Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188n.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/09/06 09:02:37
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Igrejas
A centenária comunidade dos luteranos (1)

Leva para a página anterior
Em outubro de 2006, a Igreja Luterana comemorou um século de presença em Santos, embora seu templo só tenha sido inaugurado em 1935, na Avenida Francisco Glicério, 626. A Igreja Luterana foi fundada pelo ex-padre católico Martinho Lutero, na Idade Média, com o movimento denominado Reforma, e as primeiras comunidades no Brasil surgiram em 1824, com a chegada dos imigrantes alemães.

Os textos a seguir foram publicados em 10/2006 pela confissão santista da Igreja Luterana, em suas páginas Web na Internet:


Inauguração do templo luterano, em 1935
Foto publicada com a matéria

A Igreja Evangélica Luterana iniciou oficialmente em Santos em 14 de outubro de 1906, data da sua fundação. Os imigrantes alemães iniciaram a nossa Igreja em Santos. As suas atividades eram todas em língua alemã. A comunidade reuniu-se primeiramente na escola alemã em Santos.

Logomarca do centenário
Publicada com a matéria

Até o ano de 1912, a Igreja em Santos foi atendida por pastores vindos de São Paulo, quando em 4 de fevereiro daquele ano foi instalado o primeiro pastor em Santos, o Pastor W. Heidenreich.

No ano de 1935 a comunidade inaugurou o seu templo próprio, o qual permanece até hoje. Nesta época, a comunidade alcançou a sua fase áurea, chegando a ter mais de 750 famílias membros.

Em 1943, devido a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, o pastor, assim como todos os alemães foram intimados a deixar o litoral, considerado área de segurança. Muitas propriedades alemãs foram confiscadas, entre elas o imóvel da escola alemã pertencente a nossa comunidade. O templo salvou-se por ter sido emprestado para a Igreja Presbiteriana, que o devolveu após o retorno do pastor em 1959. A grande maioria dos membros da comunidade fixou residência em outras regiões e não mais voltou para Santos.


O templo luterano, em antiga foto
Foto publicada com a matéria

Em 1970, a nossa comunidade filiou-se a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Na década de setenta foi reativado o trabalho da Missão aos Marinheiros em convênio com a Deutsch Sudens Misson. O pastor desenvolvia o trabalho junto aos marítimos e a comunidade local.

Em 1978, estas atividades foram desvinculadas, e a comunidade passou a ter o seu próprio pastorado. Em 1985 a Missão aos Marinheiros deixou de usar as dependências da comunidade. Durante o ano de 1988, a comunidade ficou com o seu pastorado vago, sendo atendida por pastores da União Paroquial de São Paulo.

Na busca em dinamizar a comunidade de Santos foi elaborado o Projeto Gaivota, no qual a Paróquia de Santos cederia as suas dependências e parte do tempo do seu obreiro para um Centro Pastoral de Formação e Missão. Em 1989 o pastorado foi suprido e deu se início a este projeto, graças ao qual foi construída uma casa pastoral no terreno da comunidade. O Centro de Formação infelizmente não se desenvolveu conforme o esperado.

Os melhores resultados foram do curso por correspondência, que chegou atingir 500 participantes. A Paróquia de Santos ganhou um novo ânimo, foram formados alguns pontos de pregação aglutinando os luteranos que residem mais distantes da sede. Durante este período o pastorado recebeu uma subvenção que encerrou em 1995.

Hoje a Paróquia de Santos conta com cerca de 230 pessoas localizadas desde Peruíbe até Bertioga, sendo a maioria residentes em Santos e São Vicente.


Pastor luterano em visita a colonos
Foto publicada com a matéria


Celebrando uma história de fé
100 anos da Paróquia de Santos/SP

Por Paróquia Evangélica de Santos | Publicado 10/25/2006

"É com alegria que os recebemos em nossa Igreja para celebrarmos os 100 anos de sua fundação. Em 14 de outubro de 1906 um grupo de cerca de 50 pessoas reunidas na antiga Escola Alemã na praça dos Andradas, acompanhadas pelo Pastor Wilhelm Bauer, da Paróquia Centro de São Paulo, fundaram a Igreja Evangélica Luterana em Santos.

"Hoje, 14 de outubro de 2006, 100 anos se passaram. Um século não é um mês ou um ano. É uma história de fé, de testemunho do amor que vem de Deus, de construção de um caminho de esperança. Hoje celebramos este passado, agradecendo a Deus por ter nos conduzido até aqui e pedimos que ele nos acompanhe nesta celebração e abençoe o nosso futuro."

Com estas palavras, o presidente da Paróquia de Santos, sr. José Carlos de Carvalho Silva, saudou os presentes no culto que comemorou os 100 anos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Santos no último dia 14 de outubro às 19 h.


Celebração do centenário da igreja luterana em Santos
Foto publicada com a matéria e enviada a Novo Milênio pelo pastor Eduardo Paulo Stauder

O culto festivo marcou os festejos do centenário, os quais estão mobilizando a Paróquia de Santos durante todo o ano de 2006. A história da Paróquia de Santos foi celebrada com gratidão e alegria como um caminho de esperança, que com muita coragem, carinho e persistência continua sendo construído.

A prédica, baseada no texto de Lucas 5.1-11, foi um convite a permanecermos firmes no testemunho do Evangelho, a lançarmos a rede nas águas de Santos como pescadores de gente, promotores da vida e esperança. A prédica foi dirigida pelo Pastor Guilherme Lieven, que está se despedindo da Paróquia do ABCD para assumir a função de Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste em dezembro de 2006.
Durante a celebração o pastor Guilherme também animou a todos com a apresentação de músicas.


Celebração do centenário da igreja luterana em Santos
Foto publicada com a matéria e enviada a Novo Milênio pelo pastor Eduardo Paulo Stauder

Durante os seus cem anos de história, muitas pessoas passaram pela vida da Igreja em Santos. Cada uma delas deu a sua contribuição e ajudou a construir uma história de testemunho de fé. Representando as centenas de pessoas que construíram e constroem esta história, foram homenageadas a senhora Bertha Reichardt e Bárbara Geise, mãe e filha.


Celebração do centenário da igreja luterana em Santos
Foto enviada a Novo Milênio pelo pastor Eduardo Paulo Stauder

A senhora Bertha Reichardt, natural da cidade de Santos e com 95 anos, é viúva do Pastor Reichardt que veio da Igreja de Berlim em 1929 para servir na Paróquia de Santos. Ele acompanhou a construção do atual templo em 1935, o fechamento da Igreja durante a Segunda Guerra Mundial e ajudou na retomada das atividades no período pós-guerra.


Celebração do centenário da igreja luterana em Santos
Foto enviada a Novo Milênio pelo pastor Eduardo Paulo Stauder

Após o culto todos se confraternizaram no salão comunitário, onde não faltou o bolo e o "parabéns a você". Muitas pessoas amigas da comunidade estiveram presentes, bem como representantes de comunidades irmãs da União Paroquial de São Paulo, de outras igrejas e entidades da cidade de Santos.

A força da história da Igreja Evangélica Luterana em Santos não está na grandeza de uma instituição, mas no testemunho de fé de centenas de pessoas que ousam viver o amor que vem de Deus.


O bolo comemorativo do centenário
Foto publicada com a matéria e enviada a Novo Milênio pelo pastor Eduardo Paulo Stauder

Leva para a página seguinte da série