Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0266b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/28/04 11:52:55
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - J. BOTÂNICO
Um jardim em homenagem a Chico Mendes (2)

Leva para a página anterior
Reformado em 2001, o Jardim Botânico Municipal Chico Mendes foi nos anos seguintes preparado para se integrar à rede Brasileira de Jardins Botânicos, e recebeu novos equipamentos, inclusive um estádio municipal para a prática de esporte amador.

A reforma de 2001 foi assim registrada pelo Diário Oficial de Santos, na edição de 4 de outubro de 2001:


QUALIDADE DE VIDA - Uma das maiores áreas verdes da Cidade, o Jardim Botânico será entregue à população no sábado, após ampla reforma realizada pela Prefeitura
Foto: Antônio Vargas, publicada com a matéria

ZONA NOROESTE
Festa marcará entrega do Jardim Botânico

No próximo sábado, uma das principais atrações turísticas do Município, o Jardim Botânico Chico Mendes, será palco de uma festa organizada pelo Departamento de Assuntos Comunitários da Zona Noroeste (Deac-ZNo), vinculado à Secretaria de Governo (SGO). O evento marcará a entrega das obras de reforma do equipamento. Por isso, uma extensa programação foi elaborada, devendo ser cumprida das 13 às 18 horas.

Entre os destaques, estão as apresentações circenses, com direito a acrobacias de bicicleta, pernas de pau, números de contorcionismo e engolidor de fogo. Oficinas de maquiagem infantil, escultura em balões, desenho livre e origami também serão oferecidas a quem prestigiar os festejos. Além disso, haverá Espaço de Leitura de jornais e revistas, montado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Atividades esportivas e recreativas serão promovidas dentro do programa Clube da Rua, da Secretaria Municipal de Esportes (Semes).

Música - Às 13 horas, o público vai conferir uma apresentação de capoeira, feita pelo grupo Nova Visão, sob o comando de Mestre Chocolate. Das 14 às 15h30, o tecladista Adilson Alonso fará uma performance. Em seguida, a partir das 16 horas, a Prefeitura inaugurará o empreendimento. Às 16h30, haverá um show da banda Mangue Seco, que tocará reggae, maracatu e MPB.

As crianças terão um presente especial nessa festa: pipocas e algodões doces serão distribuídos de graça. Elas ainda poderão se divertir no tobogã, quadra de futebol de sabão, touro mecânico e cama elástica.

Quem gosta de pintura não poderá perder a exposição com aula aberta. Já os amantes de artesanato terão a FeirArte como opção de lazer.


A Seosp realizou uma série de melhorias no parque, 
que possui 90 mil m² de área e mais de 300 espécies de plantas
Foto: Antônio Vargas, publicada com a matéria

Parque passa por ampla reforma

Na primeira fase da reforma, iniciada em janeiro, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp), responsável pela execução dos serviços, fez uma série de melhorias no local, que possui 90 mil m² e mais de 300 espécies de plantas.

As benfeitorias incluem: intervenção nos três lagos, instalação de um posto da Guarda Municipal da Zona Noroeste em um edifício totalmente restaurado, construção de um novo parquinho em área próxima a essa unidade, realinhamento de guias e substituição de sarjetas quebradas, pavimentação das ruas internas, recuperação dos canteiros e edificação de um deck cultural, que é um avançado de madeira sobre o lago maior para apresentação de conjuntos, corais e bandas.

Hoje, cerca de 60 operários estão trabalhando nas obras, que estão sendo agilizadas para a grande festa. Atualmente, eles estão construindo um chafariz na entrada do Botânico. A reforma das estufas, a troca de luminárias da parte turística, a revisão dos últimos detalhes para colocação de cinco bombas de água nos chafarizes, a recuperação da guarita que abrigará um posto de informações da Secretaria de Turismo (Setur), a recomposição de jardins e a execução de um portal estão em andamento. Esse portal está sendo erguido na Alameda Paulo Viriato Corrêa da Costa, que terá uma extensão de aproximadamente 300 metros lineares, onde serão plantadas mudas de pau-brasil. Além disso, bebedouros estão sendo colocados em funcionamento.

Jardim japonês - Na segunda etapa, a intenção é separar a área operacional da turística, organizando assim o espaço disponível dentro do parque. Para tanto, um projeto está sendo desenvolvido pela Administração. Mas, uma das novidades importantes será o jardim japonês, que irá embelezar ainda mais o local. Para montá-lo, os técnicos contam com a ajuda da colônia japonesa. Interessados em colaborar podem contatar o Deac-ZNo pelo telefone 3203-3721.

Além da Seosp e da SGO, estão envolvidas na revitalização do parque as secretarias de Turismo (Setur), Meio-Ambiente (Semam) e Semes.


NATUREZA - O Jardim Botânico Chico Mendes, na Zona Noroeste, 
é um dos locais preferidos por aqueles que gostam da proximidade com o verde
Foto: Rogério Bomfim, Diário Oficial de Santos, 4 de junho de 2004

O mesmo Diário Oficial de Santos, na edição de 6 de agosto de 2003, noticiou:

Jardim Botânico seguirá padrões internacionais

A Prefeitura iniciará em breve a implantação de uma série de medidas para enquadrar o Jardim Botânico Chico Mendes nos padrões da Rede Brasileira de Jardins Botânicos. Com isto, o parque estará ligado a um circuito internacional, o que possibilitará a captação de recursos financeiros no exterior. A unidade, para tanto, deverá possuir uma considerável coleção de plantas, principalmente nativas, equipe técnica adequada e estar voltada à pesquisa ambiental.


Foto: Rogério Bomfim, publicada com a matéria

MEIO-AMBIENTE
Parque santista deverá se integrar à Rede Brasileira de Jardins Botânicos

Respeitar a natureza e incentivar o desenvolvimento da consciência ambiental. Estas são duas ações que fazem parte das prioridades da Prefeitura de Santos (PMS) e que ganham novo impulso com a busca da integração do Jardim Botânico Chico Mendes, na Zona Noroeste, à Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB).

A integração foi discutida durante a 12ª Reunião de Jardins Botânicos Brasileiros, que acontece anualmente e teve sua última edição no mês passado, em Belém (PA). Participaram do evento especialistas na área, como o presidente da RBJB e representantes do órgão no âmbito internacional e do Ibama. A Prefeitura de Santos também esteve representada e em breve poderá anunciar boas notícias.

O intuito é fazer com que o Jardim Botânico da Cidade passe a figurar na RBJB, o que trará contato com a rede internacional e irá possibilitar a captação de recursos financeiros no exterior para o aprimoramento do equipamento. Para tanto, a unidade deve se enquadrar em uma série de critérios, como manter uma considerável coleção de plantas, principalmente nativas, equipe técnica adequada e ser uma unidade voltada à pesquisa ambiental.

Além da captação de recursos para investimentos a PMS visa incrementar e valorizar o parque enquanto ponte entre o trabalho de pesquisa e a população, de modo a difundir a preservação ambiental. O Jardim Botânico Chico Mendes fica na Rua João Fraccaroli s/nº - Zona Noroeste. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3203-6728.


Medidas vão enquadrar o Chico Mendes nos padrões da RBJB
Foto: Rogério Bomfim, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série