Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0285n.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/25/05 14:30:29
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - AUTONOMIA
Um último apelo

Leva para a página anterior
Historicamente uma cidade guerreira, que sempre lutou por seus direitos, ao ponto de ser marcada com epítetos como Moscou Brasileira e Cidade Vermelha, Santos foi duramente castigada pela Ditadura Militar, com a perda de sua autonomia política e administrativa, em função de seu enquadramento como Área de Segurança Nacional.
No dia 22 de agosto de 1982, o antigo jornal santista Cidade de Santos estampou, em sua primeira página:
 


Imagem: reprodução parcial da primeira página do jornal

DERRADEIRO APELO

Presidente João Figueiredo! Santos, cidade que ensinou à Pátria a caridade e a liberdade, berço de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência (cujo 160º aniversário estaremos comemorando nos próximos dias), continua de mão estendida.

Vossa Excelência, no dia 30 de agosto do ano passado, comprometeu-se solenemente - o que já fizera quando candidato, através do almirante Júlio de Sá Bierrenbach - com nosso povo, no sentido de restaurar a autonomia de Santos. Sempre estivemos de mão estendida aguardando o cumprimento da promessa.

Porém, no último dia 18, em São Paulo, Vossa Excelência informou que ainda estudava o assunto, mas que não deveríamos ter muita esperança. Pelo menos para este ano. Como a mão de Vossa Excelência continua estendida (segundo vem reiterando constantemente), nosso povo também continuará com a mão estendida ao presidente de todos os brasileiros.

E, em uníssono, os filhos desta terra, que um dia viu nascer aqui a Independência, apelam a Vossa Excelência: AUTONOMIA! E queremo-la já! Que Deus ilumine e guie o chefe da Nação.

Leva para a página seguinte da série