Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0173k.htm
  Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/12/11 18:56:08
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TELEVISÃO
A pioneira TV Santos

E o primeiro transmissor de televisão do Brasil foi fabricado num antigo armazém de café em Santos, em meio a várias tentativas de sabotagem

Fato pouco lembrado nos meios televisivos, a primeira emissora de televisão regional do Brasil foi instalada em Santos, com torre de transmissão/retransmissão instalada na Ilha Porchat, em São Vicente. Isso ocorreu em 1957 e, inaugurando o modelo que seria seguido décadas depois por outras emissoras de televisão regional, funcionava em alguns horários com programação local e no resto do tempo retransmitindo a programação de outra emissora à qual estava afiliada.

Mas há outro pioneirismo, tão ou mais importante: foi também a primeira emissora brasileira a operar com equipamentos nacionais - que, além de tudo, foram criados em Santos mesmo, e por empresários que não tinham qualquer experiência anterior em eletrônica (que formaram a Rebratel e pretendiam criar uma rede nacional de televisão a partir de Santos).

Última logomarca da TV Paulista
Imagem: site Televisão Brasileira
A emissora regional pioneira foi a TV Santos, criada em 15 de novembro de 1957, numa época em que os sinais das emissoras paulistanas (a TV Tupi no canal 3, a TV Paulista no canal 5 e a TV Record no canal 7) chegavam de forma precária aos cerca de 4.000 televisores existentes em Santos. Os retransmissores na Serra do Mar seriam instalados também em 1957.

A emissora surgiu graças a uma associação entre a Rádio Clube de Santos e as Organizações Victor Costa, empresa criadora da TV Paulista e das rádios Excelsior e Nacional de São Paulo. Um dos programas de estréia da TV Santos foi o Discopa Musical, que tinha o "alto patrocínio" da principal loja santista de aparelhos eletrodomésticos, a Discopa. A programação local era gerada pela manhã, até o meio da tarde, seguindo-se a retransmissão dos programas de final de tarde e noturnos da TV Paulista, no mesmo canal 5. Aliás, nos primeiros anos, a TV Paulista só iniciava sua programação às 15 horas, com o programa feminino Clube do Lar.

Programa de 1º aniversário da TV Paulista, em 3/1953,
com a garota-propaganda Jane Batista e um produtor
Foto: site Televisão Brasileira

Com estúdios e auditório nas mesmas instalações da Rádio Clube de Santos (que desde julho de 1932 ocupava o prédio da Rua José Cabalero, 60, no Gonzaga), a TV Santos recebia convidados especiais, como uma conhecida cantora e apresentadora de programas de entrevistas da TV Paulista, que dois anos antes havia tingido de loiro seus cabelos pretos, tornando-os sua marca registrada na televisão: Hebe Camargo, "a estrela de São Paulo", que foi destacada em publicidade da TV Santos publicada em 31 de dezembro de 1957 no jornal santista A Tribuna. Ela, junto com o artista Chocolate, também se apresentariam à noite na Rádio Clube de Santos.

Na época, a programação televisiva era tão importante que era publicada na página 2, ao lado de uma coluna de crítica da programação. No último dia de 1957, por exemplo, a programação da TV Santos era esta:

11h25 - Abertura
11h35 - Cine de Bolso - desenhos animados
11h55 - "O café do Felisberto"
12h15 - A estrela de S. Paulo, Hebe Camargo
12h35 - Telenotícias Discopa
12h55 - "Show Panex", com Chocolate
13h15 - Vozes da Organização Victor Costa
13h35 - Solos e solistas
13h50 - Discopa informa
13h55 - Encerramento

Foi nessa emissora também que Ofélia Anunciato inicou sua carreira como apresentadora de programas de culinária na televisão. Outros programas gerados em Santos foram: Cinema de Bolso, Telenotícias Discopa, Discopa Informa, Solos e Solistas, Show Panex com Chocolate, Vozes da OVC e O Café do Felisberto. Por algum tempo, até que ambas as programações fossem ampliadas, a emissora santista saía do ar às 14 horas e só retornava no final da tarde, então como apenas retransmissora da TV Paulista.

Inauguração - Vários dias antes do início das atividades da emissora, uma grande flecha vermelha atravessava diariamente a última página do jornal A Tribuna, apontando para o aviso:

Assista dia 15
sexta-feira, a partir das 11 horas
inauguração da TV Santos Canal 5
com transmissores Rebratel,
os primeiros fabricados no Brasil.
Shows e programas da Organização Victor Costa
Canal 5                   -                   PRB-4

No dia 15 de novembro de 1957, a primeira página desse jornal tinha uma ampla alegoria em cores sobre o 68º aniversário da Proclamação da República e, no terço inferior da página, anúncio da inauguração da emissora, com a programação especial. E, no dia 16/11/1957, ampla matéria relatava a festa da inauguração da emissora, no mesmo jornal A Tribuna:

FLAGRANTES APANHADOS DURANTE A INAUGURAÇÃO DA RÁDIO TELEVISÃO DE SANTOS - 
A objetiva de A Tribuna focalizou os aspectos acima apanhados durante a inauguração da 
TV de Santos, do Canal 5, da Organização Vitor Costa, que funcionará no Rádio Clube, 
à rua José Caballero. ...
Foto e legenda publicadas com a matéria

Festivamente inaugurada ontem a Estação de Santos da Rádio Televisão Paulista

Grande número de pessoas esteve presente ao ato levado a efeito no auditório da Rádio Clube de Santos - Programa comemorativo, com conhecidos artistas, prolongou-se por todo o dia - Almoço no Parque Balneário

Constituiu acontecimento de alta expressão a inauguração, ontem, da estação de televisão de Santos da Rádio Televisão Paulista, Canal 5, com um extenso programa elaborado pela Organização Victor Costa. O fato teve esse caráter significativo, mais porque a estação de televisão foi ao ar com os primeiros transmissores nacionais, fabricados pela Rebratel, Rede Brasileira de Televisão, que, assim, iniciou as atividades da Televisão Paulista em Santos e do intercâmbio da Rádio Clube de Santos com a Organização Victor Costa.

Além da parte solene, que contou com a presença de inúmeras autoridades e pessoas especialmente convidadas, foi executado extenso programa televisionado, que contou com a participação de renomados artistas de televisão e de rádio internacionais e nacionais.


FLAGRANTES ... - ...  as "cameras" nos primeiros movimentos
Foto e legenda publicadas com a matéria

Autoridades presentes - Estiveram presentes no moderno auditório da Rádio Clube de Santos, na solenidade inaugural, os srs. dr. Sílvio Fernando Lopes, prefeito municipal; Athiê Jorge Coury, deputado estadual e representando o governador dr. Jânio Quadros; comandante Antonio Pavan, representando o ministro da Viação; Rubens Ferreira Martins, deputado federal por São Paulo; D. Idílio José Soares, bispo diocesano de Santos; Amadeu Fernandes, representando o prefeito municipal de São Vicente; dr. José Manoel Arruda, diretor do Fórum; capitão Paulo Marques Pereira, comandante do Corpo de Bombeiros; dr. José Menezes Berenguer, superintendente da Cia. Docas; Antonio Divisate, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; Giusfredo Santini, diretor-presidente de A Tribuna; dr. Osvaldo Paulino, presidente da Sociedade Amigos da Cidade; Alceu Martins Parreira, presidente da Associação Comercial de Santos; vereador Artur Rivau; Victor Costa, presidente da Organização Victor Costa; dr. Carlos Rizini, vice-presidente da organização e diretor do jornal Última Hora; Dario de Almeida, vice-presidente da TV Paulista; drs. José Antunes Marques e Roberto Zutuper, da Comissão Técnica do Rádio; Rebelo Júnior, diretor da organização em Santos; Hermenegildo da Rocha Brito, diretor-presidente da Rádio Clube de Santos; Atila Cazal, vice-presidente da Federação de Comércio do Estado; Luiz Caiafa, presidente do Asilo de Órfãos; José Luiz de Moura, diretor-superintendente da Rebratel; Geraldo Ferraz, secretário de A Tribuna; outros diretores da cadeia de radio e televisão e convidados, além de populares que lotaram as dependências da tradicional estação rádio-emissora.


FLAGRANTES ... - ...  o prefeito Sílvio Fernandes Lopes ao lado do sr. Vitor Costa, tendo outras autoridades
Foto e legenda publicadas com a matéria

Bênção e discursos - Iniciando as solenidades, pouco depois das 11 horas, d. Idílio José Soares procedeu à bênção das modelares instalações e do custoso aparelhamento de televisão, terminando por, em breve oração, felicitar os promotores do empreendimento.

Seguiu-se com a palavra, falando em nome da Rebratel, o sr. José Luiz de Moura, que proferiu o seguinte discurso:

"Este dia, que coincide com a Proclamação da República, tem igualmente para nós, homens de negócio e indústria da cidade de Santos, o sentido amplo de uma proclamação. E mais; há na significação do instante, que agora comemoramos, a mesma importância da transição de um regime político para outro melhor, porque ninguém pode separar, nas forças que estruturam a base nacional, o regime político das conquistas econômicas, a capacidade que um povo tem de organizar-se, da capacidade que um povo adquire para produzir. Ninguém pode separar o Estado do homem, o estadista do operário, a lei e a terra, os poderes e a produção, o regime político e a estrutura econômica.

Talvez haja um pouco de exagero, um pouco de audácia, ao comparar a nossa satisfação deste instante, que é apenas mais uma conquista econômica dentro da indústria nacional, à conquista política de Deodoro. Mas, creiam-me, não só a coincidência de datas leva-nos a encarar este momento de proclamação. O que nos entusiasma é o fato de que a capacidade do brasileiro, sem ferramentas, sem recursos, sem condicionantes técnicas, sem suficiente lastro financeiro, não desanima diante de nada, nem mesmo diante deste oceano desconhecido e complexo que é a eletrônica.

FLAGRANTES ... - ...  o sr. José Luiz Moura, da Rebratel, fazendo o seu discurso
Foto e legenda publicadas com a matéria

E aí temos, hoje, o primeiro transmissor nacional de televisão, fabricado com um acabamento digno das mais adiantadas indústrias eletrônicas de outros países. Estamos neste instante chegando à residência de milhares de santistas, transportados, em imagem e som, por um equipamento surpreendentemente nacional.

Não lhes contarei, agora, toda a história desta indústria, porque é longa e seria cansativo atormentar-lhes com os problemas que tanto já nos atormentaram! Mas por acaso teria esta indústria nascido num meio já anteriormente especializado em atividades eletrônicas, e, portanto, com algum recurso para tentar experiências novas? Nem isto, meus senhores.

Os homens que se reuniram para fazer surgir a Rebratel foram sempre e continuam sendo comerciantes de café. Apenas isto: comerciantes de café. Sucede, porém, que havia na cidade e Santos uma verdadeira fome de televisão. A população santista toda ansiava por entrar na era da TV. Procurou-se entre os industriais do ramo a solução, e eles, por conhecerem bem o problema, não se arriscaram a tão ousada empresa, que era industrializar transmissores de televisão em altas freqüências. Foi preciso, então, que os homens do café, acostumados a qualquer espécie de luta e nunca intimidados pelos reveses, se arrojassem por esta estrada desconhecida até dos especializados. E num simples armazém velho de café foi nascendo a primeira indústria eletrônica de Santos. No lugar de pilhas e sacarias, foram surgindo aparelhos testes, luzes e válvulas acesas.

No lugar dos classificadores e provadores, foram surgindo os técnicos, não mais debruçados sobre xícaras, mas mergulhados nos complexos esquemas eletrônicos. O povo de Santos, convidado a colaborar com a iniciativa, correspondeu plenamente, prestigiando a empresa, adquirindo suas ações, interessando-se por seu destino, dando-lhe todo o apoio material e moral que estava ao seu alcance.

Já não poderíamos recuar. Sofremos, é verdade, no novo ramo, completamente distinto das nossas atividades de até então, as mais desagradáveis e de certa forma desalentadoras surpresas. Nos momentos em que mais perto estávamos de atingir o êxito, começamos a assustar muitos daqueles que não acreditavam em nós. E então passamos pelo dissabor de ser combatidos, de ser sabotados, de ser perseguidos por forças poderosas, forças organizadas e traquejadas em todos os sistemas de perseguições, de sabotagens, de combate, e reunidas contra nós, que apenas estávamos organizados para trabalhar...

Mas esta sabotagem e esta perseguição, em vez de nos desanimar, deram-nos entusiasmo redobrado para prosseguir, pelo simples motivo de que, se estávamos sendo combatidos, é porque estávamos sendo temidos, e se estávamos sendo temidos, é porque estávamos no caminho certo, e próximos da vitória.

Na época em que lutávamos contra tais e tantos obstáculos, sem sequer poder revelá-los ao povo de Santos, encontramos, entretanto, este homem fabuloso, que acredita em tudo o que é brasileiro, este homem que adora e dá a própria vida pela sua terra: Victor Costa. Ele acreditou em nós. Não perguntou se já havíamos ou não provado nosso equipamento. Não perguntou se obteríamos ou não sucesso técnico com o nosso material. Disse-nos simplesmente: acredito nos brasileiros de força de vontade. E vocês são brasileiros de força de vontade. Tenho certeza de que serei o primeiro homem da televisão, em nosso país, a transmitir programas através de equipamento nacional.

E aqui estamos hoje, depois de de ter feito o equipamento retransmissor da Televisão Paulista, já em funcionamento para a cidade de Santos há vários meses, inaugurando transmissores de grandes potências, industrializados no nosso antigo armazém de café. Afinal, vencemos. Provamos que o Brasil pode produzir os mais perfeitos equipamentos eletrônicos para telecomunicação, mesmo num armazém de café. E isto quer dizer que não dependemos dos fabulosos gastos de divisas, e o povo brasileiro, de todas as partes do país, poderá ter suas estações de televisão, cuja qualidade os senhores telespectadores estão atestando.

Foi isto, em síntese, o que, na qualidade de diretor superintendente da Rebratel (Rede Brasileira de Televisão S.A.), queria transmitir aos senhores, registrando porém e de maneira especial o esforço dos técnicos que conosco trabalharam incansavelmente em toda as secções de nossa indústria. E dentre eles o nosso engenheiro Jacque Lignon, responsável pelo planejamento de nosso equipamento, e o técnico Juan Fuminaya, responsável pela sua montagem; Nelson de Oliveira Leite, responsável pela montagem da parte de estúdio e sr. Plínio Cândido da Silva, responsável técnico da televisão paulista com sua equipe que não mediu sacrifícios para estabelecer a ligação Santos-São Paulo. A eles todos os nossos agradecimentos, os agradecimentos dos diretores da Rebratel, dos homens que neles confiaram, principalmente do sr. Aldemar Lauro Millon e desse que vos fala.

E não podíamos deixar de registrar, em destaque especial, nosso agradecimento também à valorosa, decisiva e competente colaboração que temos recebido, quer em forma de orientação técnica quer em forma de intercâmbio, da Escola Tecnológica da Aeronáutica de São José dos Campos, de sua Divisão Eletrônica, a quem rendemos nossas homenagens na pessoa de seu chefe, aqui presente, o eminente professor Walauchek.

E neste momento, quando transferimos nosso equipamento à Rádio Televisão Paulista, temos certeza de haver prestado um serviço que orgulhará a população de Santos, onde foi fabricado o primeiro transmissor nacional e onde, por justiça, teria que funcionar a primeira emissora brasileira de televisão. E eis porque peço-lhes licença de dar um sentido de proclamação, neste dia 15, a esta minha última frase: A Rebratel cumpriu o seu dever, contribuindo com sua pequena parcela à luta que o Brasil sustenta a fim de conquistar uma nova fase de independência econômica, tão importante quanto a independência política".

FLAGRANTES ... - ...  quando se fazia ouvir o sr. Carlos Rizzini.

FLAGRANTES ... - ...  o prefeito de Santos, quando discursava.

Fotos e legendas publicadas com a matéria

Seguiu-se com a palavra o dr. Carlos Rizini, que fez um rápido histórico das atividades da Rádio Clube de Santos, desde sua fundação, assim como da O.V.C., que, no momento, entravam em cadeia, terminando por prestar significativa homenagem ao sr. Hermenegildo da Rocha Brito, que classificou como um dos pioneiros do rádio, não só em Santos como no Estado e no país.

Por intermédio de duas senhorinhas, foi também entregue ao presidente da Rádio Clube uma artística corbelhe de flores naturais, tendo s.s., em breve alocução, agradecido essas demonstrações de apreço.

Finalmente usou da palavra o prefeito Sílvio Fernandes Lopes, que, recebendo o melhoramento em nome da população de Santos, demonstrou sua intensa satisfação pelo empreendimento que, afirmou, veio a marcar um fato auspicioso na história da cidade.

No Parque Balneário Hotel foi servido concorrido almoço, ao qual estiveram presentes diretores e altos funcionários da Rádio Televisão Paulista, Organização Victor Costa e Rádio Clube de Santos, e outras pessoas especialmente convidadas.

Seguiu-se o programa inaugural televisionado do auditório, conforme dissemos, com a participação de famosos artistas, o qual se prolongou até as 23 horas.


FLAGRANTES ... - ...  d. Idílio José Soares, procedendo a bênção
Foto e legenda publicadas com a matéria

No dia da inauguração, a sexta-feira 15 de novembro de 1957, a Rebratel publicou este anúncio de página inteira no jornal paulistano Folha da Manhã, na página 7. Nele, já indicava para "brevemente" a inauguração também da TV Excelsior canal 9:


Publicado no jornal paulistano Folha da Manhã em 15 de novembro de 1957, página 7

O fim - Dificuldades diversas (que igualmente afetaram a emissora de rádio, posteriormente vendida) levaram os empresários a encerrar a programação local de televisão, mantendo-se apenas a retransmissão dos sinais da TV Paulista - que também enfrentava dificuldades, após o falecimento do fundador Victor Costa, sendo na mesma época adquirida pela TV Globo, que em 1968 rebatizou a TV Paulista como TV Globo, de São Paulo.

Durante cerca de três décadas, a Baixada Santista deixou de ter programação televisiva local, e uma das razões disso foi ter sido Santos transformada em área de segurança nacional, com a perda de sua autonomia e a imposição de prefeitos nomeados pelo governo federal. O regime militar instalado no Brasil em 1964 temia a difusão de idéias subversivas que poderia ocorrer se fosse permitida a instalação de uma geradora de televisão regional em Santos.


Roberto Corte Real apresenta o Mappin Movietone, noticiário de sucesso da TV Paulista iniciado em 1953 e que terminou em 1965, sendo bastante visto na Baixada Santista
Foto: enciclopédia Nosso Século, volume 5 (1960/1980), Ed. Abril, S.Paulo/SP, 1980

Leva para a página seguinte da série