Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0280d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/26/05 10:38:21
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - SURFE
Um festival e uma exposição (2)

Leva para a página anterior
Apesar das águas calmas que costumam morrer mansamente nas areias da praia, Santos e a Baixada Santista têm um papel de destaque na história do surfe brasileiro e mundial. Foi nessa área que o esporte começou a se desenvolver em terras brasileiras, e é de Santos o detentor dos principais títulos do surfe no Brasil. A cidade inclusive dedicou um importante monumento aos surfistas, nos jardins da praia.

Durante as comemorações do primeiro Dia do Surfe, em 2005, duas gerações de surfistas se encontraram nas ondas, como registrou o jornal santista A Tribuna, na edição de 23 de janeiro de 2005:


Paulo Kid, Jeremias da Silva, Picuruta Salazar e Danilo Mulinha festejam encerramento da etapa
Foto: Carlos Marques, publicada com a matéria

SURF
Danilo Rodrigo vence duelo de gerações no Quebra-Mar

Aos 19 anos, Mulinha comemora o título da primeira etapa do Brasileiro de Longboard

Thiago Bastos
Da Reportagem

Com uma nota 10 na final, o guarujaense Danilo Rodrigo, de 19 anos, levou a melhor no duelo de gerações contra Picuruta Salazar, de 44 anos, e faturou a primeira etapa do circuito Brasileiro Profissional de Longboard, realizada ontem à tarde, no Quebra-Mar, em Santos. Os maiores nomes da modalidade no País estiveram na Cidade, na competição que distribuiu R$ 10 mil em prêmios, 1.000 pontos no ranking da Abrasp, e foi uma das atrações do 1º Santos Surf Festival, em comemoração ao Dia do Surfista.

"A nota 10 me salvou. Sem ela, a bateria ia ficar muito embolada", comemorou o campeão. Mulinha, como é conhecido no meio do surf, teve um desempenho irrepreensível desde o início da etapa, na sexta-feira, e manteve o rendimento das fases decisivas, durante o dia de ontem, eliminando os grandes nomes do longboard nacional: Amaro Matos (nas quartas-de-final) e Paulo Kid (nas semifinais), que, coincidentemente, é seu técnico. Jeremias da Silva disputou a outra semifinal com Picuruta Salazar.

"Ele teve uma ótima performance e mereceu chegar à final", disse Kid, que ao ser derrotado deu o seguinte recado ao pupilo: "Agora vai lá e ganha esse título". E Danilo atendeu ao pedido do professor. A boa performance do jovem surfista foi comprovada na final, contra o legendário Picuruta Salazar, oito vezes campeão brasileiro de longboard. Mulinha arrancou uma nota 10 logo na primeira onda e conseguiu um 7,17 na segunda, marcas que asseguraram a vitória.

Picuruta reconheceu o melhor surf do campeão e fez questão de enaltecer o título de Danilo. "O título está nas mãos de um ótimo surfista. Espero que ele tenha um grande desempenho também no exterior e, quem sabe, não traga para cá o tão sonhado título mundial. A vitória de Danilo mostra que estão surgindo talentos no Longboard e fico satisfeito por isso", disse o atual campeão brasileiro.

Mulinha valorizou o duelo na final, principalmente pelo fato de derrotar Picuruta em sua casa. "Tremi um pouco no começo da bateria porque percebi que estava enfrentando uma lenda do surf na final. É quase impossível bater o Picuruta em casa. Estou muito feliz pela vitória", declarou.


Mulinha ocupa o 12º lugar na classificação mundial de longboard
Foto: Carlos Marques, publicada com a matéria (cor acrescentada por Novo Milênio)

Programação - A programação do 1º Santos Surf Festival continua hoje, no Quebra-Mar. A partir das 10 horas haverá a competição entre os surfistas que fizeram a história do esporte, na categoria Legend. Depois será entre os surfistas da OAB e também dos que trabalham na industrialização de produtos do surf. Às 18 horas acontece o sorteio de uma prancha.

Os cines Roxy e Indaiá exibem o filme Fábio Fabuloso às 13h45. Para assistir, basta retirar gratuitamente o ingresso nas lojas Hot Water, Surf Store, Hawaii Surf Point e Sthill.

O 1º Santos Surf Festival conta com o patrocínio cultural da Prefeitura Municipal de Santos, por meio da Secretaria de Comunicação e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A primeira etapa do Circuito Brasileiro Profissional de Longboard tem a apresentação da VI Fiberglass e Foam. Colaboradores: Sthill, Hot Water, Surf Store, Hawaii Surf Point, Rip Wave, Silver Surf, Zampol, Classic Longboard.


Encontro de gerações: Danilo Mulinha cumprimenta Picuruta
Foto: Carlos Marques, publicada com a matéria

Campeão supera mestre Picuruta

A conquista do guarujaense Danilo  Rodrigo, o Mulinha, na tarde de ontem, surpreendeu o público pelo fato do jovem atleta derrotar Picuruta Salazar no local onde foi criado, o Quebra-Mar, em Santos. Mas para quem acompanha a carreira talentosa desse surfista de 19 anos, o resultado da 1ª etapa do Brasileiro de Longboard é a confirmação do bom trabalho realizado por ele, que iniciou no pranchão aos 12 anos.

Danilo começou no surf aos cinco anos, mas fez o caminho inverso da maioria dos surfistas, ao sair da pranchinha para o pranchão, em 1997. "Era muito complicado competir na prancha normal. Eu corria muitos campeonatos, mas não obtinha os resultados satisfatórios e, por isso, resolvi mudar", explicou Mulinha, que herdou o apelido de seu pai, o também surfista Jorge Mula.

Local de Pitangueiras (Guarujá), Danilo apostou a carreira no longboard e se deu bem. Prova de seu sucesso foi a obtenção do patrocínio da Quicksilver, este mês, um fato raro para um surfista de longboard. Danilo também é patrocinado pelo shapper (profissional que confecciona pranchas) Delton Menezes, proprietário da Classic Longboards.

Atualmente, Danilo é o nº 12 do ranking mundial de longboard e espera se manter no Top 16 do mundo. "Meu sonho é ser campeão mundial. Para que isso aconteça tenho que me manter entre os 16 do mundo, o que não é fácil, em razão do equilíbrio da categoria", disse Mulinha, que já disputou diversas competições no exterior e pretende morar na Califórnia (EUA) no ano que vem. (TB)


O paulista Wiggolly Dantas impressionou com manobras fortes
Foto: divulgação, publicada com a matéria (cor acrescentada por Novo Milênio)

Ainda o jornal santista A Tribuna, na edição de 24/1/2005:


Vários integrantes da velha guarda entraram no mar e reviveram os tempos áureos do surf
Foto: Ricardo Nogueira, publicada com a matéria

SURF
Legends domam as ondas do Quebra-Mar

Da Reportagem

O sol apareceu ontem e trouxe um bom público para o Quebra-Mar, em Santos, onde está acontecendo a comemoração do Dia do Surfista, no 1º Santos Surf Festival. E, quem esteve por lá, não se arrependeu. Durante toda a manhã, surfistas de diversas idades e modalidades participaram de baterias de demonstração, em um clima de confraternização.

Depois de receber os melhores longboarders do País para a disputa da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Longboard Profissional, vencida por Danilo Rodrigo, no sábado, o Quebra-Mar foi tomado pela velha guarda das ondas. Mais de 10 veteranos entraram no mar e reviveram os tempos áureos do surf. Os legends, como são conhecidos, desfrutaram das ondas em companhia dos amigos.

Para o arquiteto Fernando Alca Barbosa, de 53 anos, o dia foi especial e deve se repetir todos os anos. "Ter um encontro dos legends santistas, com a exposição do Museu do Surf contando a história do esporte, tem que acontecer anualmente. Tudo isso é muito importante, pois é a chance de mostrar para a população e para os turistas que Santos é a Cidade que respira surf e foi onde tudo começou", contou ele, que hoje mora em Sorocaba.

Buana, apelido recebido no passado, achou a idéia do 1º Santos Surf Festival maravilhosa, principalmente acontecendo no Quebra-Mar. "Esse evento cultural é muito importante. Ainda mais aqui, num dos palcos mais importantes do surf brasileiro. Essa facilidade de poder ver os surfistas de perto é fenomenal. E, também, a Cidade possui um histórico extraordinário, com o primeiro surfista e muitas pessoas envolvidas no esporte mundialmente", avaliou o arquiteto, que contabiliza 39 anos em cima de uma prancha.

Depois da apresentação dos legends, que contou com a presença de outros nomes, como José Luiz Santana, Pedro Fonseca, Almir Salazar, Milton Santana, Melo, Beto Fernandes, Tony Barletta, Marcos Bukão, Mula, Bigode, entre outros, os surfistas advogados da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) também fizeram demonstração. Aqueles que trabalham na indústria do surf e na organização de campeonatos e mídia, além do feminino, completaram a festa.

Visitando o Museu do Surf, o secretário da Cultura, Carlos Pinto, já visualiza a possibilidade do Santos Surf Festival ser um dos principais atrativos no verão na Cidade. "Santos foi pioneira na cultura do surf e essas programações devem ser feitas anualmente".

As atividades do 1º Santos Surf Festival continuam no Quebra-Mar. Na água, às 9 horas, haverá apresentação das canoas havaianas. Depois, por volta das 10 horas, acontece uma competição de remada, valendo um bloco da VI Fiberglass e Foam. Os alunos das escolinhas de surf de São Vicente, Santos e Guarujá participarão de baterias de demonstração.

 

Programação segue hoje com prova de canoas havaianas

 

Sorteio - A secretária de Esportes, Gilmara Cardoso, deverá comparecer às 18 horas para sortear mais uma prancha no Museu do Surf, que continua com a exposição interativa, contendo mais de 120 pranchas de personalidades que escreveram a história do surf no Brasil e no mundo. Os visitantes serão atendidos por monitores especializados.

Fotos, artes e invenções do surf da região farão parte das atrações, caso o tempo permaneça sem chuva. Vale lembrar que os cines Roxy e Indaiá estão exibindo filmes de surf, às 13h45. Em cartaz está o premiado Fábio Fabuloso. Para assistir, basta retirar gratuitamente o ingresso nas lojas Hot Water, Surf Store, Hawaii Surf Point e Sthill.

O 1º Santos Surf Festival conta com o patrocínio cultural da Prefeitura Municipal de Santos, por meio da Secretaria de Comunicação e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A primeira etapa do Circuito Brasileiro Profissional de Longboard teve a apresentação da VI Fiberglass e Foam. Colaboradores: Sthill, Hot Water, Surf Store, Hawaii Surf Point, Rip Wave, Silver Surf, Zampol, Classic Longboard.


Os legends, como são conhecidos, desfrutaram das ondas
e contaram com a companhia dos amigos
Foto: Ricardo Nogueira, publicada com a matéria

Nova geração mostra talento em Santa Catarina

Eles souberam driblar as ondas pequenas e deram shows de surf na etapa de abertura do Rip Curl Grom Search 2005, encerrada ontem, na Praia do Santinho, em Florianópolis (SC). A nova geração do surf brasileiro esteve muito bem representada na competição, que tem como objetivo justamente revelar talentos com futuros promissores. Mais de 90 competidores de oito estados participaram das disputas.

Na briga pelos títulos, saíram na frente o paulista, de Peruíbe, Sidney Guimarães, na grommers ou infantil (até 12 anos); o fluminense, de Búzios, José Eduardo Fernandes, na iniciantes (no máximo 14 anos); a paranaense, de Pontal do Sul, Nathalie Martins, na feminina; e o também paulista, de Guarujá, Fabrício Caraça, na mirim (limite de 16 anos).

A primeira final a entrar no mar foi a grommers, reunindo quatro paulistas. A disputa foi bem equilibrada, com os atletas se alternando na liderança. Sidney Guimarães acabou levando a melhor.

Na disputa feminina, deu dobradinha paranaense. A atual campeã brasileira júnior, Nathalie Martins, se prevaleceu de seu tamanho para levar vantagem nas condições do mar e superou a atual campeã do Rip Curl Grom Search e também paranaense Bruna Schmitz.

Entre os iniciantes, José Eduardo Fernandes conquistou a sua primeira vitória no Circuito, superando três paulistas na decisão. O título veio de virada nos últimos 20 segundos.

Paulistas - Na mirim, mais uma final totalmente paulista. Os três primeiros são todos da Praia do Tombo, em Guarujá, onde será realizada a etapa final, Fabrício Caraça, Wesley e Leandro Santos (quarto colocado no ranking de 2004).

O Rip Curl Grom Search 2005 tem o apoio da Sul Nativo, Hot Water, 2Surf, Nivana, Study Way/Milton College, Hardcore e Sky - Artes Gráficas. A etapa de Florianópolis teve a colaboração do Costão do Santinho Resort e Spa, Fecasurf, ASIS e Prefeitura de Florianópolis. Supervisão da Confederação Brasileira de Surf. Realização da Rip Curl.


Fabrício Caraça ficou com o título da categoria mirim
Foto: divulgação, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série