante e Catequista - Bronzes localizados no saguão do Palácio "José Bonifácio" - Paço Municipal - desde a sua inauguração, a 26 de janeiro de 1939, na Praça Mauá.

Bartolomeu de Gusmão - Precursor da navegação aérea mundial. Obra do escultor italiano Lorenzo Masza, inaugurada a 7 de setembro de 1922, em homenagem ao grande santista. Está localizada na Praça Rui Barbosa, no Centro. A pedra fundamental da estátua foi lançada pelos aviadores portugueses Sacadura Cabral e Gago Coutinho, quando de suas visitas a Santos.

Benedicto Calixto de Jesus - Seu busto em bronze, cujo escultor não identificamos, está na cabeceira de sua sepultura no Cemitério do Paquetá (Jazigo 20 - Campa 28 - Área da Prefeitura Municipal).

Bíblia Sagrada - Estátua localizada na Praça da Bíblia, na Vila Belmiro, na Av. Senador Pinheiro Machado.

Braz Cubas - Foi a primeira estátua erguida em Santos, em homenagem àquele que tanto fez para o desenvolvimento da vila, no século XVI. Foi inaugurada em 26 de janeiro de 1908, na Praça da República. É obra do escultor italiano Lorenzo Masza, que a executou em mármore de Carrara Lavacchoni. É considerada uma obra-prima, pelo seu equilíbrio estético. Na base da estátua foram colocados os despojos de Braz Cubas, retirados da Igreja Matriz (N.E.: informação errônea: o monumento não é funerário). Na Santa Casa da Misericórdia existe um busto do fundador da cidade e do próprio hospital. Trata-se de uma valiosa obra executada em Gênova, em 1905, também por Lorenzo Masza, o qual, conhecendo o valor de sua obra, fez questão de acompanhá-la de Gênova a Santos.

Cristo Redentor - Inaugurada a 8 de dezembro de 1980, na Rua Visconde de São Leopoldo, na confluência da Rua Visconde de Embaré e Av. Getúlio Vargas. Foi esculpida em areia petrificada, pelo escultor Pedro Germi, executada pela Prefeitura.

Cruz de Pedra - Inaugurada a 3 de maio de 1981, Dia da Santa Cruz, na Rua Joaquim Távora, esquina com a Av. Nilo Peçanha, no Marapé, na Praça de Santa Cruz. A obra foi executada pela Prefeitura.

Desbravador Bandeirante - Esta escultura está localizada no saguão de entrada do Paço Municipal de Santos, desde a inauguração do prédio, a 26 de janeiro de 1939.

Duque de Caxias - A Cidade de Santos, homenageando o grande militar brasileiro, patrono do Exército Nacional, inaugurou seu busto no jardim da praia, em frente ao nº 157 da Av. Bartolomeu de Gusmão, em setembro de 1980.

Expedicionários Santistas - Está localizado na Praça dos Expedicionários, na confluência da Av. Ana Costa com a Av. Francisco Glicério, e representa a homenagem do povo de Santos a todos os brasileiros que combateram na 2ª Grande Guerra, nos campos de luta, na Europa, pela Força Expedicionária Brasileira.

Fábio Montenegro - Poeta santista, falecido com apenas 29 anos. Escultura de Leão Veloso, inaugurada a 26 de novembro de 1922, na Praça dos Andradas e posteriormente transferida para os jardins da praia, próximo ao Aquário Municipal.

Fonte Itororó - É tão-somente uma bica de tijolo, revestida de azulejos tipo português, mantendo uma tradição centenária. Está localizada na Praça Correia de Melo, na subida do Monte Serrat.

Frederico Ozanã - Herma localizada nos jardins da Santa Casa da Misericórdia (N.E.: depois transferida para as instalações da Sociedade São Vicente de Paulo).

Gaffrée e Guinle - Monumento erigido pela Cia. Docas de Santos, em homenagem a Cândido Gaffrée e Eduardo Palassin Guinle, seus fundadores; localiza-se na Praça Barão do Rio Branco. Foi inaugurado a 19 de novembro de 1934. Concepção e construção da própria Companhia Docas. Está localizado no lugar em que se fizeram os primeiros embarques, onde ficavam os primitivos barracões do porto e se iniciou o moderno cais. A escultura é em granito róseo sobre largo embasamento circular, apresentando figurações do comércio e da navegação de carga e descarga de mercadorias. Uma âncora, peça ornamental da face Norte, é o símbolo da navegação e símbolo religioso da esperança, lembrando naufrágios e os perigos do mar.

General San Martin - Essa estátua está localizada na Praça Nossa Senhora do Carmo, na Ponta da Praia. Foi inaugurada em 1983, pelo prefeito Paulo Gomes Barbosa. É uma justa homenagem de Santos ao grande herói da Independência da América espanhola.

Getúlio Vargas - Escultura de Otto Fullner. Busto inaugurado na Praça dos Andradas a 24 agosto de 1955, por iniciativa do povo santista, homenageando o grande presidente da República. O busto foi conduzido a esse local através de um desfile de mais de vinte mil pessoas. Também existe um busto de Getúlio Vargas no Instituto Histórico e Geográfico de Santos.

Gruta N. S. de Lourdes - Localizada no Bairro do José Menino, na Rua Santa Catarina, sendo uma reprodução fiel do santuário de Mossabielli (França), onde a Virgem Maria apareceu a Santa Bernardete. Imagem em mármore de carrara. Foi construída pela família Horácio Ferreira da Silva Júnior, sendo as imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernardete obras do escultor Tito Bernucci.

Guilherme Weinschenck - Diretor-presidente da Companhia Docas. Está localizado no pátio do Escritório Central da empresa portuária, na Av. Rodrigues Alves. A herma foi inaugurada a 24 de novembro de 1947, comemorando o centenário do nascimento do dr. Guilherme Weinschenck.

Homenagem ao Corpo de Bombeiros - Localizado na Praça Tenente Mauro Batista Miranda, em frente ao quartel, na Av. Senador Feijó, esquina da Rua Bittencourt. Consta de uma pirâmide de granito onde se ergue uma chama de bronze.

Independência - É o maior monumento da cidade, e é conhecido também como dos Andradas. Foi erigido na Praça Independência, em homenagem a José Bonifácio de Andrada e Silva, Antônio Carlos de Andrada e Silva e Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Silva. Sua pedra fundamental foi lançada a 20 de agosto de 1920, em cerimônia em que esteve presente o dr. Epitácio Pessoa, presidente da República, sendo inaugurado em 7 de setembro de 1922, quando do centenário da Independência, pelo governador Washington Luiz.

Houve 12 propostas para a construção do monumento, julgadas pelos srs. Petrus Verdié, da Escola Nacional de Belas-Artes; Benedicto Calixto; Oscar Pereira da Silva e Max Fleiuss, pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Foi construído por uma empresa de Santos. Toda a execução da obra ficou sob a orientação do historiador Afonso de Taunay, do arquiteto Gaston Castel e do escultor Antônio Sartório.

Ismael Coelho de Souza (Dr.) - Primeiro presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos e fundador e 1º presidente do Rotary Club de Santos. Busto inaugurado a 11 de dezembro de 1979, localizado nos jardins fronteiros à sede da Associação, na Rua Artur Assis.

João Galeão Carvalhal - Seu busto de bronze, cujo escultor não identificamos, está sobre sua sepultura, no Cemitério do Paquetá (Jazigo 20 - Área municipal). Foi inaugurado a 18 de agosto de 1925.

João Otávio dos Santos - Estátua localizada no ajardinamento da praia, defronte do Instituto de Educação "Dª. Escolástica Rosa", do qual foi o seu grande criador. A obra foi executada por Caetano Fracarolli, e foi inaugurada em 1960. Dentro da escola, também existe uma herma em sua homenagem.

José Bonifácio de Andrada e Silva - Monumento de alabastro executado pelo escultor Rodolfo Bernardelli, encontra-se no Panteão dos Andradas, na Praça Barão do Rio Branco. Em 1995, o prefeito David Capistrano Filho introduziu um busto de José Bonifácio no hall de entrada da Prefeitura Municipal de Santos (obra do escultor santista Daniel Leandro Gonzalez, em fibra de vidro).

José Caballero - Herma inaugurada a 24 de junho de 1920. Obra do escultor Egisto Bertozzi, localizada nos jardins da Santa casa da Misericórdia de Santos, da qual foi benfeitor.

José de Oliveira Lopes - Diretor e professor do Colégio Tarquínio Silva durante muitos anos. Existente nas dependências desse estabelecimento de ensino, localizado na Av. Rangel Pestana.

Júlio Conceição - Busto de autoria do escultor Guido Zampol, homenageando este extraordinário orquidófilo, proprietário do "Parque Indígena", que ele montou ao redor de sua residência, compreendendo uma quadra, hoje situada entre a Av. Conselheiro Nébias, Vicente de Carvalho, Ângelo Guerra e Embaixador Pedro de Toledo. Ele teria nesse parque mais de 120 mil pés de orquídeas de todas as variedades - considerado o maior do mundo. Esse acervo formou, basicamente, o Orquidário Municipal, no José Menino, posteriormente complementado com as coleções de orquídeas de Armando Lichti, Pérsio Martins e outros orquidófilos santistas. Esse busto está localizado no próprio Orquidário Municipal.

Leão de Moura - O busto do fundador do Rotary Club de Santos foi inaugurado a 25 de junho de 1981 e está localizado na Praça Rotary, no Gonzaga, na confluência das ruas Fernão Dias, Mário Carpenter e Carlos Affonseca.

Leonístico - Homenagem da municipalidade ao Movimento Leonístico Mundial, representado em Santos por numerosos Lions Clubes, que desde 1953 vêm prestando marcantes serviços à comunidade santista. O monumento está situado na Praça Lions Clube, situada no Valongo, na confluência da Av. Getúlio Vargas e Rua Visconde de São Leopoldo.

Ludovic Zamenhof - Busto erigido na Praça João Barbalho, localizada no José Menino. Inaugurado a 17 de julho de 1977.

Luiz e Lúcia Hehl Caiaffa - Os bustos em homenagem ao presidente e à benfeitora da Associação "Casa da Criança", antigo Asilo de Órfãos, foram mandados erigir por essa entidade, em sua sede, na Av. Conselheiro Rodrigues Alves.

Lydia Federici - Seu busto foi inaugurado em novembro de 1995, pelo prefeito dr. David Capistrano Filho, e está situado no jardim da praia, em frente ao Canal 3 (Av. Washington Luiz). Foi uma homenagem da municipalidade à saudosa cronista de A Tribuna, que durante décadas contou histórias de Santos.

Maçons - Este monumento em homenagem aos maçons foi inaugurado a 2 de março de 1992, pela prefeita Telma de Souza, e está situado no jardim da Praia, na Av. Bartolomeu de Gusmão. No Cemitério da Filosofia está localizado o Mausoléu dos Maçons.

Marco Distrital (Marco Zero) - Pequeno monumento de propriedade da Procuradoria do Patrimônio Imobiliário e Cadastral do Estado de São Paulo, localizado na Praça Mauá, em cumprimento do que determina o decreto nº 10.397, de 12 de fevereiro de 1940. O Marco Distrital, inaugurado a 12 de outubro de 1940, foi construído com granito polido de Piracicaba. Tem 1,20 metro de altura e base quadrada de 70 cm de lado. O Marco Distrital Padrão está guardado no seu interior, vedado num tubo de manilha, concretado a 35 cm abaixo do nível do terreno. Possui no topo uma calota esférica de bronze com dois sulcos em cruz assinalando o ponto que o mesmo define.

As referências de posição são as seguintes: Longitude 46º 19' 43" Oeste Grenwich; Latitude de 23º 56' 03" Sul; Altitude 4,445 metros sobre o nível do mar, onde se levanta o marco. É ponto de referências planimétricas da cidade; geodésicas gerais e para os serviços de topografia do Distrito de Paz de Santos. Está amarrado à rede de triangulação do Estado e ao sistema nacional de referência por intermédio do vértice do Monte Serrate.

A Torre da Igreja do Monte Serrate já foi tomada como base, em 1876, para a planta hidrográfica da Barra de Santos, levantada pelo capitão-de-fragata barão de Teffé. Foi o primeiro Marco que se plantou para os serviços técnicos do Cadastro Imobiliário do Estado. Foi instalado com a presença do então interventor federal no governo do Estado, dr. Adhemar Pereira de Barros, e do então prefeito municipal de Santos, dr. Cyro de Athayde Carneiro.

Marco do Morro - Em novembro de 1978 foi inaugurado este marco comemorativo da ligação do Morro do Marapé e o Morro de Nova Cintra. Foi executado pela Prodesan e está localizado no Morro de Nova Cintra, junto à Lagoa da Saudade. Foi inaugurado em 1978.

Marco Rodoviário - Situado na margem Oeste da Av. N. S. de Fátima, sendo marco divisório de Santos-São Vicente, inaugurado pelo Presidente Washington Luiz, em 1924, como comemoração das obras da estrada estadual.

Marco Rodoviário (Divisório) - Obra de Ubirajara Ribeiro e Walter Maffei, que o projetaram como complementação das obras de urbanização da Av. N. S. de Fátima e como marco rodoviário-divisório de Santos-São Vicente. É um marco original, armado com concreto e tambores que indicam os pontos cardeais. Ele está localizado na atual linha divisória entre os dois municípios. Foi inaugurado em 1967.

Marco Rotário - O marco rotário está situado no Jardim da Praia, em frente à Av. Bartolomeu de Gusmão nº 192. Foi inaugurado a 30 de junho de 1996, por iniciativa do Rotary Club de Santos-Ponta da Praia. Tem o emblema do Rotary Internacional e a mensagem: "Atue com integridade; sirva com amor e trabalhe pela paz".

Maria Coelho Lopes - Localizada na praça do mesmo nome, no Bairro Jardim Santa Maria. A herma foi oferecida pela população do bairro em reconhecimento aos benefícios que ela proporcionou ao bairro. A escultura, muito fiel, é de Luís Morone, e foi inaugurada a 6 de fevereiro de 1966.

Martins Fontes - Foi o grande poeta santista, amado pelo povo pela beleza de seus versos e pela caridade de sua medicina. Faleceu a 25 de junho de 1937, com apenas 53 anos. O povo de Santos não saiu (N.E.: SIC). Seus amigos, enquanto isso, lhe homenagearam com um busto colocado no jardim da praia do José Menino, em frente à Av. Presidente Wilson, 68, onde morava. Pertencia à linhagem dos Andradas. É considerado um dos maiores poetas do Brasil. Foi inaugurado a 20 de junho de 1941.

Mausoléu do Esportista Amador - Projeto e construção do escultor Caetano Fracarolli, foi construído no Cemitério da Filosofia (do Saboó) e inaugurado a 26 de janeiro de 1964. Em sua lateral Leste está o ossuário que dispõe de cem boxes destinados aos restos mortais dos grandes esportistas de Santos.

Melvin Jones - Fundador do Leonismo Internacional, localiza-se na praça do mesmo nome. Inaugurado a 26 de abril de 1980. O obelisco foi sugerido pelo Lions Clube de Santos-José Menino. Foi montado pela firma Hora e o projeto elaborado pela Prodesan. A praça situa-se na confluência da Rua Bahia, Av. Marechal Deodoro e Rua Euclides da Cunha.

Mulher Projetada - Escultura decorativa do artista, santista (N.E.: embora nascido em Sertaozinho/SP), Serafim Gonzalez, esculpida em pedra-sabão, colocada no saguão do Teatro do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Ninfas - Santos dedicou duas estátuas às ninfas - divindades menores da mitologia grega. A Ninfa de Naiade é uma reprodução da estátua existente nos jardins de Versalhes, e foi inaugurada em Santos, com a reforma havida na Praça Mauá, conforme projeto de Plínio Botelho do Amaral, em 1939, quando prefeito o dr. Cyro Athayde Carneiro. É esculpida em granito, de túnica, repousada, serena, com a concha na mão, brinca com a água de um cântaro virado.

A outra Ninfa, desnuda, eleva uma ânfora de onde verte a água que a banha. Foi inaugurada com a reforma da Praça José Bonifácio, mas de lá foi removida para a entrada do Orquidário Municipal, para dar lugar ao Mausoléu do Soldado Constitucionalista.

As ninfas chegaram a nós pela literatura. Antonio Carlos de Andrada fala da ninfa de Itororó, em um poema. Elas estão na poesia Iara, de Paulo Gonçalves. Francisco Martins dos Santos escreveu Cidade Ninféia e Martins Fontes, O baile das Wilis.

Nossa Senhora de Fátima - Foi construída por iniciativa dos portuários santistas, sob a orientação do padre Roberto Drumond. A escultura é de Heitor Usai, especialista em arte sacra. Sua pedra fundamental foi colocada a 26 de março de 1951. Está localizada na faixa do cais, entre os armazéns 23 e 25, hoje Praça N. S. de Fátima, onde foi o "Outeirinhos", onde José Bonifácio - o Patriarca - iniciou os trabalhos de lavoura, empregando homens livres, por que não sabia servir-se de escravos. Foi inaugurada a 13 de dezembro de 1951.

O Pescador - Foi inaugurada em 1941, no jardim da praia, em frente ao Instituto "Dona Escolástica Rosa", de onde foi removida para o José Menino, na divisa com São Vicente, para dar lugar à estátua de João Otávio dos Santos. No José Menino foi derrubada duas vezes por abalroamento de veículos. Daí foi transferida para a Ponta da Praia, onde se encontra em frente ao ferry-boat, desde 29 de junho de 1976. Foi projetada por Ricardo Gipicchia.

Oscar Weinschenck - Herma localizada no pátio do Escritório Central da Companhia Docas do Estado de São Paulo em homenagem ao ex-diretor da então Cia. Docas de Santos. Foi inaugurada a 14 de julho de 1952.

Padrão de D. Henrique - A escultura é projeto do arquiteto Aníbal Martins Clemente. Sobre a base de granito levanta-se bela coluna cilíndrica, composta de cinco elementos representativos do V Centenário de Morte do Infante Dom Henrique - fundador da Escola de Sagres. Está localizada dentro do mar, na Ponta da Praia, no local onde existiu o histórico porto de São Vicente. Foi inaugurada em 1960. (N.E.: a suposição de que ali desembarcou Martim Afonso para fundar São Vicente foi derrubada por estudos mais recentes, baseados no próprio diário de bordo escrito por Pero Lopes de Souza, que mostram ter sua expedição desembarcado na Praia de Gonzaguinha, já no território do atual município vicentino).

Padre Anchieta - Monumento localizado no jardim da praia junto ao Aquário Municipal. É comemorativo do IV Centenário da Morte do memorável José de Anchieta. Obra do escultor Caetano Fraccarolli, foi inaugurado a 25 de janeiro de 1961.

Padre Champagnat - A estátua foi erguida por iniciativa da Associação dos Alunos, Ex-alunos, Pais e Mestres do Colégio Santista e inaugurada a 25 de janeiro de 1961, homenageando o Venerável e Beato Marcelino José Bento Champagnat, fundador da Congregação dos Irmãos Maristas. O bronze veio do Rio Grande do Sul e a montagem e o fuste foram executados pelo engº. Fernando Guilherme Martins. Está montada na própria Praça Padre Champagnat, localizada na confluência das ruas Luiz de Camões, Xavier Pinheiro e Dr. Carvalho de Mendonça.

Paulo Fernandes Gasgon - Herma localizada na praça do mesmo nome. Foi inaugurada a 4 de outubro de 1968. Obra executada pelo escultor Juán José Santamaria. A herma foi erigida pela Sociedade Amigos da Cidade de Santos, homenageando o fundador da "Cidade da Criança".

Paulo Gonçalves - Busto do poeta, jornalista e teatrólogo santista, está localizado no ajardinamento da Praia de Aparecida, na Av. Bartolomeu de Gusmão. Escultura de Guido Zampol, inaugurada em 1975.

500 Anos do Descobrimento Português - Este monumento foi construído pela comunidade portuguesa, em comemoração dos 500 anos do Descobrimento Português. Está localizado no jardim da praia, em frente ao Aquário. Foi inaugurado a 10 de junho de 1988 pelo primeiro-ministro português Cavaco Silva, na gestão do prefeito Oswaldo Justo. O projeto do monumento foi escolhido através de um concurso promovido pelo conselho da Comunidade Portuguesa de Santos.

Relógio de Sol - Projetado pelo dr. Dalberto de Moura Ribeiro, durante a administração municipal de Antônio Gomide Ribeiro dos Santos. Está localizado nos jardins do Boqueirão, entre a pérgula e a estátua de Vicente de Carvalho.

Revoada - Escultura decorativa, em granito, obra do escultor santista Daniel Leandro Gonzalez, colocada nos jardins internos, junto à piscina, do conjunto sócio-cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Rui Barbosa - Herma localizada no jardim da Praça Belmiro Ribeiro, na Av. Ana Costa com a Av. Pinheiro Machado. Obra de R. de Mingo. No fuste do busto ostenta uma águia de asas abertas, sustentando um livro em que se lê: Haia, 1907. Dedicatória de Santos a Rui Barbosa no centenário do seu nascimento, 5/11/1849-5/11/1949. Mandado construir pela Municipalidade.

Sagrado Coração de Jesus - Estátua localizada nos jardins da Santa Casa da Misericórdia.

Santo Antônio do Embaré - Localizada na Praça Santo Antônio do Embaré, defronte da Basílica do mesmo nome, na Av. Bartolomeu de Gusmão. A estátua de "Santo Antonio pregando aos peixes" foi esculpida por Luiz Morone. Foi inaugurada a 14 de outubro de 1956.

Santos Dumont - Seu busto foi inaugurado, pela prefeita Telma de Souza, a 27 de outubro de 1990, no jardim da praia. Foi uma justa homenagem ao notável brasileiro, "Pai da Aviação" e patrono da Aeronáutica.

São Francisco de Assis - Estátua localizada na Praça Washington, no Orquidário Municipal. Foi inaugurada a 31 de março de 1974.

São Vicente de Paulo - Busto localizado na sede da Sociedade de São Vicente de Paulo na Av. Conselheiro Rodrigues Alves, inaugurada a 5 de junho de 1954.

Saturnino de Brito - Estátua localizada nos jardins da Praia do José Menino, próximo da Av. Senador Pinheiro Machado. Erigida em gratidão ao executor do Plano de Saneamento da Cidade, em 1905. Obra do escultor Caetano Fraccarolli inaugurada em 1964 (N.E.: ano correto é 1969). Existe também um busto no edifício do Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) que tem o seu nome.

Sílvio Fernandes Lopes - Este busto está colocado no Salão Nobre do Palácio "José Bonifácio" - Paço Municipal de Santos, homenageando esse ex-prefeito (por duas vezes).

Soldado Constitucionalista - Belo monumento do escultor Anselmo Del Débbio, inaugurado a 26 de janeiro de 1956. Além de inscrever o nome de todos os voluntários santistas que tombaram na Revolução Constitucionalista de 1932, ainda dispõe de uma cripta para ossário dos combatentes santistas. O monumento foi construído com recursos levantados através de uma campanha popular que durou 23 anos. Está situado na Praça José Bonifácio, entre a Catedral e o Fórum. O escultor conseguiu exprimir no bronze e no granito todo o vigor daquela revolução paulista - uma extraordinária epopéia em prol da democracia. No alto do monumento, de granada na mão, o soldado ergue ao céu a chama da liberdade.

Theonesta Ferraz - Genitora de Olavo Ferraz, patrono do Instituto "Olavo Ferraz". Herma localizada na sede deste instituto, na Av. Floriano Peixoto, no José Menino.

Trabalhador Portuário - Na Praça Silvério de Souza, situada na Av. Eduardo Guinle (Armazém XVII da Codesp), foi inaugurado a 6 de setembro de 1996 o Monumento ao Trabalhador Portuário, com 12 m de altura e peso de duas toneladas. É uma criação de Vito D'Alessio e Juvenal Irene, confeccionada em armação de metal com lâminas de poliestireno. Foram utilizadas técnicas especialmente desenvolvidas para garantir a conservação do monumento por um período mínimo de 50 anos. O monumento é uma homenagem ao trabalhador portuário, marcando o seu espírito pioneiro, que com o seu trabalho construiu e movimenta o porto de Santos. Além de desenvolver e viabilizar o projeto, a Eudmarco S/A Serviços e Comércio Internacional, em parceria com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) o ofereceram à comunidade santista.

Trem do Imperador - Este trem encontra-se no galpão interno da Estação da Rede Ferroviária Federal, no Valongo. Foi construído em 1879, para atender às numerosas visitas que D. Pedro II fazia à Cidade. (N.E.: posteriormente, foi levado para Paranapiacaba, onde se mantém preservado no museu ferroviário local)

Urbano Caldeira - Herma do atleta, diretor, benfeitor e patrono do Santos F.C., localizada na praça de esportes do mesmo nome, na Vila Belmiro. Foi inaugurada a 9 de janeiro de 1938.

Vicente de Carvalho - Estátua em homenagem ao "Poeta do Mar" - abolicionista, republicano, jornalista, dramaturgo, deputado, constituinte, jurista e ministro. Localizada no ajardinamento da praia do Boqueirão. Foi inaugurada a 21 de julho de 1946 e é obra do escultor Caetano Fracarolli. Existem, também, bustos de Vicente de Carvalho no Colégio Canadá, no Instituto Histórico e Geográfico de Santos e em seu túmulo, no Cemitério do Paquetá.

Xavier da Silveira - Poeta, jornalista, extraordinário orador, considerado o advogado dos escravos, tem sua estátua, hoje, na Praça Nenê Ferreira Martins, na confluência da Av. Francisco Glicério com a Rua Alexandre Herculano. A escultura e a estátua são de Lorenzo Masza. Foi erigida, inicialmente, na Praça Rui Barbosa, depois transferida para a Praça Mauá e finalmente colocada onde permanece ainda hoje. Foi inaugurada a 11 de janeiro de 1914 e mandada construir pela Prefeitura Municipal.

D. Yara Nascimento Santini - Essa estátua, de areia do mar petrificada, foi inaugurada no Conjunto Habitacional "Dale Coutinho" em 1983, pelo prefeito Paulo Gomes Barbosa. É uma justa homenagem a essa cidadã santista, que trabalhou muitos anos em prol das instituições altruísticas da cidade e foi uma baluarte de A Tribuna ao lado de seu progenitor, Manoel Nascimento Júnior, e de seu esposo, Giusfredo Santini.

Zumbi - O grande chefe do memorável Quilombo dos Palmares, morto a 20 de novembro de 1695, foi perpetuado, em Santos, pela prefeita Telma de Souza, com a colocação de seu retrato, fundido em cimento, revestido de granito, na Praça Palmares, inaugurado a 21 de novembro de 1990. Escultura do artista santista, Daniel Gonzalez.

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais