Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0276k.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/26/06 19:11:25
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - A MAIS ESPORTIVA
Capital do esporte

Os Jogos Abertos do Interior
Leva para a página anterior
Em sua primeira edição, no dia 1º de julho de 1967, o jornal Cidade de Santos (grupo Folha de São Paulo - exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda -), publicou esta matéria:
 
Santos, capital esportiva

A conquista de 23 títulos de campeão dos Jogos Abertos do Interior deu a Santos o nome de "Município mais Desportivo do Brasil", conservado até hoje pelos atletas santistas, até com mais destaque.

Tudo começou em 1939, quando um grupo de associados do Clube de Regatas Saldanha da Gama juntou-se para participar dos Jogos de Campinas. Lá, Santos foi vice-campeã. Em 1940, São Carlos foi escolhida para sede, e Santos foi outra vez vice-campeã.

Campeã - Um ano depois, Ribeirão Preto recebeu os santistas para a disputa dos Jogos Abertos. Foi em 41; a CCE, criada pela portaria nº 11 do DEFE de 11/2/1940, organizou a delegação santista que voltou campeã.

Em 42, Ribeirão Preto foi outra vez sede dos jogos e, com 58 pontos, Santos conquistou o bicampeonato. Venceu em volibol (feminino e masculino), tênis, natação, e foi 2ª em basquetebol (masculino e feminino) e atletismo.

Em 43 venceu em Sorocaba; em 44, campeã em Taubaté e em 45, novamente em Sorocaba, conquistou o pentacampeonato.

Jogos da Cidade - Nos anos de 1943/44 foram disputados os Jogos Abertos da Cidade de Santos. No primeiro ano sagrou-se campeão o Clube de Regatas Saldanha da Gama, com 62 pontos, seguido do Clube de Regatas Vasco da Gama com 59 e do Boqueirão Clube, com 40,5 pontos.

No ano seguinte, o Saldanha conquistou o bi com 80 pontos. O Vasco foi outra vez vice com 74 e o Boqueirão, mais uma vez, 3º com 46. E nunca mais se ouviu falar de jogos da cidade, apesar do sucesso na época.

Santos sede - Nos anos de 1946, 1948, 1951 e 1965, Santos serviu de sede para os Jogos Abertos do Interior. Em todos esses anos, houve recordes de inscrições de cidades e atletas: Santos foi ainda campeã coletiva, título suprimido em 1952, nos Jogos de Ribeirão Preto. No último ano que serviu de sede, inscreveram-se 111 cidades, recorde até hoje. Das 13 modalidades disputadas, Santos conquistou 10 - outro recorde -, além dos de natação e atletismo que bateu.


Em outubro de 1946, a equipe campeã do XI Jogos Abertos do Interior, realizados pela primeira vez em Santos. Da esquerda para a direita: Waldemar Rodrigues de Souza (Vadico), Maneco Fernandes, John Stanley Tate, dr. Theófilo Falcão (técnico da delegação) e Rodolfo Mourão.
Foto: acervo de Gilmar Domingos de Oliveira, publicada na seção Imagem do Passado do jornal santista A Tribuna, em 17 de novembro de 2006

Leva para a página seguinte da série