Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0292l.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/28/07 14:47:03
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - II GUERRA
Santos na II Guerra Mundial (13)

Leva para a página anterior
A Segunda Guerra Mundial foi traumática para os santistas, que temiam ataques por submarinos alemães ao porto e pela aviação nazista à Usina Henry Borden ou à própria cidade. Japoneses, italianos e alemães tiveram de deixar a região às pressas, pelo receio que colaborassem com seus países de origem, então inimigos do Brasil. Por tudo isso, foi grandemente festejada em Santos a notícia da rendição alemã, que praticamente encerrava a guerra (continuaria por mais alguns meses o Pacífico Sul), em 7 de maio de 1945, uma segunda-feira.

Na quarta-feira, 9 de maio de 1945, o jornal santista A Tribuna continuou o relato dos festejos santistas pelo final da guerra:


"Deixou de existir desde ontem o Terceiro Reich"
Manchete do jornal santista A Tribuna em 9 de maio de 1945


Solene Te-Deum foi rezado, ontem, na Catedral

Ação de graças pelo término da guerra


"Dois aspectos do solene Te-Deum de ontem, na Catedral, apanhado o primeiro no instante preciso da Elevação, por d. Idílio José Soares, bispo diocesano, e vendo-se ..."
Foto e legenda publicadas em A Tribuna, em 9 de maio de 1945

Verdadeiramente empolgante pela sua magnificência litúrgica o Te-Deum realizado às 20 horas de ontem, na Catedral, com a assistência de altas autoridades civis e militares, associações e colégios católicos, confrarias, filhas de Maria, irmandades, corpo consular e grande número de fiéis, em ação de graças pelo término da guerra.

A cerimônia foi celebrada por d. Idílio José Soares, bispo diocesano, acolitado pelos revmos. padre Luiz dos Santos Pereira e Alexandre Zanetti, tendo proferido eloqüente sermão o revmo. padre Alfredo Sampaio, vigário da Pompéia e mestre de cerimônias do bispado local, pondo em relevo o significado do ato que estava sendo levado a efeito no principal templo religioso da cidade.

Durante o Te-Deum fizeram-se ouvir a orquestra e coro da Catedral, integrados por elementos das diversas paróquias de Santos, num conjunto bastante harmonioso, e que emprestou ainda maior relevo ao tocante espetáculo.

Na elevação da sagrada Hóstia, momento culminante do grande Te-Deum, a banda do Corpo Municipal de Bombeiros, postada em frente à Catedral, executou o Hino Nacional, que epilogou a magnífica cerimônia, de tão elevada expressão religiosa e cívica, no dia exato em que a paz voltou a reinar na Europa.


"... no segundo, as altas autoridades civis e militares que assistiam à cerimônia, entre as quais, em primeiro plano, o dr. Antônio Gomide Ribeiro dos Santos, prefeito municipal, e exma. esposa"
Foto e legenda publicadas em A Tribuna, em 9 de maio de 1945


Ainda o Desfile da Vitória

Indescritível entusiasmo popular sobreveio às primeiras notícias da capitulação dos alemães na Europa. O triunfo dos Aliados provocou ruidosa alegria no seio de todas as classes sociais, dando lugar a comício e manifestações em homenagem aos líderes da vitória e à Força Expedicionária Brasileira.

A cidade adquiriu um aspecto quase entrudesco nos dois últimos dias. Várias passeatas foram organizadas, com a participação de milhares de pessoas e centenas de agremiações de diversas finalidades.

Em visita à redação deste jornal, anteontem, o chefe da estação local da Estrada de Ferro Sorocabana participou-nos que 500 empregados daquela ferrovia tomaram parte na Passeata da Vitória, realizada naquele dia, oferecendo, assim, um belo exemplo de fervor cívico.

Os funcionários da Prefeitura Municipal também se uniram para comemorar publicamente a vitória final. Empunhando as bandeiras das Nações Unidas, dísticos e cartazes alegóricos, desfilaram pelas artérias da cidade, entoando vivas aos expedicionários brasileiros e aos vencedores do nazismo.


"O clichê acima estampa o grupo de funcionários públicos que efetuaram a passeata, quando, nas escadarias do Paço Municipal, posavam para A Tribuna"
Foto e legenda publicadas em A Tribuna, em 9 de maio de 1945

Telegramas aos srs. Getúlio Vargas e generais Mascarenhas de Morais e Gaspar Dutra

S. Paulo, 8 (Da sucursal) - Por motivo da Vitória Aliada, comemorada oficialmente hoje, o sr. Fernando Costa, interventor federal, expediu na data de hoje telegramas de congratulações aos srs. presidente da República; general Mascarenhas de Morais, comandante das Forças Expedicionárias Brasileiras; e ao general Gaspar Dutra, ministro da Guerra.

Recepção nos Campos Elíseos

S. Paulo, 8 (Da sucursal) - Em regozijo pela cessação da guerra na Europa, com a capitulação incondicional da Alemanha aos exércitos das nações aliadas, o sr. interventor Fernando Costa ofereceu, hoje, uma recepção às autoridades estaduais e pessoas de destaque, na sociedade paulistana, às 17 horas, no Palácio dos Campos Elíseos.

Bloco "Azes do Paquetá" - Esteve ontem em visita à A Tribuna o bloco "Azes do Paquetá", composto dos srs. Homero Reis, diretor, José Xavier Tavares, Luciano Santos, Alexandre Antônio e Frederico Cabeleira.

O conjunto executou alguns números de seu repertório, em regozijo pela vitória dos Aliados.



"PASSEATA DOS ALUNOS DO INSTITUTO ESCOLÁSTICA ROSA, EM HOMENAGEM AO DIA DA VITÓRIA - Os alunos do Instituto D. Escolástica Rosa, uniformizados, desfilaram ontem pela cidade, comemorando o Dia da Vitória. Percorreram as principais ruas e vieram até diante do edifício da A Tribuna. O diretor daquele estabelecimento, professor Pedro Crescenti, palestrou então, durante alguns minutos, com o nosso diretor, sr. M. Nascimento Jr.
O clichê mostra os rapazes do Instituto D. Escolástica Rosa,
formados diante da estátua de Braz Cubas, na Praça da República"
Foto-legenda publicada em A Tribuna, em 9 de maio de 1945

Leva para a página seguinte da série