Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0173t.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/22/08 23:04:09
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TELEVISÃO
Jornalismo regional

Em meados de 2008, a área de jornalismo das emissoras regionais de televisão sofreu grandes mudanças, que motivaram matérias em diversos jornais. Foi o caso do semanário Jornal da Orla, na edição de 5 e 6 de junho de 2008 (página 3):


Paulo Schiff

Foto: divulgação, publicada com a matéria

06/07/2008

Cotidiano

Dança das cadeiras na TV regional

Texto: Marco Santana / Fotos: Leandro Amaral

O jornalista Paulo Schiff deixou de apresentar o Opinião, na Record Litoral, e foi para a TV Brasil, comandar o Notícias em Debate. Substituiu Eduardo Barazal, que foi para a VTV, comandar o Jornal da Rede VTV. Edgard Boturão, que comandava o Ponto de Vista, da VTV, passou pelo Painel Regional (Santa Cecília TV) e agora é o âncora do Opinião, substituindo Paulo Schiff.

A dança de cadeiras à frente dos telejornais da região evidencia a importância da programação jornalística das emissoras da região. E quem ganha com isso é o telespectador, pois a briga sadia entre os profissionais, na busca por audiência, faz com que a qualidade do que é levado ao ar aumente.

“Essa alternância de apresentadores é sadia, pois é uma forma de reciclagem. Quando um profissional muda de emissora, ele leva a experiência que adquiriu na anterior e aprende coisas novas”, argumenta Maria Francisca Romão, editora-chefe do Opinião, o mais antigo programa de debates regional.

Paulo Schiff completa: “Desafios novos sempre são bons para a carreira de qualquer profissional. Também há espaço para novos talentos, não só o simples rodízio entre os mesmos profissionais. O Douglas Gonçalves, por exemplo, está comandando o Balanço Geral”, explica.


Eduardo Barazal

Foto: Leandro Amaral, publicada com a matéria

Paulo Schiff trocou o programa de debates mais tradicional da Baixada Santista para ser o gerente de jornalismo da TV Brasil (emissora afiliada ao SBT), em busca de novos desafios. "Estava com saudades de fazer um programa ao vivo", diz Schiff, que antes de apresentar o Opinião já havia comandado o Notícias em Debate. Ele informa que pretende imprimir um caráter mais analítico ao programa. “Vamos acrescentar um componente de análise, com a participação das cabeças pensantes da região, como professores universitários e profissionais especializados, com entrevistas colhidas e apresentadas durante o programa, orientando e dando subsídios para o debate”, informa. Segundo ele, outro ponto forte do programa é a participação do telespectador, que pode fazer perguntas aos convidados ou mesmo sugerir pautas. Schiff diz que outras modificações serão feitas na programação jornalística. “Pretendemos colocar um programa de esportes entre 12h e 13h. Nossa idéia é ampliar o espaço de jornalismo”, completa.

Com uma hora de duração, o Jornal da Rede VTV estréia na segunda-feira, dia 7, ao vivo, às 19h. “Vamos fazer um jornal que dê a notícia por inteiro. Hoje, o telespectador fica com a sensação de que ficou faltando alguma coisa. Nossa proposta é aprofundar os assuntos, com conteúdo jornalístico, sem enrolação. Depois de apresentada a matéria em VT, o repórter estará no estúdio, ao vivo, e trará informações que não foram apresentadas. Após as reportagens policiais, por exemplo, teremos a participação do jornalista Abissair Rocha, nosso comentarista de segurança pública”, explica o gerente de jornalismo, Eduardo Barazal (foto acima). Segundo ele, outro aspecto importante será a participação do telespectador, que poderá dar sua opinião sobre os assuntos do dia ou mesmo sugerir reportagens. “Fazer um telejornal com uma hora de duração é muito grande, mas acredito no potencial da equipe. Além disso, a direção da VTV está empenhada na execução deste projeto”.

As tradicionais bancadas do Opinião deram lugar a um novo cenário. “O Opinião agora tem um estilo menos formal, para que as entrevistas fluam melhor e os convidados fiquem mais à vontade”, explica o apresentador, Edgard Boturão (foto acima). Com duração de 45 minutos, é exibido de segunda a sexta-feira, às 13h20. “Dá para debater com tranqüilidade, dá tempo para o convidado expor suas idéias adequadamente, apresentar seus argumentos. Não precisa ser telegráfico”, acrescenta. Editora-chefe desde sua primeira edição, no dia 3 de outubro de 1993, Maria Francisca Romão explica que o formato muda, mas o Opinião continua sendo um programa de referência na região. “É um espaço para discutir, comentar e analisar, para ajudar o telespectador a entender melhor o que acontece à sua volta e afeta diretamente a vida de cada cidadão”, declara. Segundo ela, as mudanças na programação da Record demonstram a importância que a direção dá ao jornalismo. “O número de profissionais na Record Litoral triplicou, novos programas foram lançados. E estas mudanças fizeram as outras emissoras se mexerem”.


Edgard Boturão

Foto: Leandro Amaral, publicada com a matéria


Na edição de 28 de junho a 4 de julho de 2008, o semanário santista Boqueirão News registrou, na página 12:



DISPUTA - A Record Litoral vai lançar o jornalismo Balanço Geral nesta segunda (30) para...

Foto: Nara Assunção, publicada com a matéria

 


...acirrar a concorrência com o Jornal da Tribuna - 1ª edição, líder de audiência no horário

Foto: Nara Assunção, publicada com a matéria

 

TV REGIONAL

Almoço disputado

A entrada no ar do Balanço Geral, na Record Litoral, promete agitar o concorrido horário do almoço das TVs regionais

Nara Assunção

Da redação

Ao contrário de outras praças, o horário do almoço é considerado nobre para a TV regional, pelo fato de muitas pessoas terem o hábito de almoçar em suas residências, algo complexo em metrópoles como São Paulo, onde o trânsito impede o cidadão de ter este hábito.

De olho neste filão, as emissoras investem no horário para atrair audiência e lucro. Com a estréia do programa Balanço Geral, na Record Litoral, a briga promete se acirrar, especialmente com o Jornal da Tribuna - 1ª edição, da TV Tribuna, líder de audiência no horário.

A proposta é básica: aproximar as notícias do cotidiano de cada cidadão. Na Baixada Santista, este conceito, segundo o jornalista e editor-chefe da TV Tribuna, Eduardo Silva, começou a ser trabalhado um pouco tarde (em 1992), porém já apresenta uma ótima qualidade e cada vez mais aparecem telejornais para brigar pela audiência.

Há exatos 16 anos e quatro meses na TV Tribuna, Silva acredita que é fundamental apostar na programação, primeiramente na área jornalística, pois traz credibilidade e maior contato com a comunidade, visando o fortalecimento das TVs locais, que possibilitam um olhar regional mais apurado. "A concorrência no horário do almoço está ganhando cada vez mais programas", afirma.

Neste sentido, será lançado na segunda-feira (30) o programa Balanço Geral Litoral, pela TV Record Litoral, com apresentação do jornalista Douglas Gonçalves, então noticiarista do programa político Opinião, da própria emissora. Neste mesmo horário, também está no ar o telejornal do SBT, o TVB Notícias, que passará a ser comandado pelo jornalista Paulo Schiff, ex-Opinião, da TV Mar. O jornalista Edgar Boturão será o novo apresentador do programa político, que terá novo cenário e formato também a partir desta segunda (30).

Os programas de esporte, como o Tribuna Esporte, da TV Tribuna; Esporte Record Litoral, da TV Record; Baixada Esporte, da TV Santa Cecília; e o TV Esporte Notícias, da VTV, também brigam pela audiência no horário, variando das 11h45 às 13h30.

Balanço Geral - Segundo o gerente de jornalismo local da TV Record, Thiago Carvalho, a edição regional do Balanço Geral será a voz da comunidade.

"Com a linguagem do jornalismo comunitário e de serviço, iremos mostrar os principais problemas da região. Sem deixar de lado o entretenimento, não necessariamente de shows, mas na maneira como serão abordados os temas", explica. "O formato seguirá os moldes da emissora (Record), sem muitas modificações", acrescenta.

Sem bancada, conversando diretamente com os telespectadores de forma interativa e dinâmica, o apresentador Douglas Gonçalves acredita que o telejornal, que não pretende ser sensacionalista, irá mostrar os problemas das cidades e, principalmente, apontar soluções exigindo ações do Poder Público: "Estaremos em contato direto com cada cidadão e a resposta será imediata", acredita. "Estamos torcendo para que o telejornal seja aceito pelo público, ao qual serviremos como interlocutores", destaca.

Para Eduardo Silva, a concorrência é positiva, pois obriga quem já está há muito tempo no horário a inovar e buscar qualidade. "Nosso jornal também é pautado pela prestação de serviço e apoio à comunidade. Neste sentido, lançamos o quadro Hora da Bronca, onde a população exige seus direitos", ressalta Silva.

"O furo no jornalismo continua sendo o sonho de qualquer jornalista, e quanto maior é a concorrência mais difícil é consegui-lo", diz. É importante lembrar, segundo Silva, que para dar uma notícia em primeira mão, é preciso checar todas as informações, pois de nada valerá dar o furo, se ele for uma desinformação para a comunidade.

Responsabilidade e respeito, além da criatividade, são fundamentais para que esta disputa pela audiência seja positiva para todas as emissoras. "Para se ter idéia, existe uma série de belas histórias, com ótimos personagens que nunca foram exploradas e transmitidas", conta.

Novos profissionais - Para o jornalista Eduardo Silva, os profissionais recém-formados, que estão atuando no mercado, têm tudo para contribuir com o nível do jornalismo da região. "Eles não possuem experiência, mas por outro lado apresentam ótimas qualidades. A maioria dos que nos procuram depois de formados e também os que passam pelos nossos programas de estágio estão conseguindo seu espaço no mercado pela boa formação e vontade de aprender", ressalta.

Rede VTV - A VTV, afiliada da Rede TV, planeja para o dia 7 de julho estrear o Jornal da VTV, a partir das 19 horas.


MUDANÇAS - No horário do almoço, a Santa Cecília TV (1) investe no esporte, enquanto a Record Litoral aposta na reformulação do Opinião (2) e na estréia do Balanço Geral (3) para brigar pela audiência com o Jornal da Tribuna - 1ª ed.

Fotos publicadas com a matéria