Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0311f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/14/08 11:39:54
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - OVNIS
Visitantes, de lugar muito, muito distante...(6)

"No creo em brujas, pero que las hay, hay..."
Leva para a página anterior
Parece que 2008 fica marcado como um ano importante para a ufologia. Ao menos, a seqüência de casos inexplicados impressiona. Algo foi registrado nos céus, e algo pousou na região. É o caso da cidade litorânea de Peruíbe, na Região Metropolitana da Baixada Santista, conforme notícia publicada na página A-12 (Cidades/Peruíbe) do jornal santista A Tribuna, na quinta-feira, 21 de agosto de 2008:
 


Na madrugada de domingo faltou luz no Bairro São José e no dia seguinte um trecho da mata apareceu amassado de maneira homogênea
Foto: Adalberto Marques, publicada com a matéria

MISTÉRIO

OVNI é suspeito de derrubar matagal

Fenômeno segue sem explicação

Nilson Regalado

Da Redação

As praias do Guaraú e da Barra do Una, em Peruíbe, parecem ter se tornado o local mais propício para quem deseja avistar luzes misteriosas no céu. Segundo um estudo que está sendo concluído pelo ufólogo Paulo Aníbal Gomes Mesquita, do Grupo de Estudos Exo-x, de São Paulo, a região próxima à Estação Ecológica Juréia-Itatins concentra 40% de todos os Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs) de todo o Estado. Em números absolutos, o ufólogo já contabilizou mais de 300 relatos de OVNIs em Peruíbe desde o final da década de 90 até o ano passado.

O especialista, que pesquisa o tema há 20 anos, credita a constância no surgimento de luzes misteriosas n céu da Cidade à proximidade com a Estação Ecológica, "rica em aspectos minerais e biológicos". Na avaliação de Mesquita, esses supostos seres extra-terrestres estariam justamente "interessados em estudar, conhecer essa riqueza, como fazem os pesquisadores estrangeiros na região amazônica".

Segundo o pesquisador, há "várias filmagens diurnas e noturnas" que comprovariam a passagem de OVNIs por Peruíbe. Cada suposta aparição reportada por moradores, pescadores e turistas aos membros do Exo-x foi localizada em uma carta náutica.

Ainda de acordo com Mesquita, que é biólogo e professor, essas aparições são mais comuns no outono, inverno e primavera, períodos mais secos em que o céu fica aberto, facilitando, com isso, a visualização do fenômeno.

A mais recente "visita" teria acontecido na madrugada do último domingo, quando um objeto desconhecido teria pousado em um brejo localizado entre a Avenida São Paulo e a Rua Itália, no Bairro São José, a cerca de 300 metros da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega.

Nesse local, um círculo com aproximadamente quatro metros de diâmetro foi aberto no meio da vegetação, típica desses ambientes encharcados do Litoral Sul. Desde então, os vizinhos do terreno estão intrigados, sem entender o que pode ter provocado tamanho estrago na vegetação.

O mais curioso é que a vegetação no entorno do círculo está intacta, sem qualquer sinal de pegada humana ou animal. Mais: dentro do círculo, a taboa (vegetação dos brejos do Litoral Sul) não foi cortada, está apenas amassada para baixo, milimetricamente na mesma altura em relação ao solo.

O estrago na vegetação foi feito no sentido Sul/Norte, como se algo tivesse vindo do alto, da Juréia em direção ao trevo principal de Peruíbe.

Cachorros agitados - Assustados, os vizinhos não sabem explicara o que pode ter provocado tal efeito na mata. "Só sei que os meus cachorros e os da vizinhança ficaram agitadíssimos na madrugada de sábado para domingo e que faltou luz no bairro todo", resumiu a dona-de-casa Eurenes Francelina.

"Foi um alvoroço anormal dos cachorros e o mais estranho é que não tem nenhum sinal de que alguém possa ter entrado no mato pelo chão para fazer isso", completou a professora Carla Francelina, moradora do bairro há 16 anos.

O comerciante Clemente da Silva Teles, mais conhecido no São José como João do Boteco, também ficou assustado com o comportamento de sua cadela. Tanto que levantou da cama no meio da madrugada, supondo que alguém pudesse estar roubando seu carro, um Fusca ano 70, mas não foi isso o que viu.

Segundo ele, deu para ouvir um barulho parecido com o de uma furadeira elétrica. Na porta, ainda teria dado tempo para ver "um facho de luz subindo" em direção ao céu. "Nunca vi uma coisa dessas. Foi muito rápido", resumiu o experiente comerciante.


Local, que fica perto da estrada, virou uma espécie de atração turística
Foto: Adalberto Marques, publicada com a matéria

Ufólogo visita hoje a Cidade para análise

O ufólogo Paulo Aníbal Gomes Mesquita estará hoje em Peruíbe, por volta das 14 horas, para analisar o local do suposto pouso, no Bairro São José. A idéia é colher amostras da vegetação e da terra para uma análise físico-química, além de colher imagens e fazer medições para um registro visual que sustente o estudo que será feito especificamente para este caso, por enquanto misterioso.

"Faremos uma análise microbiológica e do aspecto físico da vegetação", resumiu Mesquita. As coordenadas geográficas do local também serão definidas através de um GPS.

Segundo o pesquisador, esses dados podem apontar, por exemplo, se a área foi exposta a algum tipo de radiação. "Nesse caso, a terra fica estéril, como se tivesse sido exposta a alguma espécie de radiação, de energia", explicou.

O suposto pouso da madrugada de domingo, no Bairro São José, seria a repetição de um caso semelhante relatado por moradores do entorno das Ruínas do Abarebebê, primeira igreja católica do País, erguida pelos jesuítas no Século 16 numa área que fica entre a Rodovia Padre Manuel da Nóbrega e o mar. Esse pouso teria acontecido no primeiro semestre de 2007.

Luzes no mar - Mesquita também contabiliza relatos de pescadores sobre a suposta aparição de luzes misteriosas no mar, próximo às ilha da Queimada Grande e Queimada Pequena, na divisa de Itanhaém com Peruíbe.

Segundo o pesquisador, nessa região são comuns os relatos de luzes brilhantes no céu que entram ou saem do mar. "No nosso entendimento, ali deve existir uma espécie de portal por onde os OVNIs entram e saem", resumiu o ufólogo.

Moradores tradicionais do Guaraú e de comunidades mais afastadas na Juréia, já no Município de Iguape, também têm relatado com freqüência o aparecimento de luzes misteriosas junto às fendas existentes entre grandes rochas da Estação Ecológica.

"Lamentavelmente, no Brasil não há um órgão oficial que reúna todas as informações sobre OVNIs. Precisamos de um organismo capaz de reunir e disponibilizar estatísticas oficiais sobre o assunto", completa Mesquita.

Destaque
Reconhecida como o local do Estado com a maior incidência de relatos sobre aparição de OVNIs, Peruíbe abriga encontros anuais de ufologia desde 2001. No início deste ano, a Cidade recebeu estudiosos de todo o Estado para a 2ª Vigília Ufológica. Porém, os avistamentos de luzes misteriosas são antigos na Cidade, desde o tempo em que os índios eram os únicos habitantes da região. Desse período há relatos de "bolas de fogo" na Praia Desertinha e no Perequê, ambas na Juréia. mais de 300 aparições de OVNIs foram catalogadas em Peruíbe pelo Grupo de Estudos Exo-x, de São Paulo, desde o final da década de 90 até o ano passado.
Leva para a página seguinte da série