Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0319g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/24/07 18:47:56
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - HOTELARIA
Antigos hotéis e restaurantes santistas (7)

Leva para a página anterior
Quando o bairro do Gonzaga comemorou seu centenário, seus variados restaurantes foram enfocados no caderno especial Gonzaga Ano 100, publicado em 18 de junho de 1988 pelo jornal santista A Tribuna (página 18):
 


Em ambientes descontraídos ou mais sofisticados, há opções das mais variadas
Imagem: reprodução da matéria original, com foto de Ademir Henrique

Restaurantes para todos os gostos

Há várias opções em comidas típicas

Qual área de Santos oferece o maior número de opções de bares e restaurantes? Para responder isso não é preciso nem pensar. Esse local é, sem dúvida alguma, o bairro do Gonzaga. Lá encontram-se praticamente todas as opções de cozinhas, cervejarias e bares para um bom bate-papo. Pode-se escolher entre pratos franceses, chineses, alemães, portugueses, árabes e italianos. Conhecer essas casas é fazer uma viagem a vários países no quadrilátero formado pelas avenidas Francisco Glicério, Washington Luiz, Vicente de Carvalho, Presidente Wilson e Bernardino de Campos.

Você já provou Joelho à Pururuca? Não sabe o que é isso? É joelho de porco grelhado com batata cozida e chucrutes. Um prato típico que é servido no único bar e restaurante alemão do bairro, o Zum Fass (Avenida marechal Deodoro, 31). Não se assuste se ao pedir chope o Werner, Dilson ou Dimas perguntarem qual o tamanho da bota. É que a bebida é servida em botas de vidro com capacidade para um, um e meio e dois litros.

Mas, se você prefere pratos da península ibérica pode escolher entre o Bacalhau a Zé do Pipo (frito, acompanhado de batata portuguesa) ou Bacalhau a Zé do Chato (desfiado, com purê e picles). Quem dá a dica é Brando, gerente do Último Gole (Rua Carlos Afonseca, 214). Se você pretende continuar a viagem para conhecer novos pratos e provar algumas das iguarias das arábias ao som de Fatamorgana precisa chegar ao Beduíno (tem dois: um na Floriano Peixoto e outro na Ana Costa). Lá poderá escolher entre coalhadas, homos, beirute, kafta e até descobrir o sabor do kibe cru.

As especiarias da cozinha internacional estão também no Degrau Grill (Avenida Floriano Peixoto, 95) Serafim, o gerente, informa que os pratos mais pedidos são a Picanha e Costela de Tira. Ele diz ainda que o ponto é freqüentado por políticos e empresários (é bom saber que um bom negócio é, muitas vezes, fechado durante um almoço ou jantar). Outro destaque da casa é o couvert (manteiga, torrada, patês, saladas, sardela, maionese e farofa), esclarece o gerente, ao lembrar algumas personalidades ilustres que lá freqüentam: Antônio Ermírio de Moraes, Telma de Souza e Mário Covas.

A viagem pelo Oriente pode começar com um bom Frango Xadrez acompanhado de Arroz Chop Suey e antecedido por Rolinhos de Repolho. Esses pratos podem ser saboreados nos dois restaurantes chineses do Gonzaga, o Koyu Shiu (Rua Marcílio Dias) ou o Pekin (Avenida Ana Costa). Um bom churrasco você encontra no Chope do Gonzaga (também na Ana Costa). Para pizzas uma boa pedida é o Zi Teresa. E para pratos italianos mais trabalhados a dica vai para os gratinados servidos na Cantina Liliana.

Bate-papo - O Gonzaga não oferece apenas bons restaurantes. Tem muito mais. Representa, sem dúvida, o ponto de convergência de pessoas de todas as idades. Para os jovens bem sucedidos, profissionais liberais com mais de 30 anos, o local predileto para uma boa conversa e para novas amizades é o Bar da Praia (Avenida Vicente de Carvalho). Lá se aprecia programação variada de música ao vivo que vai do jazz à MPB. Entre um drinque e outro é possível saborear alguns pratos que prestam homenagens a artistas famosos. O Vinícius de Moraes (filé mignon ao alho e óleo com molho roti e agrião) é um deles. Mas há outros Caetano (frango ao catupiry com batatas e arroz); e Caymmi (spaghetti ao creme de leite com champignon, ervilha e presunto).

Para os filhos da geração hippie (jovens de 14 a 18 anos), a noite começa na Cervejaria Galle (Rua Galeão Carvalhal). Nos finais de semana, com a casa cheia, a calçada fica tomada de gente saudável e bonita. Para os casais de namorados, a pedida é a Capo 90 e Encontros Bar, ambos na Avenida Bernardino de Campos. O Gonzaga é famoso por tudo isso. É o coração gastronômico da Cidade.


Choperia do Meno, uma das atrações santistas
Foto publicada na última capa do caderno especial

Leva para a página seguinte da série