Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0228d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/12/10 11:46:51
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - LUGARES
Cidade dos búfalos e das baleias (3)

Fazenda Cabuçu
Leva para a página anterior
Vivendo quase todos na diminuta área insular, os santistas raramente conhecem a área continental do município, ou mesmo alguns locais só acessíveis por via aquática. Assim, muitos provavelmente pensarão que é lenda se alguém lhes contar que em Santos existe criação de búfalos, ou podem ser avistadas baleias (não considerando o esqueleto existente no Museu de Pesca, nem as raras vezes em que as baleias encalham moribundas na praia). Um dos locais usados na prática de turismo ecológico é o Cabuçu, aqui descrito conforme uma página Web da Prefeitura Municipal de Santos:
 


Tobogã na cachoeira do Rio Cabuçu é diversão para os visitantes
Foto: Prefeitura Municipal de Santos

Ecoturismo em Cabuçu

O ponto alto do roteiro é a cachoeira com cerca de 10 m de altura, que desce sobre uma rocha e forma uma piscina natural. Árvores de grande porte - algumas delas com identificação no tronco - fazem a demarcação da trilha principal. De origem tupi-guarani, Cabuçu significa vespa grande.

A fazenda representa uma referência histórica para a Baixada Santista, pois serviu de abrigo à Companhia de Jesus que, no período da colonização, ali montou um posto de catequese para os índios. Na primeira metade do século XX, a região foi ocupada por plantações de banana, cuja produção era transportada por meio de barcos até o Mercado Municipal, no Centro da Cidade.

A queda no preço da banana e as pragas que atingiram as plantações fizeram com que a fazenda passasse a servir como lenheiro, principalmente devido à dificuldade de obtenção de combustível, durante a Segunda Guerra Mundial. O roteiro resulta de um convênio firmado entre a Prefeitura de Santos e o grupo Fazenda Sete Lagoas Agrícola S/A, proprietária da área que, atualmente, não tem ocupação econômica.

Área Continental de Santos, Rodovia Rio-Santos, SP-55 (antiga BR-101). Acesso permitido apenas sob monitoramento de agências credenciadas pela Prefeitura Municipal, para melhor preservação ecológica.


A região do Rio Cabuçu, em 1998
Foto: Prefeitura Municipal de Santos

Em 19 de agosto de 2005, uma sexta-feira, o Diário Oficial de Santos publicou matéria nas páginas 1 e 9, com fotos da cachoeira e da trilha de acesso feitas na mesma data das divulgadas com o texto acima:


ECOTURISMO - A cachoeira Cabuçu, na Área Continental de Santos, é excelente alternativa de lazer para o final de semana
Foto: Marcelo Martins, publicada com a matéria

Lazer próximo à natureza é opção para o final de semana

Passeios  de ecoturismo são opções interessantes nesse final de semana para quem busca  lazer fora do contexto urbano. São roteiros que levam os ecoturistas até a Área Continental e Serra do Mar. Os preços variam de R$ 30 a R$ 73,00, de acordo com a trilha escolhida. Todos os passeios são realizados por guias credenciados na Embratur, possuem seguro e autorizações.

Para amanhã há duas sugestões. Com saída às 8h30, a Caminhada pela Serra do Mar inicia com a subida do Mirante do Caeté até chegar a cachoeira Cabuçu, onde tomar um banho em águas cristalinas é imperdível. A Fazenda Cabuçu é a dica ideal para incluir toda a família, já que a caminhada é leve. O caminho é demarcado por grandes árvores e margeado de águas claras e rasas. O ponto alto do roteiro também é a cachoeira.

No domingo, a dica é ir até a Itatinga, que pode ser feito por pessoas de todas as idades. O percurso proporciona passeio de catraia e trenzinho, caminhada, visita a usina de Itatinga, além de várias curiosidades da região. E quem gosta de remar pode fazer o mesmo passeio. A única diferença é a ida. Ao invés de seguirem em catraia, os aventureiros podem experimentar as canoas canadenses pelo rio Jaguareguava e Itapanhaú até o portinho.

Os interessados podem ligar no Disk Tour 0800 173-887 e obter o contato das agências de turismo que realizam estes roteiros. O Disk Tour funciona todos os dias, das 8 às 20 horas.


Trilhas pela Área Continental oferecem contato com a natureza
Foto: Marcelo Martins, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série