Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0292j.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/28/07 14:43:18
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - II GUERRA
Santos na II Guerra Mundial (11)

Leva para a página anterior
A Segunda Guerra Mundial foi traumática para os santistas, que temiam ataques por submarinos alemães ao porto e pela aviação nazista à Usina Henry Borden ou à própria cidade. Japoneses, italianos e alemães tiveram de deixar a região às pressas, pelo receio que colaborassem com seus países de origem, então inimigos do Brasil. Por tudo isso, foi grandemente festejada em Santos a notícia da rendição alemã, que praticamente encerrava a guerra (continuaria por mais alguns meses o Pacífico Sul), em 7 de maio de 1945, uma segunda-feira. Repetindo o que havia feito no próprio dia 7, em edição extraordinária, o jornal santista A Tribuna publicou na primeira e na última página da edição de terça-feira, 8/5/1945, o grande "V" de Vitória:
 


Primeira página do jornal santista A Tribuna em 8 de maio de 1945




Telegrama da então capital federal, publicado em A Tribuna, em 8 de maio de 1945


"EMBANDEIRADA A FACHADA DA A TRIBUNA - Festejando a grande vitória, a fachada da A Tribuna foi toda embandeirada. O pavilhão nacional foi hasteado no mastro principal, sob aplausos da multidão que se comprimia diante do nosso edifício. Outras bandeiras do Brasil foram colocadas nas janelas do 2º andar. As bandeiras dos Estados Unidos, da Rússia, da Inglaterra e da França tremulavam na sacada da A Tribuna. À noite, a fachada da A Tribuna, em regozijo pela Vitória e em homenagem ao povo de Santos, permaneceu iluminada. - O clichê mostra o edifício de A Tribuna com as bandeiras e a nossa homenagem à F.E.B."
Foto-legenda publicada em A Tribuna, em 8 de maio de 1945


A sereia da A Tribuna confirmou a notícia da capitulação do Reich

Grande sucesso da edição extraordinária


"Ao alto, populares, lendo em plena rua a edição especial da A Tribuna; ao centro, parte das pessoas que, na Rua General Câmara, esperavam a saída do número extraordinário, e, em baixo, o balcão da A Tribuna, onde centenas de pessoas se comprimiam na ânsia de conseguir um exemplar do jornal de ontem, comemorativo da vitória dos Aliados"
Foto e legenda publicadas em A Tribuna, em 8 de maio de 1945

A notícia da rendição incondicional, conhecida em Santos às 8h30, através da Rádio Atlântica, em colaboração com A Tribuna, foi confirmada pouco depois.

Entretanto, o povo só se convenceu de que a guerra na Europa estava realmente confirmada quando, por volta das 11h30, soou estridentemente a sereia da A Tribuna. O público, então, vibrou, aglomerando-se milhares de pessoas na Rua General Câmara, diante da nossa redação. A sereia tocou por espaço de meia hora, causando vivo entusiasmo.

Grande êxito da edição especial - Às 15 horas A Tribuna circulou com uma edição extraordinária, recebida com interesse pelo povo. O grande "V", em vermelho, na primeira página, causou sensação. Agradaram também as biografias de 12 dos mais ilustres chefes aliados, bem como a história da guerra, de 1 de setembro de 1939 até ontem.

O público recebeu com grande entusiasmo a edição especial, quase assaltando os jornaleiros. Grande foi também a procura do jornal no balcão, onde os funcionários Sousa e Armando se multiplicaram para atender a todos.

A Tribuna foi o primeiro jornal a circular em Santos, anunciando a finalização da guerra na Europa.



A Rádio Atlântica e A Tribuna deram em primeira mão a sensacional notícia

A rendição do Reich foi anunciada às 8h30


"Ao alto vemos o pessoal da Rádio Atlântica em plena atividade. Luiz Elias aparece captando as últimas notícias, que são redigidas e completadas por Ernani Franco, que está na máquina. O locutor Antônio Nascimento transmite, em seguida, as últimas notícias. José Luiz Bacarat, superintendente da Dinâmica, dirige o serviço; em baixo, os locutores Antônio do Nascimento, Roberto Mauá e Teixeira Filho, quando irradiavam diretamente da redação da A Tribuna."
Foto e legenda publicadas em A Tribuna, em 8 de maio de 1945

A notícia da capitulação final da Alemanha, com a rendição de todas as suas forças combatentes, foi dada em primeira mão pela P.R. G.-5, Rádio Atlântica de Santos, em colaboração com A Tribuna. Foi um autêntico furo de reportagem, graças ao dinamismo com que trabalharam as reportagens da A Tribuna e da Rádio Atlântica. Precisamente às 8h30 da manhã, através do seu serviço de captação, a cargo do incansável Luiz Elias, a notícia da rendição da Alemanha foi irradiada em primeira mão, não só em Santos, como também em todo o Estado de São Paulo e, talvez, no Brasil.

A partir de 8h30, de minuto a minuto, o público santista foi pormenorizadamente informado, seja com notícias captadas pelos solertes rádio-escutas da Rádio Atlântica, seja através de telegramas que A Tribuna, pelo telefone, ia recebendo de S. Paulo.

Às 10 horas da manhã, pormenorizando e, ao mesmo tempo, confirmando todo o noticiário divulgado, era lida, ao microfone da Rádio Atlântica, diretamente da redação da A Tribuna, a proclamação do ministro do Exterior do Reich, anunciando a capitulação do seu país.

Mais notícias foram seguidamente transmitidas, ficando o público perfeitamente ao par dos fatos transcendentais que se desenrolavam na Europa. Foi, não há dúvida, um furo sensacional o que deram ontem a P.R.G.-5 e A Tribuna.

Um elogio ao pessoal da Rádio Atlântica - Queremos mais uma vez destacar o magnífico serviço dos atilados e entusiastas elementos da P.R.G.-5. Nos últimos tempos esses rapazes desenvolveram uma atividade ímpar, procurando divulgar antes de todos as mais importantes notícias.

Dia e noite estava Luiz Elias junto ao poderoso aparelho de captação, ansioso, à espera de informes interessantes. E, assim que alguma novidade era recolhida, imediatamente, levada aos locutores Ernani Franco, Teixeira Filho, Antônio do Nascimento ou Roberto Mauá, que não tardavam em transmitir a notícia palpitante. Foi assim ainda no dia de ontem, quando a valorosa rapaziada da Atlântica não poupou o mínimo esforço para trazer bem informada a população de Santos.

Foi magnífico o trabalho da P.R.G.-5 que, durante todo o dia, irradiou somente noticiário referente à guerra, seja com telegramas e proclamações, seja com artigos ou crônicas. Nos intervalos, eram irradiadas marchas militares brasileiras ou das Nações Unidas, o que contribuía para elevar ao máximo o entusiasmo da população.

Trabalhou magnificamente a Rádio Atlântica, que, para encerrar seu serviço sobre o grande dia de ontem, irradiou da sacada da A Tribuna as solenidades verificadas, durante o Desfile da Vitória, tendo Ernani Franco atuado como locutor, com a coadjuvação de Osvaldo Azevedo na parte técnica da transmissão.



"HITLER ENFORCADO PELO POVO - Uma nota pitoresca do desfile e das manifestações de ontem foi um boneco representando o famigerado Hitler, colocado numa forca. Depois do desfile, Hitler foi despedaçado a pauladas, após o que o Judas foi queimado.
O clichê acima mostra Hitler na forca"
Foto-legenda do fotógrafo Peressin, publicada em A Tribuna, em 8 de maio de 1945

Leva para a página seguinte da série