Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0171g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/30/04 11:12:48
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes
Societá Italiana di Santos

Em sua Poliantéia Santista (São Vicente/SP, 1996), Fernando Martins Lichti resumiu assim a história da Societá Italiana di Santos:


Sede social da entidade ocupa a terça parte do Edifício Itália, na Av. Ana Costa, desde 1993
Foto publicada com a matéria

Societá Italiana di Santos

Esta é uma entidade que reúne a colônia italiana e seus descendentes, bem como os brasileiros simpáticos à cultura da Itália. Foi fundada a 22 de agosto de 1897, sob a coordenação do Sr. Paolo Santucci, na Rua do Rosário, nº 106, com a denominação de Societá Italiana di Beneficenza, com a finalidade precípua de prestar assistência aos emigrantes da Itália que chegavam ao Brasil, pelo porto de Santos, e difundir a língua italiana.

Sua primeira sede foi na própria Rua do Rosário, hoje João Pessoa, nº 122. Seu primeiro presidente foi o sr. Silvério Maimone. Mais tarde transferiu-se para sua nova sede, em belo edifício da Rua Eduardo Ferreira nº 79 (hoje ocupado pelo Sindicato dos Estivadores de Santos), na qual teve grande esplendor, com bailes, eventos culturais, festividades típicas e uma excelente escola primária, pela qual passaram muitas personalidades da sociedade santista.

Com o advento da beligerância fascista da Itália, à qual o Brasil declarou guerra, conjuntamente com o Japão e a Alemanha, a 22 de agosto de 1942, todas as entidades que congregavam os súditos desses países foram fechadas e o prédio da Societá Italiana, em Santos, foi entregue à guarda do Consulado da Suíça, como representante dos direitos italianos, até o fim do conflito, a 8 de maio de 1945.

Após a guerra, o incremento da emigração trouxe novas diretrizes e novo calor à coletividade italiano-santista, fazendo com que a sede social necessitasse de ampliação, surgindo, então, o projeto e a construção de uma nova sede na Av. Ana Costa, nº 311 - a qual proporcionou um novo fastígio a esse sodalício e à sua comunidade, motivando disputas entre as grandes lideranças da colônia em Santos, nos anos 1960, especialmente entre os srs. Ricardo Fracaroli, Francesco Savério Chirico, Urbano Ferrari e Paulo Leone. A entidade já alterara sua denominação para Societá Italiana di Santos. Nos anos 70 e 80 houve grande mudança social e os descendentes italianos foram se nacionalizando, deixando de freqüentar a sede, que já se apresentava superada em suas instalações.

A necessidade de novamente criar novos rumos para a entidade despertou a idéia da construção de uma outra sede, dentro dos padrões e exigências atuais e com a amplitude necessária a garantir um futuro promissor.

O então vice-cônsul da Itália em Santos, sr. Cláudio Capurso, acionou esse projeto, que havia sido gerado em conjunto com o seu antecessor, comendador Paolo Leone, e contando com a valiosa colaboração da diretoria da Societá Italiana, presidida pelo sr. Domênico Antônio Di Iório, coadjuvada por todo o quadro associativo, passou a executá-lo, derrubando a antiga sede e dando início, no mesmo local, à construção do Edifício Itália - com nove andares, dos quais seis destinados a conjuntos comerciais e ao próprio Consulado Italiano, e três andares e meio (33,33% de toda a construção) destinados, exclusivamente, à Societá Italiana di Santos, compreendendo em suas dependências salões sociais, área administrativa, piscina, sauna, restaurante panorâmico, cozinhas e seus complementos, salas de aulas e zeladoria.

O belo Edifício Itália, construído em curto período, foi inaugurado a 21 de agosto de 1993, com a presença do embaixador italiano no Brasil, sr. Paolo Tariny, do cônsul geral adjunto em São Paulo, sr. Pierfrancesco Sacco, e do cônsul em Santos, dr. Cláudio Capurso.

A entidade mantém cursos de Língua e Cultura Italiana, para todos os níveis. A 23 de agosto de 1996, esteve nesta cidade o cônsul geral da Itália, ministro Stefano Alberto Canavésio, para assinar um acordo cultural com a municipalidade, objetivando o ensino da língua italiana em todas as escolas do município em caráter opcional. O treinamento dos professores municipais que se inscreverem nesse programa ficou a cargo do corpo docente da Societá Italiana de Santos.


Uma cena da peça Na Época dos Inocentes, de Siegfried Lenz, apresentada 
de 18 a 22 de janeiro de 1965 na antiga sede da Sociedade Italiana de Beneficência
pelo grupo Os Independentes, com direção do jornalista Evêncio Martins da Quinta Filho
Foto: acervo de Alice Quintas, publicada em 13 de agosto de 2004
na seção Imagem do Passado do jornal santista A Tribuna