Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0280e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/23/05 09:35:27
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - SURFE
Um festival e uma exposição (3)

Leva para a página anterior
Apesar das águas calmas que costumam morrer mansamente nas areias da praia, Santos e a Baixada Santista têm um papel de destaque na história do surfe brasileiro e mundial. Foi nessa área que o esporte começou a se desenvolver em terras brasileiras, e é de Santos o detentor dos principais títulos do surfe no Brasil. A cidade inclusive dedicou um importante monumento aos surfistas, nos jardins da praia.

E o jornal A Tribuna continuou a cobertura das comemorações do primeiro Dia do Surfe, na edição de 25 de janeiro de 2005, uma terça-feira:


A exposição de fotos e pranchas vem recebendo muitos visitantes
Foto: Irandy Ribas, publicada com a matéria

ENCONTRO
Surfistas dão aula de solidariedade

Da Reportagem

Dando continuidade às comemorações do Dia do Surfista, celebrado no ultimo dia 21, o 1º Santos Surf Festival mantém a sua grade de programação cheia até quinta-feira. Depois das homenagens aos pioneiros do esporte na Câmara Municipal, o Campeonato Brasileiro e as demonstrações de Longboard, foi a vez de pessoas muito especiais mostrarem por que o surf a cada dia ganha mais adeptos.

Ontem, no Quebra-Mar, em Santos, sob o comando dos instrutores de surf Daniel Cortez e Cristiano Pingüim, quatro alunos da ONG Napne - Núcleo de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais - tiveram a sua primeira experiência sobre a prancha. Amanhã, data de aniversário da Cidade, outra turma participará de mais uma aula com os instrutores.

Para Daniel Cortez, essas atividades são importantes para quebrar a rotina dessas pessoas, além de proporcionar o contato direto com a natureza. "A alegria da molecada estava estampada em seus rostos quando pegaram uma onda, principalmente por praticarem um esporte que, a princípio, para eles seria impossível", comentou.

O instrutor fala que o ponto mais significativo da aula é a inclusão dos alunos à sociedade. "O convívio social é muito importante para elas, pois são como qualquer um de nós e capazes de praticar o surf". Daniel ressalta que os alunos necessitam somente de atenção especial.

Filmes - Aproveitando as programações do 1º Santos Surf Festival, os alunos do Napne irão assistir filmes de surf que estão passando gratuitamente nos cines Roxy e Indaiá, no Gonzaga.

O evento segue até quinta-feira, com várias atividades dentro e fora da água. Durante o final de semana, muitas pessoas visitaram a exposição interativa do Museu do Surf, além de apreciarem as fotos, artes e invenções do surf da região.

Para hoje, a partir das 10 horas, acontecerão demonstrações de surf com os alunos da escola de surf Picuruta Salazar. Junto, ocorrerá uma aula aberta do esporte, no Quebra-Mar.

Enquanto isso, as principais surf-shops da Cidade continuam com seus produtos em promoção. Nelas podem ser retirados ingressos para o Cine-Surf e para o sorteio diário de uma prancha. Hoje, entra em cartaz, nos cines Roxy e Indaiá, no bairro do Gonzaga, o filme Surf Adventure, às 13h45.

Os interessados devem procurar as lojas Sthill dos shoppings Praiamar, Miramar, Parque Balneário, Super Centro Boqueirão e Centro, à Rua Martins Fontes; Hot Water, do Shopping Praiamar; Hawaii Surf Point, do Shopping Praiamar e Centro; Surf Store, da Avenida Pedro Lessa, 796.


Alunos da ONG Napne puderam praticar o surf no Quebra-Mar
Foto: divulgação, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série