Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188k.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/31/05 16:05:22
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Igrejas
As igrejas, até 1939 (1)

Leva para a página anterior
Na data em que Santos festejou seu primeiro centenário como cidade, em 26 de janeiro de 1939, o jornal santista A Tribuna publicou uma edição especial comemorativa, em que foi incluído este artigo, sem citação de autor:
 

Trecho da página com a matéria

Os templos católicos da Cidade Centenária

A) Divisão eclesiástica - Como já tivemos oportunidade de acentuar no capítulo "condições gerais da população", predomina no espírito dos habitantes de Santos, numa percentagem de 70%, o culto ao catolicismo, conquanto outras religiões cristãs e muitos cultos espiritualistas e filosóficos têm aqui seus adeptos. Não há, entre nós, intolerância religiosa, fanatismo ou excesso de prática.

Santos, catolicamente, é sede do Bispado, cuja jurisdição compreende os municípios de S. Vicente, Itanhaém, Cananéia, Jacupiranga etc. e a Prefeitura Sanitária de Guarujá.

O Município é dividido em 7 paróquias, a saber:

, de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade, cuja ereção canônica data de 1550;

, de Santo Antonio do Valongo;

, Imaculado Coração de Maria (Vila Mathias);

, Santo Antonio do Embaré (praia do Boqueirão);

, S. José do Terço (Vila Macuco);

, Nossa Senhora da Pompéia (José Menino); e

, Nossa Senhora da Aparecida (Ponta da Praia).

Inúmeras são as irmandades, ordens e confrarias religiosas existentes, como se verificará da discriminação seguinte:

Irmandades - N. S. Bom Jesus dos Passos, Santíssimo Sacramento, S. Benedito, N. S. do Rosário, N. S. do Terço, N. S. de Fátima, N. S. do Amparo, N. S. da Boa Morte, N. S. do Rosário Aparecida e Santa Casa da Misericórdia.

Ordens - Terceira de N. S. do Monte do Carmo, e Terceira de S. Francisco da Penitência.

Associações religiosas (de caráter beneficente e instrutivo) - Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus, S. Vicente de Paula, Santa Therezinha do Menino Jesus, Mães Cristãs, Santa Luzia, S. José, Casa do Senhor, Cruzada das Senhoras Católicas, Congregação Mariana e N. S. das Lágrimas.

Além dessas organizações religiosas, outras existem que prestam relevantes serviços à educação da nossa mocidade e à sua formação espiritual, como as Missionárias de Jesus Crucificado, Irmãos Maristas, Irmãs de S. José e Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

Clero - O corpo eclesiástico do Bispado de Santos é constituído pelo clero regular e por sacerdotes das ordens Carmelitana, S. Bento e Franciscana, em número superior a cem.

B) Outros cultos - Como se verá no parágrafo seguinte, em vários pontos da cidade existem diversos templos evangélicos, centros espíritas, lojas maçônicas, sociedades de culto israelita, ortodoxo e teosófico, o que bem demonstra que outra grande parte da população converge para as várias doutrinas espirituais que se processam em todo mundo.

Dentre os prosélitos dessas doutrinas avultam os evangélicos-anglicanos e espíritas, seguindo-se na ordem decrescente os ortodoxos, teosofistas, maçons e israelitas.

C) Templos - Templos católicos:

Igreja e Convento de Santo Antonio - É o templo mais antigo de Santos. Foi doado a 22 de março de 1640 ao custódio de Santo Antonio, pregador frei Manoel de Santa Maria, por Philippa Pereira de Sousa, em escritura passada pelo tabelião Vicente Pires da Motta. Nesse templo esteve hospedado durante alguns dias o papa Pio IX, quando de sua passagem por esta cidade, em viagem ao Chile, em 1825.

Mosteiro e Convento de S. Bento - Está situado na fralda do morro desse nome, a cavaleiro da cidade. Foi fundado em 1650, com autorização da Província da Bahia, em terreno doado por Bartholomeu Fernandes Mourão, por escritura do mesmo ano, compreendendo a Capela de N. S. do Desterro nele existente. O edifício que hoje existe foi começado em dezembro de 1725.

Nesse mosteiro viveu e morreu o velho monge Frei Gaspar da Madre de Deus que durante anos se entregou exclusivamente ao exercício das letras e à redação da importante obra histórica Memórias da Capitania de S. Vicente.

Igreja e Convento do Carmo - Situada na Praça Barão do Rio Branco. A 4 de setembro de 1752, dia de Santa Rosa de Viterbo, lançou-se a pedra fundamental da Capela Mor da Ordem Terceira do Carmo da Cidade de Santos, com a epígrafe Ad Majorem Dei Gloriam. A pia de água benta, de granito, tem gravada a data de 1710. Nesse templo foi sepultado o Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva. A 7 de dezembro de 1889 procedeu-se à exumação dos ossos do grande morto, sendo trasladados para o mausoléu que Rodolpho Bernardelli construiu no claustro daquele convento, justamente no local onde se acha hoje o Panteão dos Andradas.

Igreja do Rosário - Ex-igreja matriz, fica situada na Praça Rui Barbosa (antigo Largo do Rosário e Praça Moreira César). Não se pode com precisão determinar a época de sua fundação, mas à vista do provimento feito em 20 de agosto de 1756, do provedor das capelas, Francisco Caetano de Almeida Lobo, ao tesoureiro e escrivão da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, ordenando que lançasse no livro dos créditos a quantia de 100$000, aplicada para o dote da Igreja, supõe-se que no ano seguinte, em 1757, a igreja já estava em construção. A Irmandade de N. S. do Rosário, fundadora da igreja, já se achava criada em 1652.

Capela de N. S. do Monte Serrate - (Antiga ermida), instalada no alto do morro de seu nome. Foi doada pelos seus instituidores aos monges beneditinos em 27 de abril de 1655, tomando posse por eles o provincial Frei Bernardo de Braga. Foi reedificada em 23 de abril de 1864, por frei Florêncio das Dores Maria e depois por monsenhor Moreira, cujo nome foi dado pela Prefeitura ao caminho que conduz àquele tradicional templo.

Igreja de Santo Antonio do Embaré - (Antiga capela) - foi mandada edificar no local em que se acha, pelo barão, depois visconde de Embaré, e recebeu a bênção do vigário Scipião Ferreira Goulart Junqueira em 19 de outubro de 1895.

Capela de São João Batista - Situada na Bertioga. Foi instituidor, por legado testamentário, o vigário de Santos, João da Rocha Moreira, e edificada por provisão do bispo frei Antonio de Guadalupe em 12 de outubro de 1725, tendo recebido a bênção em 1º de abril de 1740.

Igreja de São Francisco de Paula - Anexa ao hospital da Santa Casa da Misericórdia. Foi edificada em 1829.

Catedral - Iniciada a construção em 1908, logo depois de haver a Prefeitura desapropriado, para a formação da Praça Telles, a antiga igreja paroquial de Santos (Igreja da Misericórdia), em cujo altar mor foi sepultado o fundador de Santos, Braz Cubas, em 1597. Aquele templo ainda não está concluído, mau grado o auxílio que lhe tem sido dispensado pela Municipalidade, pela Cia. Docas de Santos, pela população católica e pelo comércio da cidade.

Aos .. (N.E.: ilegível por falha na impressão) de junho de 1909 fez d. Duarte Leopoldo, arcebispo de S. Paulo, o lançamento da primeira pedra. Está sendo construída por etapas. Agora mesmo recebeu o piso, bancada, melhoramento no teto, mesa da comunhão e o trono do bispo.

A Diocese de Santos foi criada por bula de 4 de julho de 1924. D. José Maria Parreira Lara, seu primeiro bispo, foi nomeado aos 8 de dezembro de 1924 e tomou posse aos 18 de abril de 1925. Tendo sido transferido para a Diocese de Caratinga, daqui partiu aos 2 de dezembro de 1934. D. Paulo de Tarso Campos, o segundo bispo, foi nomeado aos 5 de junho de 1935 e tomou posse aos 15 de agosto de 1935. A padroeira da Diocese é Nossa Senhora do Rosário Aparecida.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus - Construída em 1905, é um templo que se destaca pela rica e artística decoração interna, executada por pintores de renome.

Igreja de São Benedito - Na Vila Mathias (Rua Senador Feijó), antiga igreja paroquial daquele populoso bairro.

Igreja da Imaculada Conceição - Construída há pouco mais de 15 anos, é um templo moderno, que realça o aspecto da Avenida Ana Costa, onde está localizada, constituindo a sede da paróquia da Imaculada Conceição.

Igreja de N. S. do Terço - Também de construção recente, foi um dos seus propulsionadores o saudoso prelado d. José Maria Lara, primeiro bispo de Santos. É sede da paróquia de Vila Macuco e acha-se localizada à Avenida Conselheiro Rodrigues Alves.

Igreja de N. S. da Pompéia - A sua construção é de pouco menos de quinze anos. O finado bispo d. José Maria foi, igualmente, um dos animadores da sua criação, contando para isso com o auxílio e apoio dos fiéis, entre os quais se destaca o sr. Francisco Loureiro, que cedeu o terreno onde se acha edificado aquele templo, à Rua Euclides da Cunha.

Capela de Santa Cruz dos Navegantes - Erigida na Ponta da Praia, do outro lado do canal da entrada do porto (ilha de Santo Amaro), onde anualmente se realizam as festividades religiosas de N. S. dos Navegantes. É uma capela modesta, porém antiga e tradicional.

Igreja de Santa Therezinha - Recentemente construída pelo sr. Francisco Loureiro, no alto do Morro do Cutupé ou do Loureiro, em terrenos de sua propriedade, que denominou "Suissa Santista". Nesse templo, em que se realizam habitualmente ofícios religiosos, nota-se a concorrência de grande número de fiéis.

Existe, ainda, a igreja do distrito de Cubatão, templo antigo, que uma comissão de munícipes locais procura reconstruir, com o apoio dos que cultuam a religião católica.

Há, mais, as capelas de Nova Cintra, dos cemitérios do Paquetá e do Saboó e de N. S. de Fátima, no bairro de Chico de Paula, ora em início de construção, em terrenos doados pela herança João Antunes dos Santos; do Asilo de Órfãos, e as particulares dos colégios S. José, Stella Maris e Coração de Maria.

D) Templos anglicanos, evangélicos e presbiterianos - Os templos destinados ao culto evangélico e ortodoxo são os seguintes: Igreja Anglicana, à Praça Jorge Washington; Igreja Presbiteriana Independente de Santos, à Praça Belmiro Ribeiro, ambas antigas, com mais de 30 anos; Igreja Evangélica Congregação Santista, à Rua Braz Cubas; Primeira Igreja Batista, à Praça José Bonifácio; Igreja Presbiteriana, à Rua Carvalho de Mendonça; Igreja Metodista do Brasil, à Rua Luís de Camões; Igreja Batista do Calvário, à Rua Manoel Tourinho; Assembléia de Deus, à Rua Carvalho de Mendonça; Igreja Episcopal Brasileira, à Rua Comendador Martins; Congregação Evangélica, à Avenida Bernardino de Campos. A organização "O Exército da Salvação" tem instalações em diversos pontos da cidade, como Rua S. Francisco, Rua Almirante Tamandaré e Caminho do Matadouro.

E) Lojas teosóficas - Filiadas ao Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, existem na cidade as seguintes lojas: Tattwa Central "União Esotérica de Santos", à Rua General Câmara; Tattwa "Paulino Penin de Campos", à Rua Henrique Porchat; Tattwa "Antonio Francisco Bento", à Rua Henrique Porchat; Tattwa "Elohin", à Rua Júlio Conceição; Tattwa "Novo Oriente", à Rua S. Francisco, além da Loja Albor, da Sociedade Teosófica, que funciona à Praça dos Andradas.

F) Centros espíritas - Dentre os centros e associações espíritas, podemos mencionar os seguintes: Centro Espírita Filial Redemptor, à Avenida Ana Costa, instalado em prédio próprio e amplo; Centro Espírita Apóstolo Paulo, à Rua Comendador Martins; e Associação Auxílio aos Necessitados, à Avenida Conselheiro Nébias.

Esta associação inclui-se dentre as instituições de benemerência da cidade, pelo amparo moral e material que dispensa a todos quantos batem às suas portas.

G) Lojas maçônicas - Existem em Santos três lojas maçônicas, que são as seguintes: Loja Maçônica Fraternidade de Santos, à Avenida Conselheiro Nébias; Loja Maçônica D. Pedro I, à Avenida Epitácio Pessoa; e Loja Maçônica Braz Cubas, à Avenida Conselheiro Nébias.

H) Sociedade Israelita de Santos - Além dos cultos supra mencionados, outros são professados em Santos, como, por exemplo, o israelita, cujos prosélitos possuem uma associação regularmente organizada, dispondo de recursos pecuniários para auxílios, com rituais próprios, inclusive a propriedade de uma necrópole anexa ao cemitério municipal de Cubatão, para sepultura de seus associados.

I) Festividades religiosas - As festividades religiosas que se realizam em Santos são comumente as ordenadas pelo ritual católico: Semana Santa, Procissão de Corpus Christi, Ascensão de Nossa Senhora, as tradicionais cerimônias do Natal etc.

Contudo, soleniza-se na cidade, com particular entusiasmo da população, o dia 8 de setembro, dedicado ao culto à Nossa Senhora do Monte Serrate - santa a que os fiéis do catolicismo consagram atributos milagrosos, e, em romaria piedosa, se dirigem naquele dia ao alto do Monte, na prática de promessas e devoções à imagem de sua preferência.

Bem vivas ainda estão na memória dos católicos santistas, as demonstrações de sentimento religioso por parte de nossa população, ao chegar a Santos o seu primeiro bispo. Por bula do papa Pio XI, de 4 de julho de 1924, foi o bispado de Santos criado, tendo sido instalado a 12 de abril de 1925, pelo revmo. cônego Péricles Barbosa, por delegação de s. excia. revdma. d. Duarte Leopoldo e Silva,  o pranteado arcebispo de S. Paulo. Em 18 de abril do aludido ano, tomava posse solenemente, como seu primeiro bispo, o saudoso d. José Maria Parreira Lara, o qual esteve à frente da diocese até 2 de dezembro de 1934, quando foi transferido para a diocese de Caratinga, em Minas Gerais, onde faleceu
Foto publicada com a matéria


Com a transferência de d. José Maria Parreira Lara para a diocese mineira de Caratinga, ficou na direção do Bispado de Santos, por mais de um ano, o revdo. monsenhor Luís Gonzaga Rizzo. A 5 de junho de 1935, porém, a Santa Sé escolhia para segundo bispo desta diocese o exmo. e revdmo. d. Paulo de Tarso Campos, o qual, fazendo-se sagrar a 14 de julho daquele ano, tomava posse solenemente, um mês depois, isto é, a 15 de agosto. O atual bispo de Santos, por seus méritos pessoais e virtudes morais, desfruta de justíssima consideração e simpatia em nossos círculos católicos
Foto publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série