Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0250r.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/31/05 14:21:16
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ENSINO
A educação... e as antigas escolas (18-a)

Leva para a página anterior
Mantenedora da Universidade Católica de Santos (Unisantos), a Sociedade Visconde de São Leopoldo (SVSL) teve seu aniversário registrado em matéria publicitária publicada no semanário santista Jornal da Orla, na edição de 27/28 de agosto de 2005:
 


Dom Idílio, colaboradores e autoridades da época:
Da esquerda para a direita, de pé: jornalista Hamleto Rosato; fundador dr. Oswaldo Paulino; vereador Amorim Filho; fundador dr. José Costa e Silva Sobrinho; radialista José Gomes. Sentados: fundador, dr. Adhemar de Figueiredo Lyra; prefeito e fundador, dr. Alcaide Valls; fundador e idealizador, d. Idílio José Soares; fundador, dr. Lincoln Feliciano
Foto publicada com a matéria e na revista Leopoldianum 63, editada pela SVSL em abril de 1977

ENSINO
São Leopoldo completa 54 anos

Sua história funde-se com a própria história do ensino superior na região, pois foi a responsável pela instalação do pioneiro curso de Direito e pela expansão, hoje representada por 29 cursos de graduação, seis seqüenciais, cerca de 40 de pós-graduação e cinco de mestrado, todos vinculados à Universidade Católica de Santos.

Idealizada pelo bispo diocesano Dom Idílio José Soares, juntamente com um grupo de 14 atuantes cidadãos, recebeu esse nome em homenagem ao santista José Feliciano Fernandes Pinheiro, o Visconde de São Leopoldo, instituidor dos cursos jurídicos no País, presidente da Província do Rio Grande e fundador da atual cidade de São Leopoldo, naquele estado do Sul do País.

Como resultado desse trabalho, foram criadas a Faculdade Católica de Direito, instalada em 1953; a de Filosofia, Ciências e Letras, em 1955, e a de Ciências Econômicas e Comerciais, transferida para a administração da SVSL em 1959.

No início da década de 70, surgiram as Faculdades de Arquitetura e Urbanismo, de Serviço Social e de Comunicação, e nos anos 80, as de Farmácia, de Enfermagem e de Engenharia. Em 1986, o Ministério da Educação aprovou o reconhecimento da Universidade Católica de Santos. Com a reforma universitária do ano passado, as faculdades foram extintas e seus cursos agrupados nos atuais cinco Centros de Ensino.

Com o falecimento de Dom Idílio, em 1966, a entidade passou a ser presidida pelo novo bispo diocesano, Dom David Picão, até 2000, ano da sua resignação. A partir desse ano, Dom Jacyr Francisco Braido, quinto bispo diocesano de Santos, é o presidente que vem liderando uma série de mudanças regimentais e administrativas, tanto na universidade como no Liceu Santista, com o objetivo de adequá-los aos novos tempos, sem perder de foco os valores cristãos e a preocupação comunitária que inspiraram os fundadores.

A atual diretoria é constituída pelo vice-presidente, o vigário geral da diocese, padre Antonio Baldan Casal, e pela diretora-secretária, professora-doutora Clotilde Paul. A administração do Complexo Educacional São Leopoldo está a cargo do gerente administrativo, Alberto Ferreira do Carmo Filho.

A qualidade de ensino e a tradição em formar profissionais éticos e competentes são reconhecidas pela comunidade local, por autoridades e outras instituições.

 

Mantenedora da UniSantos e do Liceu Santista faz aniversário e anuncia expansão

 

Expansão - Na mesma linha, o Liceu Santista, incorporado em 1977, é exemplo das mais modernas instalações da região e qualidade do corpo docente.

Recentemente recebida como parceira da Rede Salesiana, a escola ocupa área de mais de 10 mil metros quadrados na Avenida Francisco Glicério, 642, onde destaca-se área exclusiva para a Educação Infantil, com mini-cidade, laboratório de Informática, piscina aquecida, refeitório, horta e área de recreação.

Da mesma forma, os Ensinos Fundamental e Médio dispõem de instalações modernas, com amplas salas de aulas, outras de uso específico e modernos laboratórios. Toda essa área é climatizada e completada por ginásio poliesportivo, capela, auditório e áreas de convivência.

Já está em construção, com inauguração prevista para 2006, um novo bloco com piscina semi-olímpica aquecida e salas de mídia audiovisual, novos laboratórios, salas-ambiente e espaços de convivência e alimentação.


Sede da SVSL no bairro Pompéia
Foto publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série