Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0276b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/07/05 15:09:38
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - A MAIS ESPORTIVA
Outros desafios

Leva para a página anterior
Desde o tempo em que o jornalista Adriano Neiva da Motta e Silva - o De Vaney - conseguiu demonstrar (em 1956) que Santos era, já então, a cidade mais esportiva do Brasil, novas atividades e novos eventos não só confirmam esse título (e o de capital futebolística do Brasil), mas permitem ousar na afirmação: talvez Santos seja mesmo a cidade mais esportiva do mundo.

Desde 1995, Santos passou a participar todos os anos do Dia Internacional do Desafio (Challenge Day), registrado sucessivas vitórias. A página Web do Serviço Social do Comércio (Sesc-SP), coordenador latino-americano do evento, registrou em espanhol, em 22 de maio de 2004:


Imagem: captura de tela, página Web do Sesc-SP

CONOZCA - HISTÓRICO
CURIOSIDADES

Cada vez más el Día del Desafío presenta experiencias inéditas, actividades interesantes y la creciente preocupación con el bienestar físico, el mantenimiento de la salud y el respeto a la cultura local.

Conozca algunas de ellas:

En Santos-SP, los organizadores del Día del Desafío organizaron un desfile por la costa marítima, recreando una escuela de "samba". Cada "ala" presentó un deporte diferente, caracterizado por alegorías y uniformes.

Caminando, bailando y cantando, los participantes hicieron del desafío un momento de relajación.

[...]


Em destaque no site, a competição em 2003, na praia de Santos
Imagem: captura de tela, página Web do Sesc-SP

A mesma página contou ainda a história dessa competição internacional (traduzida do espanhol):


Imagem: captura de tela, página Web do Sesc-SP

CONHEÇA - HISTÓRICO
COMO TUDO COMEÇOU

No inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o prefeito sugeriu que, às 15 horas - quando a noite já caía sobre as ruas - as pessoas apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e hora. Entretanto, o inverno de temperaturas baixíssimas fez com que a atividade fosse transferida para o mês de maio, início do verão no Hemisfério Norte.

Desde então, o Dia do Desafio passou a ser realizado anualmente no mês de maio e cresce em número de cidades e em total de participantes, ano após ano.

Em 1995, o Sesc de São Paulo realiza o evento no Brasil pela primeira vez, em colaboração com Tafisa. Participação de 35 cidades, mobilizando 1.968.150 pessoas.

No ano de 1997, a Associação Latino-Americana de Tempo Livre e Recreação (Alatir) e a Rede Globo de Televisão começaram a apoiar o evento. O Sesc-SP passa a coordenar as atividades do Dia do Desafio para América Latina, trabalhando em colaboração com as câmaras municipais de cada cidade participante.


Imagem: captura de tela, página Web da Tafisa em espanhol

A cidade de São Paulo participa pela primeira vez do movimento em 1998, em caráter experimental, mobilizando 864 mil habitantes para a atividade física.

A atividade teve um grande crescimento em 1999 e a partir desse ano foi agregando mais cidades e estabelecendo associações cada vez mais sólidas. Em 2000, uma comitiva da Croácia visita a cidade oponente de Holambra-SP e é estabelecido o intercâmbio cultural entre as duas cidades - um dos objetivos do Dia do Desafio. A partir desse ano, o Sesc começa a coordenar o Dia do Desafio em todo o Continente Americano.

No cenário internacional, as cidades brasileiras se fazem representar aceitando desafios prévios de países de outros continentes, como Japão e cidades européias.

Em 2001, o Dia do Desafio conseguiu mobilizar 19 milhões de pessoas, uma marca absoluta entre as coordenações do evento, sendo que o Continente Americano se destacou em número de cidades e em total de pessoas participantes.

No ano de 2002, o Dia do Desafio chega a 1.096 cidades de 25 países do Continente Americano. É a primeira vez que países como Cuba, Paraguai e Ilhas Malvinas (N.E.: também denominadas Ilhas Falklands) participam.

Os resultados de 2003 superaram as expectativas dos organizadores. Mais de 38 milhões de pessoas, de 1.548 cidades, de 24 países do Continente Americano, praticaram 15 minutos de atividade física, incentivados a superar a inatividade.

Leva para a página seguinte da série