Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0173k3.htm
  Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/01/11 20:25:32
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TELEVISÃO
Rebratel, embrião da primeira rede nacional-2

Empresa santista constituída em 1956 pretendia formar uma rede nacional de emissoras e retransmissoras de televisão
Leva para a página anterior
Em fins da década de 1950, os empresários santistas se empolgavam com o novo meio de comunicação que despontava no Brasil, a televisão. Não por acaso, a primeira emissora de televisão regional do Brasil foi instalada em Santos, em 1957, sendo também a primeira emissora brasileira a operar com equipamentos nacionais, criados num antigo armazém santista de café, por empresários que não tinham qualquer experiência anterior em eletrônica. Por trás desses feitos estava a Rebratel, que assim anunciava, no jornal santista A Tribuna, em 1º de maio de 1956:


Rebratel - Rede Brasileira de Televisão S.A.
Publicado no jornal santista A Tribuna em 1º de maio de 1956, página 27 (última)

Arquivo enviado a Novo Milênio pelo produtor artístico Eduardo Fernandes, em 7/6/2011

O que está sendo feito pela TV em Santos!
Conheça você mesmo a única maneira de se obter televisão nítida e perfeita

É simples. Observe os processos de transmissão usados pelas emissoras de TV em São Paulo, dentro da cidade. Tudo é feito através do relê micro-ondas, o mais importante equipamento da telecomunicação. As estações de TV usam-no para levar a imagem, dos estúdios ou de outros locais, às antenas transmissoras situadas em lugares altos.

Veja uma transmissão de futebol no Pacaembu: A câmara (A) capta a imagem e a conduz ao relê micro-onda (B) a ela ligado. O micro-onda conduz a imagem a outro micro-onda (C) colocado no prédio mais alto da cidade e ligado à antena transmissora. A antena põe a imagem no ar. E São Paulo tem televisão perfeita.

Para Santos o processo será o mesmo, com maior número de micro-ondas. Um em São Paulo (A), outro na Serra (B) e um terceiro em Santos (C). O último micro-onda (C) põe a imagem na antena (sub-estação) de Santos. E você terá televisão, em sua casa, como se estivesse entro do estúdio de uma emissora de TV!

E mais: essa mesma rede transmite em sentido inverso, isto é, leva para São Paulo a imagem captada em Santos.

A REBRATEL - REDE BRASILEIRA DE TELEVISÃO S.A. está instalando uma ligação de micro-ondas, de alto nível técnico, entre São Paulo e Santos.

Para isto já iniciou a montagem de uma indústria eletrônica especializada em telecomunicação.

A unidade industrial da REBRATEL está capacitada a produzir relês micro-ondas que ligarão São Paulo com Santos, Campinas e Rio de Janeiro!

E, dentro de pouco tempo, também levará e trará televisão de todo o interior do Brasil.

Veja a importância da telecomunicação: além de canais de TV, o relê micro-onda transmite centenas de circuitos telefônicos, teletipo e telefotografias. Pense no que significa, para o nosso país, esse revolucionário método de comunicação do mundo moderno.

É esta a indústria que se está fazendo em Santos, por iniciativa de santistas, para mais uma contribuição desta cidade do Atlântico ao desenvolvimento industrial e cultural do Brasil!

Televisão e Eletrônica - cultura e desenvolvimento - é quanto vale uma ação da REBRATEL

Rede Brasileira de Televisão S. A.

Praça dos Andradas, 12, 1º andar - Fone 2-5184.

Leva para a página seguinte da série