Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0187d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/05/06 08:58:21
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CADEIAS
Antigas instalações carcerárias (4)

Leva para a página anterior
Em sua página Web na Internet, a Prefeitura Municipal de Santos publicou, cerca de 1998, o texto:
 
Velha Cadeia

Muitos sabem onde ela fica e o que é hoje. Mas poucos conhecem sua história o e o que representou para a Cidade e até para o País. A Cadeia Velha, ou Casa de Câmara e Cadeia, edifício localizado na Praça dos Andradas, em 1865, ainda em fase de construção, já abrigava as tropas da região que lutariam e retornavam da Guerra do Paraguai.

Mais tarde, o prédio em estilo colonial, levantado em pedra e cal, sediou o Fórum, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Recursos. Em 15 de novembro de 1894, a Câmara Municipal promulgou a primeira e única Constituição Municipal ocupando as instalações da Cadeia Velha.

Foto publicada com a matéria

A tradicional construção serviu também de enfermaria, atendendo as vítimas de um surto de peste no ano de 1870. Durante um pouco mais de 80 anos (de 1897 a 1959), cumpriu a função de guardar os presos. No dia 24 de maio de 1956, a situação da cadeia era a seguinte: capacidade de 80 detentos e ocupação de 300.

O secretário de Segurança da época e outras autoridades policiais confirmaram a superlotação e resolveram transferir os homens para o Palácio da Polícia. Com a desativação, o imóvel foi tombado pelo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tendo sua restauração concluída em 1981.

O prédio nunca ficou como previa a planta original e demorou mais de 30 anos para ficar pronto, devido à falta de recursos para tocar as obras iniciadas em 1839. Hoje, é sede da Delegacia Regional de Cultura e de oficinas e cursos de teatro, cinema, artes plásticas e dança, entre outros.

Leva para a página seguinte da série