Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0325c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/23/07 19:12:38
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - PRODESAN
Colméia...

Prédio chamou a atenção dos santistas por suas características diferentes...
Leva para a página anterior
Matéria publicada em página Web da Prefeitura Municipal de Santos, cerca de 1998, registra o apelido que a população santista deu ao edifício da Prodesan:
 
Colméia
Foto publicada com a matéria

Com 11 andares, 198 janelas e a ponto de completar 30 anos, o edifício-sede da Prodesan (Progresso e Desenvolvimento de Santos S/A), situado na Praça dos Expedicionários, 10, Gonzaga, é destaque da arquitetura local e até hoje chama a atenção pela diferença e modernidade.

Também conhecido como Colméia, por causa dos protetores solares amarelos que ostenta, o prédio é de concreto aparente com fachada inteiramente envidraçada. Projetada pelos arquitetos italianos Flávio Pastore e Luigi Villavechia, a edificação, que leva o nome do primeiro diretor-presidente da empresa, Aníbal Martins Clemente, mas já se chamou Marechal Arthur da Costa e Silva, entrou para a História ao ser o primeiro a se localizar fora do Centro da Cidade.

Na entrada, apresenta o chafariz e a mini-cascata. À noite, com luz dos holofotes, fica mais charmoso. Abriga os departamentos da Prodesan, a Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade, o auditório e vários órgãos municipais, como as secretarias de Educação, Esportes e Turismo e Diretoria de Meio-Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Ambiental.



Prédio-sede da Prodesan, a "colméia"
Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 23 de junho de 2007

Leva para a página seguinte da série