Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0165.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/21/05 17:45:32
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Um papa morou em Santos

Pio IX esteve no Valongo antes de assumir o cargo máximo da Igreja Católica

Entre as histórias contadas pelo Frei Basílio Röwer OFM no livro O Convento de Santo Antônio do Valongo, publicado em fevereiro de 1955 pela L. Niccolini S.A. Indústria Gráfica, de São Paulo, está a da visita que fez (em 1823) o então padre João Mastai Ferreti (13/5/1792 - 7/2/1878) à América do Sul, sendo Santos o único porto brasileiro visitado por este religioso que mais tarde se tornaria o papa Pio IX e em 3 de setembro de 2000 seria beatificado.


Antes de seguir para o Chile, o futuro Pio IX descansou no antigo convento da Igreja do Valongo
Foto: Raimundo Rosa, publicada no jornal santista A Tribuna em 6 de abril de 2005

Vale recordar que só 111 anos depois, em 1934, um outro futuro pontífice visitaria a Baixada Santista (mas ficando hospedado em São Vicente): o cardeal italiano Eugênio Pacelli, que em 1939 se tornou papa, coincidentemente adotando o mesmo nome do visitante anterior: Pio XII. E só no final do século XX, outro papa (João Paulo II) viria ao Brasil e a outros países americanos - o que explica a informação desatualizada na antiga placa comemorativa:


Placa comemorativa da passagem de Mons. Mastai Ferretti, mais tarde Pio IX
Foto: livro O Convento de Santo Antônio do Valongo

Uma honra insigne para o Convento

Já estamos no princípio do século XIX. Em 1823 dirigia o Convento de Santo António do Valongo o Guardião Frei António da Assunção, eleito no Capítulo de 23 de março desse ano. Teve ele a honra insigne de dar hospedagem ao padre João Mastai Ferreti, que mais tarde veio a ser eleito Papa e governou a Igreja de Deus de 1846 a 1878, com o nome de Pio IX.

Sua Reverendíssima achava-se em viagem para o Chile, em missão diplomática. Chegando a Santos, teve o navio alguns dias de demora, durante os quais o futuro papa quis descansar, no humilde Convento franciscano, das fadigas que as viagens por mar causavam naquele tempo.

No dia 8 de dezembro, o ilustre hóspede presidiu a procissão da Imaculada acompanhado de uma turma de religiosos que trazia em sua companhia. Visitou também alguns pontos da cidade e a honra de servir-lhe de cicerone teve o pai do Comendador João Manuel Alfaia Rodrigues, de quem ouvimos estas particularidades em amável palestra sobre fatos históricos.

Em lembrança da estada de D. Mastai Ferreti, acha-se colocada uma placa na igreja, na parede ao lado direito de quem entra, com os seguintes dizeres:

O padre João Mastai Ferreti, depois com o nome de Pio IX, de passagem para o Chile, em missão apostólica, morou alguns dias neste Convento, sendo Santos o primeiro porto da América visitado pelo único Pontífice que até hoje veio ao Novo Mundo.

Referindo-se a esta placa comemorativa, dá-anos interessante notícia o Sr. João Luís Promessa em seu folheto Reminiscências de Santos, escrevendo que "os dizeres da mesma foram ditados pelo Papa Pio X, ao Embaixador brasileiro Dr. Bruno Chaves junto à Santa Sé, na ocasião em que se achava em Roma o dito Comendador (João Manuel Alfaia Rodrigues), que tinha ido à Cidade Eterna não só para tratar de interesses da Ordem Terceira, como representar a mesma nas festas do jubileu, 50º aniversário da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição - sendo a única Ordem Terceira do Brasil que esteve representada nessa ocasião -, tendo tido o Sr. Comendador Alfaia a honra de ser recebido pelo Sumo Pontífice Pio X, por intermédio do então Ministro Bruno Chaves, como consta do arquivo da Ordem".

Os Terceiros franciscanos de Santos valeram-se da estada de Pio IX no Convento para alcançar mais tarde um privilégio de que até hoje com ufania se gloriam. Pio IX proclamou o Dogma da Imaculada Conceição em 1854. Sete anos depois, a Ordem obteve do Internúncio Apostólico D. Mariano Francinelli Antoniacci o Breve, placitado pelo governo em 29 de abril de 1861, em virtude do qual os Terceiros podem trazer nos atos e funções solenes, pendente de fita azul, a medalha de prata com a efígie da Imaculada Conceição. Diz o referido João Luís Promessa, no opúsculo citado, que a medalha corresponde ao título de Comendador.


Papa Pio IX
Imagem: site PapaPioNono.it

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais