Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0342k.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/30/08 11:53:14
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Colônia lusa
A cidade dos portugueses (11)

Álbum mostra o perfil da colônia portuguesa em Santos e no Brasil, em 1929
Leva para a página anterior
Organizado para representar a colônia luso-brasileira na Exposição Ibero-Americana realizada em Sevilha em 1929, este Álbum da Colônia Portuguesa no Brasil, com cerca de 600 páginas, foi encontrado incompleto no acervo da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos (SHEC). Editado no próprio ano de 1929 por Teófilo Carinhas, e confeccionado nas oficinas gráficas da publicação Numero..., de Carinhas & Cia. Ltda., no Rio de Janeiro, é parcialmente reproduzido nestas páginas, com ortografia atualizada:
 


Imagem: reprodução da capa do álbum

Álbum da Colônia Portuguesa no Brasil

Diretor e organizador: Teófilo Carinhas

Secretário: Gastão de Bettencourt

Cooperadores literários: Raul Martins, Ruy Chianca, Eugenio Gomes Martins

Cooperadores Artísticos: Manuel Moira, Cicero Valadares, Joaquim Santos

Confeccionado nas Oficinas Gráficas do "Numero..." de Carinhas & Cia. Ltda. - Rua Visconde da Gávea, 26,28 Tel. Norte 5429.

Escritório em Lisboa - Rua S. Paulo, 172, 2º Esqdo

Nasceu este Álbum de sentimento profundamente patriótico. Ao concebê-lo, não tivemos outro objetivo que não fosse o de apresentar uma obra que concretizasse, em síntese clara e luminosa, o que tem sido de intenso labor, de admirável iniciativa, de insigne benemerência a vida social dos portugueses no Brasil.

Ao compulsar estas folhas, o leitor deparará a documentação irrefragável e eloqüente da atividade relevante no comércio e na indústria, do eminente prestígio nas letras, da fúlgida grandiosidade nas artes, do opulento préstimo na beneficência, que assinalam e enaltecem a presença dos portugueses na terra de Santa Cruz.

Não alimentamos a veleidade de supor que efetuamos uma obra completa. Nem a estreiteza do tempo nem a debilidade do nosso engenho o permitiriam, sobrelevando ainda que as altivas magnificências do esforço lusitano no Brasil exigiam tela mais larga e pincel mais primoroso.

Mas, assim como em pequeno espelho se pode refletir a formosura mais radiante, neste Álbum reflete-se e refulge a imponência e a relevância da colônia portuguesa no Brasil.

O Álbum da Colônia Portuguesa no Brasil reúne, nas suas páginas, ilustradas e escritas com o mais enternecido carinho patriótico, tudo quanto se relaciona com o esforço português no Brasil em qualquer campo; nele estão perpetuados os monumentos da arte, da caridade, da inteligência, semeados pelo cérebro e coração de portugueses nesta nação maravilhosa, sob a doce e hospitaleira luz do Cruzeiro do Sul.

Obra de patriotismo e de crença inabalável na imperecível energia e nas admiráveis qualidades da raça, documenta alguns séculos de luta, de drama, de história e de epopéia, e tão majestoso documento não destoará da grandeza do certame de Sevilha, para o qual o destinamos como singela contribuição a rumorejar a valentia e alteza da ação colonizadora dos portugueses no Brasil.

Contribuição que oferecemos na salva de prata da nossa sinceridade, com a bela eloqüência do nosso patriotismo, na esperança de que, se para a construção dos grandes edifícios não se despreza o concurso do obreiro humilde, o Álbum da Colônia Portuguesa no Brasil será acolhido com a simpatia que inspira toda a obra honesta e patriótica.


Imagem: reprodução da página final do álbum

SANTOS - pág. 379:

Depoimento do presidente da Câmara - 379

Depoimento do dr. Paulo Menano - 381

O momento Luso-Brasileiro - Alberto Carvalho - 381

A cultura da banana - 382

S. Vicente - 384

Santos - Colonial - 385

Igreja de Santo António de Valongo - 389

Santos Colonial nas telas de Benedito Calixto - 390

Nossa Senhora de Itanhaém - 392

Sociedade Portuguesa de Beneficência - 393

Escola Portuguesa - 397

Associação Atlética Portuguesa - 398

Clube de Regatas Vasco da Gama - 399

Real Centro Português - 400

Organizações musicais - 401

Centro Republicano Português - 402

Consulado de Portugal - 403

Dr. Bento Carqueja em Santos - 405

Evocações do primitivo Brasil - 407

Empresa Cine Teatral - 408

Publicidade vária - 409 (a 420).

 

Veja também:

Propaganda santista - 1929 [B] [C] [D] [E]

Leva para a página seguinte da série