Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0360m015.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/31/10 08:58:34
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MONUMENTOS-015
Monumento Leonístico

Leva para a página anterior
Esta homenagem da Municipalidade ao Movimento Leonístico Mundial - que é representado em Santos por numerosos Lions Clubes, os quais desde 1953 vêm prestando marcantes serviços à comunidade santista - foi inaugurada em 1970. O monumento está situado na Praça Lions Clube, no bairro do Valongo, na confluência da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Visconde de São Leopoldo. As imagens são de maio de 2007:
 




Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 17 de maio de 2007

A inauguração desse monumento foi assim noticiada pelo jornal santista A Tribuna, em 24 de junho de 1970, na página 5 do 1º caderno:

Desde a manhã de ontem o monumento construído pelo Lions é de Santos

As quatro aspas de concreto aparente erguidas na Praça Lions Clube estavam cobertas, na parte superior, por uma lona azul. Embaixo, a placa de bronze,c coberta por uma faixa roxa, estava rodeada de corbelhas. A cerimônia de ontem começou às 9,30 horas e, às 10,30, descobertos monumento e placa pelo interventor federal e governador do Distrito L-16 do Lions, estava inaugurado o monumento do Lions Clube, na entrada da cidade.

Até ao discurso do presidene do Lions-Centro, professor Leo José Ladeira de Matos, as bandas do Colégio Moderno e da Força Pública se alternavam em exibições. No momento em que estavam presentes todas as autoridades convidadas, o interventor federal de Santos, general Bandeira Brasil, o chefe de gabinete da Interventoria, major Castro Faria, os secretários municipais Áureo Rodrigues, Ciro Fortes Vaz e Álvaro Benedito de Castro, além dos presidentes e membros dos 5 Lions Clube de Santos, foi iniciada a cerimônia, sendo chamados os oradores por Antônio Nascimento Júnior, chefe de Relações Públicas da Prefeitura.

O presidente do Lions-Centro, ao oferecer o monumento à Cidade, na pessoa do interventor, destacou o sentimento de união que concentrou todos os Lions em torno da idéia surgida no Lions-Centro, construindo o "maior monumento leonístico do mundo".

Após o descerramento e inauguração do monumento e da placa com o dístico, que sintetiza a simbologia do monumento: "Dos quatro cantos do globo, o ideal leonístico sustenta o mundo", foi feita a entrega de medalhas às pessoas que contribuíram para a execução da obra. O primeiro agraciado foi o interventor de Santos, em seguida o governador do Distrito L-16 do Lions Internacional, dr. Reinaldo Neves Madeira, que discursou em seguida, aceitando o monumento em nome do Lions Internacional e pedindo que a Cidade "o aceitasse também".

Por fim, falou o secretário da Saúde e Higiene do Município, dr. Áureo Rodrigues, em nome do interventor, destacando o trabalho do Lions em prol da comunidade e recebendo o monumento em nome do Município.

A apresentação da banda do Colégio Moderno encerrou a solenidade.


Lions já tem seu monumento na entrada da Cidade

Foto publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais