Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0276j.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/19/06 17:32:09
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - A MAIS ESPORTIVA
Surgem as ligas desportivas

Destaque para o incremento ocorrido desde 1957
Leva para a página anterior
Em sua primeira edição, no dia 1º de julho de 1967, o jornal Cidade de Santos (grupo Folha de São Paulo - exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda -), publicou esta matéria:
 
Santos cresceu em 10 anos

Até o ano de 1957, em Santos só havia a liga de Basquetebol (fundada em 1931), Liga Santista de Esportes Aquáticos (em 14/4/1941), Liga de Futebol Amador de Santos (em 18/5/1941), Liga Santista de Tênis de Mesa (em 27/5/1947), Liga de Malha de Santos (em 30/3/1948), Liga Santista de Ciclismo (em 20/6/1955) e Liga Santista de Pugilismo (em 10/8/1956).

No dia 16/10/1959, foi fundada a Liga Santista de Caça Submarina; em 16/9/1958, a Santista de Futebol de Salão; em 25/10/1960, a Santista de Halterofilismo; em 6/12/1961, a Santista de Judô e em 25/8/1966, a Santista de Tamboréu.

Além dessas, a de Futebol de Praia e de muitas outras modalidades estão surgindo, mostrando que o esporte santista acompanha palmo a palmo o progresso da cidade.

Registrou a revista santista Flama, na edição de março de 1944 (ano XXIII, nº 3):


"Severino Moretti, na sua chegada sensacional. Assim alcançou o prêmio do seu esforço esse valoroso atleta vascaíno, uma das maiores expressões da natação santista, já vencedor da mesma prova em 1939"
Foto-legenda publicada com a matéria

Severino Moretti, do Vasco, venceu a VII Travessia do Canal a Nado

Empolgante, sob todos os aspectos, a grande prova da VII Travessia do Canal a Nado. Nela se empregaram os nossos melhores nadadores, que desenvolveram o máximo de suas possibilidades, lutando contra a agitação do mar, que se apresentava de forma pouco convidativa para tão formidável demonstração. Não obstante, os nadadores santistas proporcionaram a uma assistência de milhares de pessoas, magnífica exibição da sua eficiência, um espetáculo digno de ser apreciado.

Severino Moretti, do Clube de Regatas Vasco da Gama, foi vencedor da Travessia, colocando-se em segundo lugar Severino Passo, também do Vasco, e em terceiro João Francisco Schneider, do Saldanha da Gama.

Na classificação coletiva masculina venceu o Saldanha da Gama. Na feminina venceu o Vasco da Gama, obtendo ainda Ilsa Cardim, do clube das caravelas, o primeiro lugar, colocando-se em segundo Ilsa Barcelos, do Saldanha.

Foi a seguinte a classificação, até ao décimo lugar: 1º - Severino Moretti, do Vasco; 2º - Severino Passos, do Vasco; 3º João Francisco Schneider, do Saldanha; 4º - Candido Valejo, do Saldanha; 5º - José Felipe, do Saldanha; 6º - Carlos Reupcke, do Saldanha; 7º - Olímpio Azevedo, do Tumiaru; 8º - Maurety Silveira, do Vasco; 9º - Arrigo Battendieri, do Saldanha; 10º - Adalberto Mariani, do Vasco.


 "Um grupo de nadadores, fotografados antes da partida"
Foto-legenda publicada com a matéria


"Severino Moretti, vencedor da Travessia; Ilsa Cardim, que tirou o primeiro lugar
na classificação feminina; e Severino Passos, colocado em segundo lugar"
Foto-legenda publicada com a matéria


"Ilsa Cardim, nadadora perfeita, é campeã paulista, tendo realizado ótima demonstração. Seus triunfos asseguram-lhe um lugar de destaque na natação de S. Paulo, de que é um dos mais expressivos valores. O clichê mostra-nos a chegada vitoriosa de Ilsa"
Foto-legenda publicada com a matéria


"Um grupo de nadadoras, antes do início da prova"
Foto-legenda publicada com a matéria


"Severino Moretti e Ilsa Cardim, vencedores, nas suas respectivas categorias,
da Travessia do Canal a Nado, cumprimentam-se, após a vitória"
Foto-legenda publicada com a matéria


"A turma da Base Aérea que obteve o 1º lugar na classificação coletiva,
entre as classes armadas, na Travessia do Canal a Nado"
Foto-legenda publicada com a matéria

Foto-legendas da antiga revista santista Flama, destacando outras modalidades esportivas praticadas em Santos na época da Segunda Guerra Mundial:

1ª Olimpíada Colegial de Educação Física



"1ª OLIMPÍADA COLEGIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - Realizou-se no dia 28, no campo do Santos F. C., o desfile da 1ª Olimpíada Colegial de Educação Física, que se revestiu de grande brilhantismo. O júri para julgamento dos concorrentes decidiu classificá-los da seguinte forma: 1º lugar, Instituto D. Escolástica Rosa; 2º lugar, Ginásio Tarquínio Silva (Ginásio); 3º lugar, Ginásio Tarquínio Silva (Comércio); 4º lugar, Ginásio Luso-Brasileiro; 5º lugar, Liceu Coelho Neto; 6º lugar, Ginásio São Paulo (Ginásio)"
Fotos: Flama, maio de 1944 (ano XXIII, nº 5)

Travessia da Baía de São Vicente a Nado



"TRAVESSIA DA BAÍA DE SÃO VICENTE A NADO - Realizou-se, no dia 2 de abril, nela tomando parte 40 nadadores, a 3ª Travessia da Baía de São Vicente a Nado. A prova foi disputada com grande entusiasmo, vencendo, pela terceira vez, Olímpio Azevedo Filho. Na classificação de moças tirou o primeiro lugar Diva M. Lima. Em segundo lugar, na classificação masculina, colocou-se Paulo C. Oliveira, e, na de moças, Neide Teixeira. A classificação até ao décimo lugar foi a seguinte:  1º Olímpio Azevedo Filho, - 2º Paulo C. de Oliveira, - 3º Luís A. Barbosa, - 4º Edison Teles Azevedo Júnior, - 5º Paulo W. Ambuzeiro, - 6º Nilo de Campos, - 7º Irineu C. de Carvalho, - 8º Jairo Reipert, - 9º Jonas P. Landall, - 10º Alcides Rocha. Vêem-se, no nosso clichê, da esquerda para a direita, Paulo C. de Oliveira, Olímpio Azevedo Filho, Diva M. Lima e Neide Teixeira"
Fotos: Flama, abril de 1944 (ano XXIII, nº 4)

Travessia do Canal em revezamento



"TRAVESSIA DO CANAL EM REVEZAMENTO - A Comissão Central de Esportes, numa exata compreensão dos fins para que foi criada, tem procurado incentivar o esporte, por todos os modos. Dentre as competições promovidas pela C.C. E., teve invulgar relevo a da Travessia do Canal em revezamento, realizada no dia 12, da qual participaram os clubes locais e elementos das forças armadas. Publicamos, acima, a turma do Clube Regatas Vasco da Gama, vencedora da prova feminina, e, em baixo, a do C. R. Saldanha da Gama, vencedora da prova masculina. Das classes militares venceu o 4º B.C., ficando em segundo lugar o 6º G. M.A.C."
Fotos: Flama, março de 1944 (ano XXIII, nº 3)

Leva para a página seguinte da série