Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0390i.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/01/08 19:51:31
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Crônica policial - 09
Bigamia binacional: um caso raro...

Aconteceu em Cubatão

Leva para a página anterior

Muitos imigrantes, ao viajarem em busca de fortuna em terras distantes, deixavam suas famílias nas aldeias, à espera de um golpe da fortuna que lhes permitisse voltar ou transferi-las para os países onde se haviam fixado. Alguns, entretanto, nunca mais voltavam. E alguns estabeleciam de fato uma nova vida no país de destino, cortando os laços com a terra natal. Só que, às vezes, esses laços eram fortes demais para serem cortados. Como neste caso, registrado pelo jornal santista A Tribuna, em 17 de julho de 1917 (página 3 - exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda - ortografia atualizada nesta transcrição):

Imagens: reproduções da matéria original (publicada em duas colunas)

Um caso de bigamia

A lusitana Conceição de Oliveira, que, de tenra idade, viera com seus pais para o Brasil, foi com eles residir no Cubatão, onde ainda hoje mora.

Há tempos apareceu ali o português Manuel Lopes Vicente, natural de Santarém, e desde logo começou a fazer-lhe o seu "pé de alferes", que ela aceitou e correspondeu.

Vicente, vencido pelos galanteios da moçoila, contratou seu casamento e para isso pediu a devida autorização aos seus progenitores, que acederam de bom grado, pois o pretendente era um bom rapaz e melhor trabalhador.

Marcou-se o dia da boda, e Vicente e Conceição ligaram-se, há meses, pelos sagrados laços do matrimônio.

Tudo corria feliz naquele lar, até que a chegada de um seu patrício e conterrâneo veio destruir aquela felicidade com uma terrível notícia: Vicente era casado na terra de sua naturalidade!

Conceição, diante daquela revelação inesperada, interpelou o Vicente e ameaçou de comunicar o fato às autoridades, no caso de verificar algum fundamento na denúncia do compatriota aqui aportado.

Vicente, receoso de que a justiça o chamasse a contas com a denúncia da sua vítima, abandonou o lar, levando consigo os seus haveres.

Conceição apresentou queixa à polícia, que abriu inquérito a respeito.

 Leva para a página seguinte da série