Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0311d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/14/08 11:36:10
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - OVNIS
Visitantes, de lugar muito, muito distante...(4)

"No creo em brujas, pero que las hay, hay..."
Leva para a página anterior
Parece que 2008 fica marcado como um ano importante para a ufologia. Ao menos, a seqüência de casos inexplicados impressiona. Algo foi registrado nos céus, e algo pousou na região. A história começa com a matéria publicada na página A-6 do jornal santista A Tribuna, numa quinta-feira, 23 de outubro de 2008:
 


Uma luz alaranjada acompanhou o carro de A Tribuna por um período, como se "permitisse" a fotografia, e mudou de tamanho várias vezes
Fotos de Luiz Fernando Menezes, publicadas com a matéria

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2008, 07:05

MISTÉRIO

Equipe de A Tribuna avista na estrada objeto não-identificado

O repórter Ronaldo Vaio relata o que testemunhou, na Imigrantes, com o repórter-fotográfico Luiz Fernando Menezes

Ronaldo Abreu Vaio

Enviado especial a São Paulo

Era para ser uma noite de trabalho como outra qualquer. Mas quis o destino que a madrugada de ontem fosse muito, muito especial.

Voltávamos de São Paulo, o motorista Ronaldo Cardoso Oliveira, o repórter-fotográfico Luiz Fernando Menezes e eu, a alma lavada após a cobertura do show de abertura do Tim Festival, com Sonny Rollins, mito do jazz norte-americano.

Era por volta de 0h30. Vínhamos conversando e brincando no carro. Na Rodovia dos Imigrantes, pouco antes de chegarmos ao pedágio, Luiz Fernando reparou numa luz laranja movendo-se no céu, em paralelo ao nosso carro, do lado direito. Em tom de galhofa, chegou a dizer: "Olha o OVNI aí".

Observei, enquanto o meu xará Ronaldo contorcia-se para ver, enquanto dirigia. Logo, saiu com o veredicto: "É um balão". Podia ser.

Parece que a estranha luz não gostou e, nesse momento, aumentou paulatinamente a velocidade. Naquele instante, como se diz, "caiu a ficha".

Pára - "Pára o carro!", gritamos Luiz Fernando e eu quase ao mesmo tempo. Com sua Canon 40D munida de uma lente 70x200, com um duplicador 1x4 (ufa!), Luiz Fernando fez as primeiras fotos e continuamos a jornada, sem perder a luz de vista.

De repente, como se quisesse chamar mais ainda a nossa atenção, a luz aumentou ligeiramente de tamanho.

"Pára o carro!", gritamos novamente Luiz e eu, cada um mais rápido ­ e alto ­ do que o outro.

E foi então que aconteceu a mais arrepiante coincidência da noite: no momento exato em que Luiz Fernando empunhou a câmera para a segunda bateria de fotos, a luz estancou, como se soubesse que seria ­ e quisesse ­ ser fotografada.

Terminamos as fotos e continuamos. Passamos o pedágio e o objeto começou a se mover no sentido inverso ao do carro. Ainda observamos alguns instantes, até sumir na distância.

Ainda no carro, ao aumentarmos a foto, o estupor: no centro da luz, havia uma formação aparentemente sólida, sugerindo um objeto físico, real.

"Agora, ficou comprovado para mim que objetos voadores não-identificados existem", sentenciou Luiz Fernando, ao relembrar o episódio.

Esquisito - Mas talvez tenha sido o meu xará Ronaldo quem mais se aproximou do que sentimos naquele momento único, na Serra do Mar. "Deu um negócio esquisito aqui dentro".


Fotos de Luiz Fernando Menezes, publicadas com a matéria

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2008, 07:09

Ufólogo diz que silhueta é de disco

Wallacy Albino, do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista, que estuda esse tipo de fenômeno há mais de 20 anos, analisou a foto.

"O objeto é bem curioso. Realmente, dá para ver a silhueta de um disco na luz", disse.

"Pela característica do depoimento, por não apresentar barulho, alterar a velocidade e a trajetória, não é um objeto voador conhecido", concluiu.

Onda ufológica - Para Wallacy, estamos passando por uma onda ufológica, com muitos avistamentos, iniciada no final do ano passado, com forte presença na região. Segundo ele, essas ondas acontecem periodicamente, sendo que a mais recente foi em 2004.

"Acreditamos que sejam naves de seres do espaço, que de tempos em tempos vêm fazer pesquisas na Terra".

Adepto da chamada Ufologia científica, Wallacy rechaça que o objeto observado na Imigrantes tenha algo a ver com um vídeo que circula na Internet. Nele, uma inglesa afirma ter recebido a mensagem de seres extraterrestres, de que uma imensa nave-mãe seria vista no Hemisfério Sul, a partir de 14 de outubro.

"A hora que quiserem ter um contato definitivo, será para a grande maioria e não através de alguns eleitos", afirmou.

A exemplo da Inglaterra, que recentemente tornou público os arquivos oficiais de pesquisas ufológicas, vários pesquisadores brasileiros estão pedindo ao Governo que faça o mesmo. "Estamos desde 2004 insistindo nisso. Começamos a colher assinaturas e já temos cerca de 60 mil".

Nos arquivos ingleses, constam casos de avistamentos relatados por pilotos de linhas comerciais, até de militares da Royal Air Force (RAF), a força aérea britânica.


Fotos de Luiz Fernando Menezes, publicadas com a matéria

FRASE

"Acreditamos que sejam naves de seres do espaço, que de tempos em tempos vêm fazer pesquisas na Terra"

Wallacy Albino,

do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2008, 07:13

Astrônomo tenta analisar fenômeno

O astrônomo amador José Roberto Costa, que assina a coluna Telescópio, no caderno de Ciências de A Tribuna, às segundas-feiras, também fez uma análise das fotos.

Pela imagens e pelo relato, não conseguiu chegar a uma conclusão do que possa ser o fenômeno.

"Dá para se excluir algumas hipóteses, como avião, helicóptero, satélites, ou o planeta Vênus", afirmou. "Embora não tenha o formato redondo de um balão atmosférico tradicional, esses balões existem também em outros formatos. Há uma certa suspeita de que possa ser um balão".

Segundo ele, nesse caso, a luz alaranjada se explicaria como a reflexão da luz solar. "Em vista da altitude e da hora, é possível que reflita os raios que atingem a outra face do planeta".

Não descarta, também, algum fenômeno natural ainda pouco ou nada conhecido da Ciência.

Duende azul - "É presunção afirmar que a Ciência conhece todos os fenômenos", e exemplificou com o chamado duende azul, um tipo de raio na tonalidade azulada, que nasce em nuvens muito altas e que foi fotografado pela primeira vez a partir de estações espaciais, já que sua trajetória é ascendente. "Não se sabe ainda por que ocorre".

Sobre a possibilidade de ser uma nave extraterrestre, José Roberto foi sucinto. "Também não se pode afirmar isso, é um salto muito grande de raciocínio".


Fotos de Luiz Fernando Menezes, publicadas com a matéria

RETROSPECTIVA


Foto: Adalberto Marques - 20/8/08, publicada com a matéria

17 de agosto de 2008
Na madrugada de domingo, um objeto desconhecido teria pousado em um brejo localizado entre a Avenida São Paulo e a Rua Itália, no Bairro São José, em Peruíbe. No local, um círculo com aproximadamente quatro metros de diâmetro foi aberto no meio da vegetação. Paulo Aníbal Gomes Mesquita, ufólogo de São Paulo, confirmou que um objetivo voador não-identificado (OVNI) foi o responsável pelo círculo.

29 de março de 1998
Um estranho corpo de luz foi filmado por mais de 40 minutos pelo morador de um dos prédios que ficam na areia em frente à Ilha de Urubuqueçaba, no José Menino, em Santos. Ufólogos de Guarujá assistiram às imagens e ficaram impressionados com a aparição do objeto, descartando qualquer possibilidade de ser avião ou mesmo balão. Já o professor titular de Física Aplicada da Universidade Católica de Santos (UniSantos), Antônio Tadeu Frutuoso Amado, descartou a possibilidade de ser um OVNI.

30 de dezembro de 1994
Pouco antes das 17 horas, centenas de pessoas, inclusive repórteres de A Tribuna e alguns doqueiros, presenciaram a queda de um objeto voador, em forma de bola de fogo. Os repórteres encontravam-se entre as avenidas Pedro Lessa e Conselheiro Rodrigues Alves. No dia seguinte, a bola foi identificada como um foguete doméstico que pegou fogo em pleno ar e caiu queimando até alcançar o telhado de uma escola do Macuco.

16 de novembro de 1996
Durante a queda de um avião na apresentação da Esquadrilha da Fumaça na Praia do José Menino, em Santos, cinegrafistas amadores filmaram objetos estranhos cortando a asa de um dos aviões no momento de sua queda. O piloto salvou-se, mas a asa caiu na Praia do Itararé, em São Vicente, matando um banhista. As imagens foram apresentadas à Associação dos Ufólogos Independentes do Brasil, mas nada ficou comprovado.


Foto: Walter Mello - 16/11/96, publicada com a matéria

No dia seguinte, 24/10/2008, o mesmo jornal A Tribuna publicou, na página A-8:


O objeto não-identificado acompanhou o carro da Reportagem na madrugada de quarta-feira e foi fotografado por Luiz Fernando Menezes
Fotos de Luiz Fernando Menezes - 23/10/2008, publicadas com a matéria

 

MISTÉRIO

Estudiosos divergem sobre óvni

Marcelo Luís

Da Redação

Fenômeno meteorológico ou nave extraterrestre? A aparição de um objeto voador não-identificado na Rodovia dos Imigrantes, na madrugada de quarta-feira, gerou discussão entre pesquisadores e ufólogos da região. O episódio foi flagrado pela equipe de A Tribuna, formada pelo repórter Ronaldo Abreu Vaio, repórter-fotográfico Luiz Fernando Menezes e motorista Ronaldo Oliveira.

Após analisarem as fotografias de autoria de Luiz Fernando Menezes, publicadas na edição de ontem, estudiosos descartaram a hipótese de avião, helicóptero ou balão. Eles acreditam que o misterioso objeto seja uma nave extraterrestre.

Ufólogo, professor de Ciências Biológicas e pesquisador independente de casos relacionados a aparições de óvnis há 40 anos, Luciano Pera Houlmont submeteu as imagens a um processo de ampliação e concluiu: "É uma sonda-remoto tipo asa, comandada a distância por uma nave-mãe". Ele tomou como base centenas de casos analisados nas últimas décadas, alguns dos quais ocorridos na Baixada Santista.

Segundo Houlmont, a sonda-romoto chega a medir quatro metros quando está com as asas abertas. "É manejada por um ET da espécie ômega e serve para pesquisas". O pesquisador afirmou ter identificado nas imagens ampliadas a supostas figura de um ser extra-terrestre. Em sua unidade de pesquisa, em São Vicente, ele possui uma réplica em miniatura de uma sonda-romoto. "É a única existente no mundo".

Para Wallacy Albino, do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista, pela nitidez do objeto, a hipótese de uma sonda deve ser descartada. "Embora não seja possível afirmar o tamanho, acredito que seja realmente uma nave grande, com 20 metros de diâmetro ou mais", estimou.

Albino informou que funcionários de um sítio localizado em Peruíbe chegaram a avistar um óvni na mesma noite da aparição na Rodovia dos Imigrantes. O caso será investigado.

Já o ufólogo e pesquisador Marcílio Machado de Oliveira, de Itanhaém, acredita que se trata de uma nave em formato discóide de grandes dimensões. "Não é um satélite. Já vi naves iguais a essa em Bragança Paulista e Peruíbe".

O astrônomo Augusto Damineli, do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que, a cada oito minutos, um avistamento de óvni ocorre em alguma parte do planeta.

"Mas esses avistamentos não são traduzidos em algum tipo de contato. Nenhuma nave pousou e ninguém desceu dela. Isso é uma indicação de que a maioria desses casos é causada por fenômenos meteorológicos".

Para o astrônomo, ainda existem muitos fenômenos meteorológicos desconhecidos da ciência. Alguns, porém, foram identificados recentemente, como o efeito chamado de "spray", uma espécie de raio que vai da atmosfera à estratosfera. "Essas pesquisas, muitas vezes, levam uma vida inteira".

O meteorologista Marcelo Pinheiro, do Grupo Climatempo, revelou que o único fenômeno meteorológico registrado entre terça e quarta-feira ocorreu do final da manhã ao início da tarde de terça. "Nuvens altas, formadas por cristais de gelo, formaram o halo solar, um fenômeno óptico que pode ser visto em torno do sol".


DE SEGUNDA A SEXTA

Papo exclusivo com os editores

Internautas deram opinião sobre a matéria e o comentário do repórter Ronaldo Abreu Vaio na seção Papo com Editores, de A Tribuna On-Line.

Acesse o site: www.atribuna.com.br/papocomeditores

No dia em que despertarmos da ridícula pretensão de sermos os únicos seres "pensantes", neste imenso universo de sóis (bilhões), teremos dado o primeiro passo racional, para descobrirmos um pouquinho sobre a nossa essência. Entretanto, estamos tão longe disso, e permanece o seu questionamento: será que dará tempo?

ILHABELA

Parabéns pela excelente reportagem e fotos... Queria muito vivenciar um momento como esse. Certamente não seremos os únicos seres que se dizem evoluídos, nessa imensidão.

CLAYTON

Tá na cara que é montagem, é só fazer um objeto circular por efeitos no Photoshop.

YGOR

Em resposta à afirmação de nosso amigo Ygor. Você acha que um veículo sério como A Tribuna seria capaz de inventar truques de photoshops e fazer esse assunto virar uma matéria? O que precisa é você sair mais de sua poltrona e descobrir o mundo que existe lá fora, mais precisamente, em nossos céus.

MARCOS

Moro em São Vicente e consigo enxergar toda a área de Cubatão. Em 1999, (vi) quatro luzes, três formando um grande triângulo e uma quarta luz próxima dessas três. Mudavam de cor, em movimentos aleatórios. Depois, subiram rapidamente num flash. Era impossível ser algo humano. Era bonito, mas fiquei assustado, confesso, e impressionado. Sou testemunha e garanto que era uma nave espacial.

RACIONAL

Os óvnis existem, existem mesmo. Há mais de 20 anos eu e minha família tivemos a oportunidade de ver vários, em Peruíbe, através de um binóculo usado pelos policiais rodoviários. Eu os vi na Rodovia dos Imigrantes, há uns 3 anos.

É lindo e intrigante. Poucos acreditam.

MARTA

Agradeço pela liberação das fotos para não-assinantes, permitindo que todos tenham acesso, assim cada um poderá tirar suas próprias conclusões sobre os fenômenos e óvnis que estão cada vez mais intensos nos céus do Brasil.

TESS

Leva para a página seguinte da série