Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0311h.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/15/13 21:14:57
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - OVNIS
Visitantes, de lugar muito, muito distante...(8)

"No creo em brujas, pero que las hay, hay..."
Leva para a página anterior
Esta história começou a se destacar nas redes estadunidenses da Internet em novembro de 2013, embora seja bastante antiga, já que os fatos relatados teriam se passado em 1967. Santos é mencionada nos relatos ingleses, e por esse motivo o psicólogo, psicanalista e escritor Antonio Farjani enviou esta colaboração a Novo Milênio, em 15 de novembro de 2013:
 


Box of Crazy
Foto enviada a Novo Milênio pelo autor, com o artigo

Santos e a "Caixa do Louco"

Antonio Farjani [*]

Santos, 15 de novembro de 2013

No início deste mês, uma intrigante matéria foi publicada na Internet por um americano que, sob o apelido de TramStopDan, escreveu sobre uma misteriosa caixa, de conteúdo bastante estranho e cheia de imagens, encontrada por um amigo de identidade não revelada. Ele mesmo batizou o achado de Box of Crazy – Caixa do Louco, em inglês. Em suas próprias palavras:

"Assim, um amigo meu encontrou esta caixa no lixo, cheia de maravilhosas, malucas ilustrações. É evidente que algo aconteceu com esse cara que foi muito memorável. A caixa mede cerca de 29 por 38 polegadas (74 x 96 cm), e quase todos os desenhos são muito grandes".

As primeiras datas verificadas são do início dos anos 1930: Dan assegura que os documentos pertencem a alguém chamado Daniel Christiansen (que se autodenomina Nesna-it-Sirhe). Christiansen era holandês radicado na Flórida, e teria sido um veterano da Segunda Guerra Mundial, pois, dentre outros documentos, a caixa contém um papel timbrado em branco do Centro Médico de Administração de Veteranos. A publicação mostra 102 imagens, começando com várias páginas de texto datilografado, relatando um possível avistamento de OVNI e um estudo da Aerial Phenomenon Research Organization (Organização de Investigação Fenômenos Aéreos).

O material inclui uma coleção de mapas, presos por grampos, como se estivessem relacionados a uma mesma pesquisa. Outras imagens mostram correspondências, papéis de conteúdo aparentemente irrelevante, e desenhos de significado indeterminado. Outras imagens que chamam a atenção são esboços de mecanismos não identificados, esboços de óvnis, e desenhos belos e algo sinistros de concepções da visão do profeta bíblico Ezequiel (Ez. 1:16), que descreve uma roda voadora propelida por quatro animais. Essa visão descrita na Bíblia foi interpretada por Eric Von Danichen, em seu clássico Chariots of the Gods (no Brasil Eram os Deuses Astronautas?), como a descrição de uma máquina voadora de origem alienígena. O autor da caixa comenta essa visão de uma maneira intrigante e confusa:

"O fogo cor de âmbar tinha de esperar o dia quando as luzes elétricas fossem disponibilizadas sobre a Terra, antes dele permitir a interpretação literal; assim fariam os olhos das criatura e, as rodas precisavam esperar o dia dos eletrônicos e da televisão antes que uma interpretação razoável fosse possível. Na verdade seria necessário esperar por muitas invenções tecnológicas antes de poder interpretar a velha experiência de 2500 anos atrás, que Ezequiel achou apropriado chamar de visão."

A partir do exame dos documentos, é quase inevitável visualizar no dono da caixa uma pessoa atormentada, absorvida em um mundo fascinante tanto quanto tenebroso. Seria ele apenas alguém perturbado, imerso em seus próprios delírios, ou uma vítima de alguma experiência incomum? Teria ele próprio sido abduzido, como especularam alguns? Com a palavra, os céticos e os amantes das teorias de conspiração.


Primeira página datilografada da Box of Crazy: Santos é mencionada já na primeira linha
Imagem enviada a Novo Milênio pelo autor, com o artigo

Mas qual a pertinência de reportar este fato ao Novo Milênio? Pois é, para nossa surpresa, a primeira das fotos tiradas da caixa, que vocês mesmos poderão contemplar no link mostrado ao fim deste texto, mostra um documento datilografado que menciona, em sua primeira linha, um intrigante fenômeno ocorrido em Santos, Brasil!

Em 1967, um turista americano não identificado em visita à cidade tirou fotos de nuvens com um formato lenticular, cuja configuração o autor do documento diz "lembrar nada que saibamos existir neste planeta", e "uma óbvia invasão de um outro mundo".

Depois de comparar as nuvens a "discos voadores", o autor as associa ao projeto americano Stealth, das aeronaves invisíveis aos radares, e relaciona a um evento ocorrido em St. Petersburg, Flórida, em 1977, onde descreve óvnis expelindo "efusões flamejantes".


Revista OMNI, de janeiro de 1979, que exibiria a foto tirada em Santos
Imagem enviada a Novo Milênio pelo autor, com o artigo

O autor também se refere à OMNI, uma revista de ciência e ficção científica publicada nos EUA e no Reino Unido entre outubro de 1978 e de 1995. Ela continha artigos sobre ciência, parapsicologia, assim como obras curtas de ficção científica e fantasia, e sua edição de janeiro de 1979 mostraria na página 32 as tais nuvens lenticulares fotografadas em Santos! Aparentemente, foi por esta revista que o autor teve ciência da existência da foto, que, para nossa frustração, não faz parte do conteúdo da Box of Crazy publicada online.


Há um vídeo no YouTube sobre a revista OMNI, publicado em 15/2/2009 por hereinmylifetime

Até aqui, pelo menos, podemos mostrar abaixo a capa da mencionada revista, na edição apontada por Christiansen. Solicitamos ao dono do arquivo que enviasse a foto mais o texto, se possível. Se qualquer material nos for enviado, publicaremos aqui.

N.E.: o exemplar citado pode ser obtido >>aqui<< em formato PDF, com 7,38 MB, ou no site original. Na página 32, ilustrando uma matéria (The Coyne Incident - UFO Update) em que o autor James Oberg cita que "UFOs são registrados por todo o mundo, com principais flaps ocorrendo periodicamente na América Latina, Europa Ocidental, Japão e outros lugares", é publicada esta foto:


Formação de nuvens lenticular fotografada por um turista americano em Santos - Brasil em 1967
Foto: Aerial Phenomenon Research Organization (APRO), publicada em OMNI de janeiro de 1979


O avistamento em Tampa Bay (07/07/1977) segundo Christiansen, autor da Box of Crazy
Imagem enviada a Novo Milênio pelo autor, com o artigo


A Box of Crazy inclui desenhos de discos voadores
Imagem enviada a Novo Milênio pelo autor, com o artigo


Tentativa de reproduzir a visão do profeta Ezequiel
Imagem enviada a Novo Milênio pelo autor, com o artigo

No mesmo dia em que escrevemos este artigo (15 de novembro de 2013), uma reportagem do jornal St. Petersburg Tribune, de autoria de Paul Guzzo, refuta o suposto avistamento nessa cidade dizendo:

"Entusiastas de OVNIs em todo o mundo vão ficar desapontados ao saber que, apesar de um corrente rumor popular online, o St. Petersburg Pier não foi local de um pouso alienígena que desde então teria sido encoberto pelo governo dos EUA. O barulho online começou semana passada quando alguém enviou um relato em primeira mão escrito e ilustrado por um misterioso autor de um suposto encontro imediato de terceiro grau em 1977 em St. Petersburg.

"O conteúdo da caixa inclui relatos digitados e manuscritos de um pouso de OVNI em St. Petersburg com esboços correspondentes que retratam astronautas, revelações do estilo bestas de cinco cabeças, e o desenho de um tornado que emana raios de luz ao longo do cais. No entanto, o que o autor realmente testemunhou foi uma instalação de arte então inovadora. E ele não foi o único a confundi-la com uma atividade extraterrestre".

No mesmo artigo, temos a revelação de fatos adicionais: a caixa foi encontrada na beira de uma estrada em Asheville, Carolina do Norte, em 2008. Cinco anos depois, fotos de seu conteúdo - a maioria delas tirada no início de 1980 - foram enviadas à mídia social de notícias Reddit. TranstopDan é morador de Asheville, e se chama Dan Wickham. O artigo acrescenta que "pouco se sabe sobre Christiansen - se ele está vivo, se ele era um residente de St. Petersburg ou estava visitando, ou como o sua caixa acabou na beira da estrada em Asheville".

Mas, embora o articulista não o soubesse quando escreveu sua matéria, Christianssen faleceu em 2013, aos 96 anos, como indica a imagem abaixo, encontrada em outro local.


O falecimento de Daniel Christiansen em 2010 é registrado no  site Rootsweb.ancestry.com
Imagem: captura de tela, enviada a Novo Milênio pelo autor, com o artigo

Ainda segundo o artigo:

"Wickham disse que não tinha a intenção de iniciar uma conspiração alienígena online. Ele disse que só queria compartilhar os estranhos e misteriosos conteúdos da caixa e não tinha ideia de que muitas pessoas se preocupam com ela ou seu proprietário original. 'Obviamente, ele viu algo que o mudou', disse Wickham sobre Christiansen. O que ele testemunhou foi quase certamente um fenômeno natural que ocorreu simultaneamente à instalação de arte de aparência futurista. Em notas encontradas na caixa, o autor muitas vezes faz referência à data de 7 de julho de 1977. Naquele dia, um tornado atravessou Pasco County. Durante o ocorrido, ele, de fato, pôde ver as luzes no céu acima do St. Petersburg Pier. 'Você pode imaginar o que uma pessoa ao ver um show de laser pela primeira vez pode pensar, se eles não tinham ideia do que viam’, disse Wickham. 'Em seguida, adicione um tornado'."

A todos os santistas, interessará mais saber que, inadvertidamente e por um capricho do destino, sua cidade foi envolvida em uma das mais recentes teorias da conspiração publicadas na Internet. Será que o responsável pela página responderá a nosso pedido, enviando a reportagem da revista OMNI de janeiro de 1979, ou ao menos a foto tirada em Santos em 1967? Só nos resta aguardar. Enquanto isso, desfrutemos das 102 fotos publicadas por Dan Wickham no site abaixo: http://imgur.com/a/uCSg1


Interessante maquinaria desenhada e descrita por Christiansen
Imagem enviada a Novo Milênio pelo autor, com o artigo

[*] Antonio Farjani é psicólogo e psicanalista, nascido em Santos e residente em São Paulo. É autor dos livros Édipo Claudicante, A Linguagem dos Deuses, Psicanálise e Quantum e Mistérios da Lua.

Matéria publicada no jornal The Tampa Tribune/St.Petersburg Tribune em 15 de novembro de 2013:


Jornal estadunidense mostra uma foto de Heather Krebs usada no convite da instalação artística de Rockne Krebs, "Starboard Home on the Range, Part VI",  ocorrida em 1976 no St. Petersburg Pier
Imagem: captura de tela, em 15/11/2013

1977 artist’s work debunks rumor of UFO in St. Pete
by paul guzzo
Tribune staff 


Published: November 6, 2013   |   Updated: November 7, 2013 at 10:12

UFO enthusiasts around the world will be disappointed to learn that despite a current popular online rumor, the St. Petersburg Pier was not once home to an alien landing that has since been covered up by the U.S. government.

The online buzz began building last weekend when someone uploaded a firsthand account written and illustrated by a mysterious author of a supposed 1977 St. Petersburg close encounter of the third kind.

The contents of the folio case include typed and handwritten accounts of a UFO landing in St. Petersburg with corresponding sketches that depict spacemen, Revelations-styled five-headed beasts, and a drawing of a tornado emanating beams of light over The Pier.

However, what the author actually witnessed was a then-groundbreaking art installation. And he was not the only one to mistake it for extraterrestrial activity.

In the 1970s, Rockne Krebs was a highly sought-after art, the first to popularize the use of laser lights as public art. From 1976 through the early 1980s, St. Petersburg could brag it was home to one of his unique installations.

Prisms shooting laser lights were erected atop The Pier, and mirrors were placed on downtown buildings to reflect the light and create 3D web-like patterns over the city. Krebs dubbed it, “Starboard Home on the Range, Part VI.”

“It was something special,” said Glenn Anderson, executive director of the St. Petersburg Arts Commission from 1975-82. “He was one of the most avant-garde artists in the country and this was a new concept that no one had seen or heard of before him.”

Its novelty brought fear along with amazement.

St. Petersburg newspaper reports from the 1970s detailed accounts of the laser lights misfiring through neighborhoods miles away, startling and confusing residents.

Almost 30 years after it was dismantled, the art installation is back in the news in a “War of the Worlds” type of way.

It’s being called “The Box of Crazy.”

The box is a reference to a wooden artist folio case that once belonged to a man named Daniel Christianson. The case was found on the side of the road in Asheville, N.C., in 2008.

Five years later, photos of its contents – most of them drawn in the early 1980s – were uploaded Sunday to the social media news website Reddit.

Online UFO forums immediately began buzzing.

The photos were uploaded by Asheville resident Dan Wickham. He said a friend who prefers to remain anonymous was the one who found Christianson’s folio case.

“It’s too late for me,” said Wickham. “Once I uploaded the photos I became part of the story.”

Little is known about Christianson – if he is alive, if he was a resident of St. Petersburg or was visiting, or how his folio case ended up on the side of the road in Asheville.

Modern-day UFO enthusiasts, equally unaware of the former St. Petersburg art installation, began discussing whether Christianson’s account gave proof of life on other planets.

Wickham said he did not intend to start an online alien conspiracy. He said he only wanted to share the strange and mysterious contents of the box and had no idea so many people would care about it or its original owner.

“He obviously saw something that changed him,” Wickham said of Christianson.

What Christianson witnessed was almost certainly a natural phenomenon occurring at the same time as the futuristic-looking art installation.

In notes found in the folio case, the author often makes reference to the date July 7, 1977. On that day, a tornado whipped through Pasco County.

While that was occurring, he did indeed see lights in the sky above the St. Petersburg Pier.

“You can imagine what a person seeing a laser light show for the first time might think if they had no idea what they saw,” Wickham said. “Then add in a tornado.”

“I understand why people would have been confused by it back then,” said Krebs’ daughter, Heather. “No one knew what to make of his art. It was all so new.”

Heather Krebs said more than 40 cities around the world celebrated her father’s laser light installations throughout his career. He was also a featured artist at the 1981 World’s Fair in Japan and honored with countless national awards and grants for his work. He died in October 2011.

As for Christianson, the man who was scared by Krebs’ St. Petersburg installation, the online forums are busy with people trying to find out more about the man they believe might have documented a UFO.

“I can’t believe this is happening,” Heather Krebs said. “It’s all so bizarre. My father was not into UFOs, but he would have loved this. He enjoyed the unusual and this is definitely unusual.”


This March 1981 sketch by Daniel Christianson depicts what he thought was a UFO sighting at the St. Petersburg Pier. What he actually witnessed was a then-cutting edge art installation
Imagem: Dan Wickham, publicada com a matéria do jornal estadunidense

Leva para a página seguinte da série