Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0451u5.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/26/12 22:04:53
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - NATAL
"Santos Nossa Luz" (E)

Nascimento de Cristo é motivo para a cidade se engalanar no fim de cada ano

Leva para a página anterior

Cidade marcada pela presença de povos cristãos desde seu primeiro momento, Santos comemora o período natalino com iluminação especial nas vias públicas e nos prédios, além de inúmeros presépios e outras festividades públicas e nas residências. Um evento específico santista é a promoção "Santos Nossa Luz", iniciada em 1997 a partir da montagem colaborativa de uma árvore com iluminação natalina, criada pela cronista Lydia Federici na praia do Boqueirão. Em 29 de novembro de 2010, o jornal santista A Tribuna registrava, nas páginas A-1 e A-4:

Papai Noel deixa o trenó e vai de bonde à Praça Mauá

Foto: Raimundo Rosa, em reprodução parcial da página A-1, publicada com a matéria

 

Nada de trenó: Noel veio de bonde

 

Da Redação

Um visitante muito ilustre deu uma passadinha ontem na Praça Mauá, em Santos. Para a alegria da criançada que mora na região do Centro, Papai Noel chegou às 11h30, em grande estilo. O trenó e as renas ficaram de lado. Desta vez, o bom velhinho chegou de bonde para ouvir pedidos.

A viagem começou na Estação do Valongo, às 11 horas. Depois de passear sobre os trilhos do Centro Histórico, o personagem tomou lugar em sua poltrona, no Centro da praça.

Foi lá que recebeu o abraço dos irmãos Alex e Alax dos Santos Gomes, de 9 e 7 anos, respectivamente. "Eu pedi um computador e o meu irmão quis um videogame", contou Alex.

Os fâs menores também tiveram toda a atenção. Gabriel Vieira dos Santos, de 2 anos, fez questão de entrar na fila para falar com Papai Noel três vezes. "Ele só falava nisso a semana inteira", contou a dona de casa e mãe de Gabriel, Flaviana de Lima Santos.

A tarde quente foi cansativa, mas compensadora para o auxiliar administrativo da Administração da Região Central História, Alexandre Santos da Silva, que ontem incorporou Papai Noel e distribuiu pirulitos às crianças. "É a primeira vez que faço o papel. É gratificante".

A iniciativa foi do Departamento da Administração Regional do Centro.

O ilustre visitante apareceu às 11h30 no Centro Histórico de Santos

Foto: Raimundo Rosa, publicada com a matéria, na página A-4

Em 8 de dezembro de 2010, publicava o Diário Oficial de Santos, nas páginas 1 (primeira) e 28 (última):

OUTEIRO DE SANTA CATARINA SERÁ PALCO PARA AUTO DE NATAL - Encenação na sexta-feira, às 20h, inspirada nas tradições natalinas de várias regiões do país, terá a participação de 25 atores - Fachada do marco da fundação da cidade

Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria, na página 1

 

Auto de Natal será encenado no Outeiro de Santa Catarina

Marco de fundação de Santos, o Outeiro de Santa Catarina servirá de palco, sexta-feira, às 20h, para a encenação do Auto de Natal, com 25 atores que vão interpretar o nascimento de Jesus. São 12 alunos da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo, da Secult (Secretaria de Cultura), e outros 13 de cidades da região.

Com direção artística e musical de André Leahun, a montagem – intitulada Auto da Alegria - é inspirada nas tradições natalinas de vários pontos do país.

Nesta edição, retrata o universo dos pastoris, lapinhas e presépios, com inspiração no folclore brasileiro. Baseado na primeira parte do texto O Mártir do Calvário, de Eduardo Garrido, o Auto da Alegria tem trilha sonora variada, com clássicos, como Adeste Fidelis, canções tradicionais de folias de reis e pastoris, e versão popular de José, gravada pelos Mutantes.

Haverá projeção de vídeos sob coordenação de Nívio Mota. A peça será apresentada ao ar livre e 500 cadeiras estarão disponíveis para o público. O Outeiro fica na Rua Visconde do Rio Branco, 48, Centro Histórico. Informações: 3226-8000.

Espetáculo será apresentado pela segunda vez no marco de fundação da cidade

Foto: Vagner Dantas, publicada com a matéria, na página 28

Foto: Vagner Dantas, enviada a Novo Milênio em 7/12/2010 pela Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Santos

 

Auto de Natal será encenado no Outeiro de Santa Catarina – 07/12/2010

Iluminação de 10 mil microlâmpadas na fachada e encenação natalina estão marcadas para a próxima sexta-feira (10/12), às 20 horas, em um dos pontos turísticos mais importantes de Santos, o Outeiro de Santa Catarina, situado no Centro Histórico. Marco da fundação da Cidade, ele servirá de palco para a apresentação gratuita do Auto de Natal 2010 intitulado Auto da Alegria.

A interpretação do nascimento de Jesus será mostrada de forma popular e irreverente, inspirada nas tradições de várias regiões brasileiras. Baseado na primeira parte do clássico texto O Mártir do Calvário, de Eduardo Garrido, o evento traz à tona o universo dos pastoris, lapinhas e presépios. Mistura diversos estilos artísticos dentro de um único contexto.

A direção artística é de André Leahun, que formou elenco de 25 atores, composto por 12 alunos da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo (da Secretaria de Cultura de Santos) e outros 13 atores, de diversos grupos da região. Leahun também é responsável pela trilha sonora variada, que reúne clássicos como Adeste Fidelis, passando por canções tradicionais de folias de reis e pastoris, e ainda uma versão popular de José, gravada pelo grupo Mutantes.

Durante a exibição haverá projeções de vídeos, com coordenação de Nívio Mota. A iluminação do espetáculo é de Reginaldo Aguiar e a maquiagem estará a cargo de Fernando Pompeu. A peça será ao ar livre, com 500 cadeiras disponíveis para acomodação do público. O Outeiro de Santa Catarina abriga a sede da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS) e fica na Rua Visconde do Rio Branco, 48. Informações: (13) 3226-8000.


Texto: jornalista Amélia Fernandez Gonzalez - Reg.12.512

Em 14 de dezembro de 2010, registrava o Diário Oficial de Santos - páginas 1 e 5:

Auto de Natal no Outeiro

Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria, na página 1

 

Auto de Natal entusiasma público no Outeiro

A história do menino Jesus à moda brasileira. Assim pode ser definido o Auto de Natal promovido pela prefeitura, sexta-feira à noite, no Outeiro de Santa Catarina, marco de fundação da cidade, no Centro Histórico. Encenada ao ar livre, a peça empolgou o público ao longo dos 50 minutos de duração, com muita cor, luz e música.

O diretor André Lehaun deu brasilidade ao espetáculo, inspirado na primeira parte do texto O Mártir do Calvário, de Eduardo Garrido. O enfoque foi o folclore de diversas regiões do país, incluindo presépios, danças e cantigas de folias de rei, pastoril, catira e fitas.

O elenco tinha 25 atores, sendo 12 alunos da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo, da Secult (Secretaria de Cultura), e os demais de grupos da região, como TEP (Teatro Estudantil de Pesquisa), A Confraria, Patanas, Phatifes e Coisa de Teatro. A trilha musical reuniu clássicos de Villa-Lobos e Adeste Fidelis, além da versão popular de José, gravada pelos Mutantes.

"Deixei uma marcação de cena mais solta para os atores transitarem pelo palco. O universo pastoril com temas do folclore nos remete ao menino Jesus mais brasileiro sem deixar de contar a história original. O jogo de luzes e fumaça também produzem efeito cênico que impressiona o público", disse Lehaun.

Na opinião da administradora de empresa Juliana Herzog e da bancária Audrey Inácio, o espetáculo primou pela beleza plástica e boa atuação dos atores. "Já havia assistido antes o Auto de Natal na Praça Mauá, mas agora, em frente ao Outeiro e com esse jogo de luzes, ficou muito bonito", afirmou Audrey. "O cenário e a iluminação deram outra dimensão ao espetáculo, que comove todo mundo", completou Juliana.

Em seguida ao término da peça, Papai Noel chegou de bonde ao Outeiro e distribuiu presentes e balas às crianças.

História do nascimento de Jesus foi contada com enfoque no folclore de diversas regiões do país

Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria, na página 5

Em 24 de dezembro de 2010, registrava o Diário Oficial de Santos, nas páginas 1 (primeira) e 20 (última):

Natal Iluminado leva sons e cores ao Teatro Coliseu

Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria, na página 1

 

Música, luz e emoção no Natal Iluminado

Santos, cidade privilegiada. Escolhida junto com outros 14 municípios do Estado, foi contemplada anteontem à noite com o espetáculo Natal Iluminado, evento que emocionou o público no Teatro Coliseu ao reunir a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, o Coral da Gente e um show de luzes.

Logo na primeira exibição, a orquestra composta por 75 músicos e regida pelo maestro Edilson Ventureli, confirmou o prestígio adquirido após turnê europeia. Depois de O Guarani, de Carlos Gomes (protofonia), foi executada A Flauta Mágica, de Mozart (abertura). Morador de Praia Grande, o maestro informou que dois dos músicos são originários de Cubatão e um de Santos, e contou a história do Instituto Baccarelli, mantenedor da orquestra e do coral: "Tudo começou com 30 crianças, após um incêndio que atingiu em 1996, a favela de Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo. Hoje, são 1.200 jovens atendidos nos 20 corais e quatro orquestras".

Para outra sequência musical, juntou-se o Coral da Gente, formado por 33 crianças. Com o apoio de suas vozes foram interpretadas Oh, Noite Santa, Natal Branco, Noite Feliz, Adeste Fideles e outras canções natalinas. O encerramento veio com ritmos brasileiros: Aquarela do Brasil, Só Danço Samba e Tico, Tico no Fubá.

Opiniões - Vice-governador eleito, Guilherme Afif Domingos agradeceu ao público e aos apoiadores e falou sobre a apresentação no teatro. "O projeto começou em 2006, na escadaria do Teatro Municipal de São Paulo. Agora, em novo formato, ele é apresentado em igrejas. Apenas em Santos foi diferente por ter este templo da cultura" (referindo-se ao Coliseu). O prefeito João Paulo Tavares Papa falou da importância da arte na educação. "Esses jovens dão o exemplo de que com cultura se muda uma nação".

Sinfônica de Heliópolis e Coral da Gente emocionam público no Coliseu

Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria, na página 20

 

Projeção - As cerca de mil pessoas presentes ao espetáculo foram convidadas a assistir, na Praça José Bonifácio, à projeção de animação computadorizada utilizando como tela a fachada do Teatro Coliseu. Foram apresentadas animações sobre o nascimento de Jesus, elementos natalinos e um cordão de luz sobre os detalhes do teatro.

O Natal iluminado é uma realização da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), em parceria com as prefeituras. Tem o patrocínio da Telefônica, Volkswagen e apoio do Bradesco, Cielo, Assobrav e Associação Comercial de Santos, a partir da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

 

No final da apresentação, fachada do teatro é iluminada com projeção de elementos natalinos

Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria, na página 20

Exposição de presépios e igrejas são boas opções de passeio

Uma boa opção de passeio para quem quer aproveitar o clima de Natal é visitar a tradicional Exposição de Presépios Internacionais do Santuário Santo Antonio do Valongo, que prossegue até 26 de janeiro. Mais de 40 obras podem ser conferidas, gratuitamente, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30, na Capela da Ordem Franciscana (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº, Centro Histórico).

Para reconstituir o nascimento de Jesus, foram usadas mais de 800 peças dos mais variados tipos de material. Os trabalhos foram montados com criatividade por sete 7 voluntários.

Outra dica para esta época é passear pelas igrejas e santuários do Centro Histórico. Com monitoria de integrantes do programa Vovô Sabe Tudo, desenvolvido pela Seas (Secretaria de Assistência Social), o tour tem no roteiro a Capela da Venerável Ordem 3ª do Carmo, Santuário de Nossa Senhora do Carmo, Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (Catedral) e o próprio Valongo.

Para mais informações, turistas e munícipes podem ligar no Disk-Tour (0800-173887). O agendamento de grupos pode ser feito de segunda a sexta, em horário comercial, pelo telefone 3201-8000 (Setur).

Presépios são destaque no Santuário do Valongo

Foto: Francisco Arrais, publicada com a matéria, na página 1

 

Mostra no Valongo reúne obras que contam o nascimento de Jesus

Foto: Francisco Arrais, publicada com a matéria, na página 20

Em 21 de dezembro de 2010, Diário Oficial de Santos, páginas 1 e 32 (última):

SHOW DE LUZES - Fachada de residências com decoração natalina na Rua Álvaro Alvim

Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria, na página 1

 

Natal estimula decoração de casas e prédios em toda cidade

O espírito natalino, que sempre se reaviva nesta época do ano, não se resume à ceia, presentes ou orações. Ele também se manifesta nas fachadas iluminadas de casas, prédios e comércio, além de praças e vias públicas, tendência que cresce a cada ano na cidade. Especialmente na Ponta da Praia e no Embaré. Os moradores da Rua Roberto Sandall (entre a praia e a Av. Epitácio Pessoa), por exemplo, há mais de 20 anos decoram os condomínios, o que tornou a via uma espécie de cartão postal da Ponta da Praia, com árvores e postes cobertos de luzes coloridas e os jardins, marquises e sacadas também iluminados.

Pilar Martins (Pilu), síndica do Edifício Guaraciaba, caprichou na decoração da fachada. "O hábito virou tradição e a cada ano os edifícios querem fazer mais bonito, o que valoriza ainda mais a decoração", disse ela.

Já no Embaré, a Rua Álvaro Alvim, especialmente, se tornou a grande atração do bairro. Moradores de cinco sobrados vizinhos dão show de bom gosto em decoração, com muita luz e enfeites. Isso acabou estimulando moradores de outras ruas, como a Humberto de Campos e Edu Brancato, que passaram a decorar seus imóveis. Motoristas e pedestres param para apreciar a iluminação. A advogada Marizilda Borges Ramos foi a pioneira há cerca de 10 anos. "Sou católica. Acho o Natal uma festa de confraternização da família. Luz é vida e traz energia. Por isso, resolvi inovar decorando toda a casa com presépio, papais noéis, gnomos e ursinhos, entre outros enfeites. As pessoas elogiam e isso me deixa feliz".

Na residência ao lado, o casal Jari e Cintia Maria Santana mantém a tradição. A decoração tem mais de duas mil lâmpadas azuis e brancas. Na laje da garagem foi montada a oficina de Papai Noel, com brinquedos e boneco e no jardim, um presépio. Aos finais de semana à noite, Jari se veste de Papai Noel e distribui pirulitos para a criançada. "Acho o Natal uma época de reflexão cristã e procuro transmitir sempre a mensagem de paz às pessoas".

O casal Erikson e Christiane Sento Sé Santana, com o filho no colo, não escondia a admiração. "É algo diferente, as casas se transformaram em atração que encanta e aflora o sentimento natalino, em especial das crianças", afirmou Erikson.

"Além da beleza visual, os moradores também são receptivos ao público", completou Christiane. O empresário Eduardo Gomes, ao lado da mulher e dos três filhos, elogiou a iniciativa. "É realmente maravilhoso".

Ruas Álvaro Alvim e Roberto Sandall são tradicionais pontos de capricho na iluminação de fachadas

Fotos: Anderson Bianchi, publicadas com a matéria, na página 32

Presépio chama atenção na Zona Noroeste

O presépio na garagem de uma casa na Rua Maurício Leite, 53, no bairro Piratininga, na entrada de Santos, atrai a atenção das pessoas. Todas as noites, depois das 19h30, estudantes, funcionários de empresas e motoristas diminuem a velocidade para apreciar a obra feita pelo aposentado Rubens Gomes com mais de 150 peças e iluminada com cerca de 500 lâmpadas coloridas.

Com criatividade e paciência, ele e o filho, engenheiro, montaram o presépio em tablado de 4 metros por 2,80, com miniatura do menino Jesus na manjedoura, personagens bíblicos, bezerros, vacas e cavalos. O presépio é feito de pano, plástico, espelho, areia e pedras.


Três bombas de água (de aquário) são acionadas para formar um rio, o pequeno lago (com peixes ornamentais) e duas cascatas. Tudo isso sob um jogo de luzes que impressiona pelos efeitos e beleza plástica. "Toda noite vem muita gente. Até a TV veio filmar", disse Rubens, acrescentando que o presépio começou de forma modesta. "Fomos comprando aos poucos as peças e ganhando outras. Depois resolvemos mostrar ao público. O sucesso nos orgulha".

Trabalho conta com mais de 150 peças e 500 lâmpadas coloridas

Foto: Francisco Arrais, publicada com a matéria, na página 32

Casa ornamentada na Rua Álvaro Alvim

Foto: Anderson Bianchi, enviada a Novo Milênio em 29/12/2010 pela Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Santos

Leva para a página seguinte da série