Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0276a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/07/05 15:08:29
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - A MAIS ESPORTIVA
O primeiro desafio

Leva para a página anterior
Desde o tempo em que o jornalista Adriano Neiva da Motta e Silva - o De Vaney - conseguiu demonstrar (em 1956) que Santos era, já então, a cidade mais esportiva do Brasil, novas atividades e novos eventos não só confirmam esse título (e o de capital futebolística do Brasil), mas permitem ousar na afirmação: talvez Santos seja mesmo a cidade mais esportiva do mundo.

Isso tem sido demonstrado na disputa com outras cidades do mundo no Dia do Desafio (Challenge Day), desde 1995, quando pela primeira vez o Brasil participou da competição, com 35 cidades (1.968.150 pessoas). A matéria a seguir, publicada no jornal santista A Tribuna em 1º de junho de 1995, registra a primeira disputa (e também primeira vitória) nesse concurso internacional:


O Challenge Day, Dia Internacional do Desafio, conseguiu reunir milhares de pessoas no porto...
Foto: Irandy Ribas, publicada com a matéria

Santos derrota Tel Aviv no Dia Internacional do Desafio

A população santista respondeu da melhor maneira ao Challenge Day, o Dia Internacional do Desafio. Durante toda a quarta-feira, as pessoas procuraram, de alguma forma, se submeter a uma atividade física. Sucesso absoluto. A vitória sobre Tel Aviv, capital de Israel, estava virtualmente garantida, pois o número de participantes brasileiros se mostrava superior. A Cidade perdedora terá de hastear, no prédio da Prefeitura, a bandeira do município ganhador por uma semana. "Está no papo", disse o prefeito David Capistrano, logo após dar sua colaboração para puxar uma embarcação de 1.400 toneladas no Porto.


...para, juntas, atracarem um navio de 1.400 toneladas apenas com a utilização de cordas
Foto: Irandy Ribas, publicada com a matéria

DIA DO DESAFIO
Cidade se une através do esporte

A promoção foi um sucesso absoluto. Durante toda a quarta-feira, milhares de pessoas procuraram se submeter a alguma atividade física

Mauro Massa
Da Reportagem

A população santista respondeu da melhor maneira ao Challenge Day, o Dia Internacional do Desafio. Durante toda a quarta-feira, as pessoas procuraram, de alguma forma, se submeter a uma atividade física. Sucesso absoluto. A vitória sobre Tel Aviv, capital de Israel, estava virtualmente garantida, pois o número de participantes brasileiros se mostrava superior ao adversário até o início da noite.

Nessa luta, a cidade perdedora terá de hastear, no prédio da Prefeitura, a bandeira do município ganhador por um período de uma semana. "Está no papo", disse o prefeito David Capistrano, logo após dar sua colaboração para puxar uma embarcação de 1.400 toneladas no Porto.

Ontem foi um dia especial em Santos. Desde as primeiras horas da manhã, as pessoas puderam fazer algum exercício. O Sesc montou um esquema na praia aos interessados, oferecendo várias atividades. Estima-se que cerca de 20.000 pessoas aderiram aos jogos de vôlei, futebol, aulas de ginástica e recreações entre as imediações da Avenida Conselheiro Nébias e o Canal 5. Quem não pôde comparecer, utilizou o telefone. Bastou ligar para 0800-162700 e informar o tipo de exercício que era praticado naquele momento em casa ou no lugar de trabalho.

O ponto máximo, porém, se registrou à tarde. O cais, nas proximidades do Armazém 31, ganhou um colorido especial. No local, 6.000 pessoas arregaçaram as mangas e atracaram uma draga e um batelão acoplados. O desempenho deu inveja até em prático da barra. Em três minutos, os barcos, que estavam a 30 metros de distância, encostaram no cais em meio a uma enorme festa.


Cerca de 6.000 pessoas atracaram a draga Santa Catarina e o batelão Jurubatuba
Foto: Carlos Nogueira, publicada com a matéria

Superior - O Sesc informava que Tel Aviv, às 19 horas (de Israel) computava um total de 89.000 pessoas envolvidas nas atividades físicas. Enquanto isso, Santos, às 19h50, já somava 147.000 participantes.

Em Tel Aviv haveria duas programações até o término. Aqui ainda aconteceria uma apresentação de grupos de dança na Praça Mauá, no Centro - que teve início por volta das 17h30 - e uma aula de ginástica na seqüência, além de um passeio - de bicicleta, patim, skate - a partir da Praça das Bandeiras, no Gonzaga, até a frente do Sesc, na Rua Conselheiro Ribas, com o Trio Elétrico Cara de Gato, no período noturno.

O vencedor será conhecido apenas hoje. A Tafisa - organizadora da promoção com sede em Frankfurt, Alemanha -, de posse do desempenho das duas cidades, divulgará o resultado final às 9 horas, por intermédio de fax.

O Challenge Day é uma promoção do Sec, ao lado da Prefeitura de Santos e Sport For All, com apoio de A Tribuna - jornal, rádios e TV - e Rede Globo.


Um grupo de funcionários de A Tribuna também participou do Dia do Desafio
Foto: Sílvio Luiz, publicada com a matéria

Grande concentração de atletas

Da Reportagem

A expectativa do Dia do Desafio crescia com o passar dos minutos. A área próxima ao Armazém 31 concentrava o maior número de atletas já visto em tão poucos metros quadrados. Havia representantes da ginástica olímpica, do judô, ciclismo, de todas academias de ginástica, trabalhadores portuários e da política.

Um dos primeiros lugares em uma das cortas de náilon com 75 metros de comprimento tinha o prefeito David Capistrano. "Jamais ouvi falar nisso, puxar um navio no muque", espantou-se. Começou, alertaram várias sirenes. "Força, prefeito", gritou um rapaz.

O petista Capistrano enfim ficou vermelho, ao menos no rosto. "Força, prefeito", insistia o mesmo rapaz. E Capistrano não decepcionava. As veias do pescoço se encheram e saltaram, os sapatos - impróprios - escorregavam no chão liso. "Força, prefeito", repetia o desalmado espectador.

Apesar de estar com a forma física comprometida, visivelmente acima do peso, Capistrano ficou feliz ao ver as embarcações atracadas e um microfone. "Conseguimos", gritava ele em cima de um palco armado. Ali, parecia bem mais à vontade.

Enquanto segurou na corda, Capistrano recebeu o importante apoio de Célio Nori, secretário municipal de Esportes. "Vamos lá, chefe", suspirou Nori.

Os barcos demoraram três minutos para percorrerem os 30 metros até encostarem no cais. Ao final, centenas de bolas de gás comemoraram a proeza, enquanto todos se abraçavam ao som do Hino Nacional executado pela banda do 2º BC.

Ficha técnica - Os barcos envolvidos no desafio são a draga Santa Catarina e o batelão Jurubatuba, pertencentes à Companhia Docas do Estado de São Paulo. Juntos, somam 1.400 toneladas.

Conforme a Assessoria de Imprensa da Codesp, a draga tem 62 metros de comprimento, boca (largura máxima) de 4,5 metros, peso de 850 toneladas e calado de 3,10 metros. O batelão tem 50 metros de comprimento, 9 metros de boca, um peso que alcança 550 toneladas e calado de 3,90 metros.

No trabalho - Várias empresas se juntaram à promoção e promoveram alguma atividade física durante a quarta-feira. Em A Tribuna, um grupo de funcionários participou de uma aula, pela manhã, a cargo do instrutor profissional de ginástica Paulo Farias. "Essa iniciativa é ótima, desperta o interesse pelo esporte".

No Salão Paulo Clemente Santini, Paulo Farias começou a sessão com um aquecimento de articulações e circulação sangüínea, deu alongamentos de membros inferiores e superiores, "com ênfase para a coluna vertebral, que é um problema para quem trabalha em escritório", e terminou com um relaxamento a nível de respiração. (MM)


Charge se refere à greve dos petroleiros, que há 30 dias deixava o País sem combustíveis
Charge: Seri, publicada em A Tribuna de 1/6/1995, na página 2

Leva para a página seguinte da série