Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0319f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/24/07 18:47:56
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - HOTELARIA
Antigos hotéis e restaurantes santistas (6)

Leva para a página anterior
Instalado na Praça dos Expedicionários, 7 (confluência das avenidas Ana Costa e Francisco Glicério), poucos metros distante dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana (e de sua principal estação de passageiros), o Caiçara Hotel sobreviveu ao fim da estrada que lhe trazia a principal clientela e chegou ao século XXI. Sua inauguração em 1952 foi registrada nesta matéria, publicada pelo jornal santista A Tribuna em 25 de maio de 1952, na sua coluna de Turismo:
 


Fachada do novo estabelecimento que, como dissemos, representa um avanço no aparelhamento turístico local. O Caiçara Hotel prestará grandes serviços aos moradores e viajantes da linha Santos a Juquiá
Imagem: reprodução parcial da matéria original

Um hotel destinado aos moradores e viajantes da linha Santos a Juquiá

Inauguradas ontem as confortáveis e modernas instalações do Caiçara Hotel, ao lado da estação da E.F. Sorocabana

A observação de que Santos caminha a passos largos em matéria de progresso não é um dito banal, fruto de um bairrismo compreensível. Em todos os setores da atividade predominam as iniciativas arrojadas, demonstrando a capacidade de ação do seu povo. Ontem, inaugurou-se em Santos mais um empreendimento digno de menção, pelo que representa no sentido de aparelhar a cidade e mantê-la como centro de turismo de primeira ordem. Referimo-nos ao Caiçara Hotel, excelentemente localizado junto à estação da E. F. Sorocabana. Estabelecimento moderníssimo, foi instalado especialmente para atender aos moradores e viajantes da Linha Santos a Juquiá.

O Caiçara Hotel, portanto, veio completar o nosso aparelhamento hoteleiro. De há muito a cidade se ressentia de um estabelecimento no gênero, capaz de proporcionar conforto imediato às milhares de pessoas que se servem da movimentada ferrovia, oferecendo-lhes instalações adequadas e absoluta comodidade, além de indiscutível vantagem da proximidade da estação de embarque e desembarque.

Está o Caiçara Hotel inteiramente equipado pelas Indústrias Luiz XV Ltda., de nossa cidade. Os fabricantes dos famosos produtos Luiz XV forneceram ao Caiçara Hotel não só o mobiliário completo, como também os seus conhecidíssimos colchões e travesseiros de molas, emprestando ao estabelecimento excepcionais condições de conforto.

Dispõe ainda o Caiçara Hotel de água corrente em todos os quartos, instalações sanitárias excelentes, elevador e outras comodidades peculiares aos melhores hotéis.

Conjugando assim esforços, a fim de colaborar com a população das numerosas cidades litorâneas e com os que viajam na linha Santos a Juquiá, a direção do Caiçara Hotel e as Indústrias Luiz XV Ltda. conseguiram instalar um hotel de primeira ordem, motivo de orgulho para a cidade e também para a laboriosa classe hoteleira.

Solenidade inaugural - Foi inaugurado o Caiçara Hotel em solenidade simples, às 16 horas, estando presentes, entre outras pessoas, os srs. drs. José Pacheco Profeta, presidente da Comissão Municipal de Turismo; Rubens Fernandes Gonzalez, srs. vereador Aristóteles Ferreira, Haroldo Flores, diretor das Indústrias Luiz XV Ltda., além de amigos da firma, representantes da imprensa etc.

Iniciando a solenidade, usou da palavra, em nome dos proprietários, o dr. Rubens Fernandes Gonzalez, que manifestou os propósitos da firma de trabalhar pelo progresso da cidade, fazendo do hotel caçula de Santos um lídimo exemplo da prosperidade local, animados como estão pela vontade férrea de bem servir, colaborando com a indústria hoteleira e trabalhando, assim, para a elevação da gente e da terra santista.

Discursou, a seguir, o vereador Aristóteles Ferreira, a quem solicitara o orador precedente que desatasse a fita simbólica. Enaltecendo o esforço da nova firma e a excelência do novo estabelecimento, o sr. Aristóteles Ferreira desejou em sua oração as maiores prosperidades ao Caiçara Hotel e aos seus proprietários, terminando por transferir ao dr. José Pacheco Profeta, como presidente da Comissão Municipal de Turismo, a oportunidade de declarar inaugurado o estabelecimento.

Após a solenidade, visitaram os presentes as dependências do Caiçara Hotel, admirando as suas finas e confortáveis instalações. Brindando o acontecimento, os proprietários do Caiçara Hotel ofereceram às autoridades, aos seus amigos e à imprensa, uma taça de champanha e buffet.

Leva para a página seguinte da série