Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0342b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/13/06 10:29:46
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Colônia lusa
A cidade dos portugueses (2)

Jornal de 1944 destaca a participação lusa no desenvolvimento santista
Leva para a página anterior
Texto publicado na edição especial comemorativa do cinqüentenário do jornal santista A Tribuna (exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda), em 26 de março de 1944 (grafia atualizada nesta transcrição):
 


Imagem: reprodução parcial da matéria original

Homenagem da A Tribuna à laboriosa colônia portuguesa

[...]


Colaboração lusa ao desenvolvimento da instrução - No campo da instrução, tem sido eficientíssima a contribuição da colônia lusa de Santos. É uma característica comum ao português humilde, quando a fortuna o bafeja, fazer dos filhos tudo aquilo que ele não conseguiu ser na vida. E neles concentra toda as suas fanadas aspirações de elevar-se, de ser alguém. Daí a sua boa vontade em contribuir para o desenvolvimento de todas as iniciativas de caráter cultural. Nesta cidade, muito se lhe deve neste particular.

Existe em Santos um estabelecimento que há muitos anos vem realizando, sem alarde, modesta mas incansavelmente, a missão meritória de concorrer para a solução do problema do analfabetismo. Trata-se da Escola Portuguesa, de onde saem todos os anos muitas dezenas de alunos, com o curso primário completo, aptos a ingressar nos estabelecimentos secundários, ou pelo menos com as luzes primordiais da instrução.

A Escola "Almachio Diniz", mantida pela Sociedade União Portuguesa, é outro símbolo do esforço luso pela disseminação da Instrução, e que vem contribuindo eficazmente para a redução do índice de analfabetismo. É ainda digno de menção o seu esforço para a formação de bibliotecas, como as do Real Centro Português e da Sociedade União Portuguesa, as quais reúnem alguns milhares de volumes cada uma.

A Escola "João de Deus", do Real Centro Português, prestou igualmente notáveis serviços à causa da instrução.

No teatro e nas artes em geral - Para o teatro português, Santos sempre foi um dos pontos preferidos para escala de todas as tournées. As grandes organizações da ribalta portuguesa por aqui trabalharam em noitadas memoráveis, deixando saudades e imprimindo uma influência decisiva no desenvolvimento da arte de Talma entre nós.

Com a cooperação do elemento luso, aqui se fundaram agremiações dedicadas ao teatro, sendo vários os clubes que mantiveram corpos cênicos. Presentemente, ainda podemos contar com alguns grupos dignos de aplauso pela sua tenacidade e estoicismo, aos quais os portugueses emprestam a sua valiosíssima colaboração, notadamente o Real Centro Português, cuja corporação cênica é tradicional e que manteve também uma escola de dança e arte dramática.

Músicos, pintores, desenhistas etc. aqui têm deixado bem marcantes os traços evidentes de suas personalidades e de seu valor artístico. No terreno da música, muito fizeram, anos atrás, os portugueses de Santos. Tempos houve, ainda não muito distantes, em que a nossa cidade contava com duas corporações musicais.

Colaboração portuguesa às iniciativas de caridade - Todas as iniciativas de caráter filantrópico receberam em Santos a mais decidida colaboração da colônia portuguesa. Desse apoio generoso e louvável, é um índice expressivo a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia. Português o seu fundador, portugueses foram durante séculos os seus principais sustentáculos, e ainda hoje o elemento luso, como o atestam as inúmeras campanhas realizadas em benefício desse estabelecimento de caridade, contribui com elevado quociente.

Incontáveis são os cidadãos portugueses que têm o seu nome ligado à Casa de Braz Cubas, pelo muito que fizeram em seu benefício. Essa colaboração não faltou nem sofreu diminuição, nem mesmo depois de ter sido fundada em Santos uma instituição hospitalar, genuinamente portuguesa a princípio, porque fundada por portugueses e para portugueses.

Mais adiante falaremos em particular desse sodalício, que é um marco assinalador, de maneira exuberante, do espírito de empreendimento e realização da gente lusa. Mas não é só a Sociedade Portuguesa de Beneficência que atesta essa faculdade de solidarização dos portugueses. Temos em Santos uma outra instituição, hoje apresentando um desenvolvimento extraordinário, que é outro símbolo de trabalho, de dedicação e de colaboração - a Sociedade União Portuguesa, de que adiante falaremos mais detalhadamente.

Atividades esportivas - Os portugueses foram em Santos os mais fervorosos propagandistas dos esportes. O Clube de Regatas Vasco da Gama, uma das primeiras associações náuticas fundadas em Santos, deve-se, quase inteiramente, à iniciativa de um grupo de portugueses entusiastas dessa prática esportiva. Ainda hoje é considerável a sua colaboração a esse grêmio.

Com a popularização do futebol, a colônia lusa lançou-se também à empresa de fundar entidades que a representassem nas competições esportivas desse gênero.

Entre estes, ainda hoje a cidade conta com a A. A. Portuguesa, que encontra na colônia um apoio decidido e entusiastas, e que honra sobremodo a história do esporte local.


[...]
Leva para a página seguinte da série