Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0390u.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/10/12 19:53:10
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Crônica policial - 21
O conto dos 27 contos...

Ficou pobre para beneficiar os pobres...

Leva para a página anterior

Esta história foi noticiada pelo jornal paulistano O Estado de São Paulo, na página 4 da edição de 10 de maio de 1914 (Acervo Estadão - ortografia atualizada nesta transcrição):

Imagens: reprodução parcial da pagina com a matéria, no Acervo Digital Estadão

Vítima de três malandros - SANTOS, 9 - O sr. José Hubner, agricultor em Cordeiro, procurou esta madrugada a polícia e comunicou que, tendo chegado ontem a esta cidade para receber na casa comissária Procopio Irmãos & comp. a quantia de 10:300$000, foi essa quantia roubada por três espertalhões.

Contou assim o caso: passeava à tarde pela Rua do Rosário, quando foi abordado por um indivíduo que lhe perguntou pela Rua Itororó. Não sabendo responder por não conhecer a cidade, acercou-se deste mais dois indivíduos que disseram saber onde era aquela rua e solicitamente se ofereceram para conduzi-los até lá.

O sr. Hubner e o indivíduo que lhe havia pedido a informação e os outros dois dirigiram-se ao Itororó e pelo caminho eles foram contando uma história enorme de 27 contos, deixados pelo pai de um dos espertalhões,para serem distribuídos aos padres em São Paulo. E como o agricultor dissesse que ia para aí, combinaram que ele fosse o portador dos 27 contos, porém, queriam uma garantia, que seria depositada com aquela quantia em um cofre.

E o sr. Hubner colocou no cofre os 10 contos e trezentos mil réis que havia recebido da casa Procopio Irmãos & Cia., no qual, afirmavam os espertalhões, estavam já os 27 contos num pacote.

Feito isso, os três entregaram o cofre ao agricultor, combinando encontrarem-se mais logo. Este andou até tarde, carregando o cofre e, já de madrugada, não encontrando os companheiros em parte alguma, dirigiu-se à polícia e aí, aberto o cofre, não foram encontrados senão dois embrulhos com papel de jornais.

Os dez contos e trezentos do queixoso haviam sido escamoteados.

O sr. delegado da primeira circunscrição tomou conhecimento do fato e encarregou o agente Marques das diligências precisas a fim de ver se consegue descobrir os vigaristas.

 Leva para a página seguinte da série