Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0150m.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/14/07 10:32:26
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - OS IMIGRANTES
Os latino-americanos

Leva para a página anterior

Fruto da maior integração latino-americana, um novo fluxo migratório passou a ocorrer dentro da América do Sul. Da mesma forma como brasileiros vão estudar em universidades bolivianas por serem menos custosas, ou tentar oportunidades de trabalho em outros países vizinhos, também desses países vêm migrantes para o Brasil, parte dos quais se estabelecendo em Santos. O fato foi registrado pelo jornal santista A Tribuna, em 10 de junho de 2007, nas versões impressa e digital:


Os equatorianos Enrique Erazo e Erika Tutiven montaram, em Santos, uma empresa exportadora
Foto: Davi Ribeiro, publicada com a matéria

Domingo, 10 de Junho de 2007, 08:38
HISPÂNICOS - População que chega à Cidade vem em busca de melhores oportunidades de trabalho
Imigrantes latinos constroem suas histórias em Santos

A comunidade na Cidade é de 506 argentinos, 429 chilenos, 144 uruguaios, 65 bolivianos, 60 colombianos e 54 paraguaios, segundo o último levantamento

Flávia Saad
Da redação

Em 1972, o jovem boliviano Walter León Flores assistia o Santos Futebol Clube vencer seu amado time, Club Bolívar, com placar de 4 a 0. Quando Pelé marcou o último gol, falou brincando a um amigo: "Um dia, vou morar junto com esse negão".

Apenas dois anos depois, em 1974, viu a profecia se concretizar. O engenheiro de manutenção de 27 anos visitou o Brasil como turista e, após constatar que a expansão da indústria nacional abriria boas oportunidades na sua área, resolveu ficar. Conseguiu um emprego na Cosipa e lá permaneceu até a época da privatização da empresa, quando partiu para a atividade de consultor, na qual atua até hoje.

Quando Flores chegou ao País, já estava casado com uma argentina. Os três filhos nasceram e foram criados aqui. Por esse e outros motivos (inclusive a feijoada), é apaixonado pela terra que o acolheu. "Gosto muito da índole do brasileiro. São pessoas muito simpáticas", afirma. Embora admire a cultura brasileira, diz que sempre tentou preservar as raízes bolivianas dentro da família. "Meus filhos conhecem, entendem e gostam do folclore do meu país", comenta.

Mesmo sendo estrangeiro, o engenheiro, hoje com 60 anos, fala com orgulho do trabalho que realizou para ajudar o Brasil a crescer. "Passei minha experiência para muita gente. Coordenei equipes de 600 homens, superando todas as dificuldades de não falar português direito". Flores lembra que, para treinar a comunicação com seus colegas de trabalho, gravava e ouvia sua própria voz para corrigir as falhas na dicção. Outra ferramenta que usava era treinar em frente ao espelho. "Apesar de a língua ser parecida, as expressões idiomáticas são diferentes no significado".

Pelo último censo, os bolivianos correspondem a 2,87% da população estrangeira, com cerca de 14 mil representantes. Para efeito de comparação, a comunidade portuguesa, a maior do País, representa 34,46% do total, com 176 mil membros.

Segundo o delegado-chefe do Núcleo de Polícia de Imigração da Polícia Federal em Santos, Luciano Pestana Barbosa, a comunidade de latino-americanos de origem hispânica na Cidade é pequena. São 506 argentinos, 429 chilenos, 144 uruguaios, 65 bolivianos, 60 colombianos e 54 paraguaios.

FRASE

"Minha intenção era trabalhar por uns cinco ou seis anos aqui e depois voltar, mas fiquei encantado com o Brasil"

Walter León Flores
boliviano

Tudo em família - Os médicos equatorianos Hugo e Patrícia Costa Erazo desembarcaram no Brasil há 16 anos, com o objetivo de estudar. Ela se especializou em cirurgia plástica, área em que o País representa um centro de referência mundial, e ele, em oftalmologia.

Como no caso do boliviano Flores, o futebol foi a linha que costurou a trama da história de Hugo. "Tem uma foto minha em 1970, quando o Brasil venceu a Copa do Mundo, com o uniforme verde-amarelo". Mesmo com essa estranha coincidência, ele afirma que nunca pensou que acabaria morando aqui.

Patrícia considera que a miscigenação de raças e nacionalidades que encontraram no Brasil facilitou a adaptação do casal. "Nunca sofri preconceitos. Viemos para ficar temporariamente, mas, de repente, criamos raízes e não voltamos mais para o Equador". Os dois filhos, Hugo, de 13 anos, e Bianca, de 10 anos, nasceram em Santos. "Falamos castelhano com eles para abrir portas e também para que eles nunca se esqueçam de suas origens, mesmo respeitando o fato de que são brasileiros".

Há seis anos, o irmão de Patrícia, Enrique Erazo, também decidiu emigrar de Guayaquil para Santos junto com a mulher, Erika Tutiven. Formado em engenharia química, Erazo fez pós-graduação em meio-ambiente na Universidade Santa Cecília (UniSanta) e montou, com as irmãs (Rocio é administradora de empresas e também reside aqui), uma empresa de cosméticos para exportação, que vai completar cinco anos de existência.

Erika estudou estética e hoje, além de trabalhar na área, é proprietária de um café no bairro da Aparecida. Ariana, de 6 anos, e Stephan, de 5 anos, também nasceram aqui - os dois estão sendo alfabetizados simultaneamente em português e espanhol.

Questionado sobre as dificuldades de abrir duas companhias sendo estrangeiro, Enrique diz que o procedimento foi normal. "O trâmite é burocrático mesmo, até para os brasileiros", afirma.

Outro fator que agrada à família Erazo é o clima, muito parecido com o do seu país natal. "Lá é até um pouco mais quente do que aqui", diz Enrique.

Permissão - O Ministério do Trabalho e Emprego concede autorizações temporárias para estrangeiros que exercem atividades em embarcações ou plataformas, artistas, desportistas, professores, pesquisadores e técnicos.

Caminho inverso - Segundo dados do Censo, os países hispânicos latinos que concentram maior número de brasileiros são Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia.

Acordo - Desde agosto do ano passado, todos os argentinos que residem no Brasil (e brasileiros que moram na Argentina) têm direito a trabalhar e abrir empresas próprias. 

 

Os anos 70 marcaram o aumento na imigração. O número de chilenos passou de 1,4 mil em 1960 para 17,8 mil em 1980

 

Domingo, 10 de Junho de 2007, 08:40
Cadastro de bolivianos é prorrogado

O acordo Brasil/Bolívia de regularização migratória, que começou em setembro de 2005, teve seu prazo para solicitação de registro prorrogado até o dia 13 de setembro de 2007. A medida da Polícia Federal tem como objetivo solucionar a questão dos bolivianos que residem ilegalmente no País. Grande parte desses imigrantes - cerca de 60 mil, pelas estimativas do Ministério da Justiça - está no estado de São Paulo.

Para pleitear a regulamentação, é necessário apresentar original ou cópia dos seguintes documentos: passaporte ou cédula de identidade, certidão de casamento ou nascimento (apenas para dependentes), certificado de antecedentes criminais ou policiais expedido pelo país de origem, declaração de próprio punho de que não responde a processo criminal nem foi condenado em qualquer país, além de prova original de meio de subsistência no Brasil.

Deve levar ainda duas fotografias 3x4 recentes e comprovante de pagamento das taxas de registro (R$ 35,88) e expedição da identidade de estrangeiro (R$ 69,02) por meio da GRU (Guia de Recolhimento da União).

 

173 mil imigrantes são naturalizados brasileiros,
segundo o último censo populacional

 

Domingo, 10 de Junho de 2007, 08:39
Naturalização é um processo difícil

Um imigrante de origem latino-americana, que não quis se identificar, se mostra descontente com a burocracia que tem enfrentado para obter a naturalização. Há vários anos, ele luta pela documentação que comprova sua cidadania brasileira. Um de seus maiores sonhos é votar nas eleições da nação que o acolheu. "Fiz minha parte. Gostaria de ser ajudado também".

Na última tentativa, ele mandou a documentação para o Ministério da Justiça, em Brasília, mas recebeu tudo de volta pelo correio. "Justificaram a negativa dizendo que os papéis haviam passado do prazo de validade". Não é só a burocracia que desanima os candidatos a brasileiros: segundo ele, o preço de envio e reenvio encarece o trâmite.

O estrangeiro que deseja se tornar cidadão brasileiro precisa preencher os requisitos descritos no artigo 112 da Lei 6.815, de 1980. Entre os 23 documentos que o requerente deve apresentar à Polícia Federal, estão atestado de antecedentes criminais dos estados em que residiu nos últimos cinco anos, cópia da cédula de identidade para estrangeiro permanente atualizada, certidão negativa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e atestado de antecedentes criminais expedido pelo país de origem (devidamente traduzido e juramentado no Brasil), para citar apenas alguns.

Luciano Pestana Barbosa, delegado-chefe do Núcleo de Polícia de Imigração da Polícia Federal em Santos, afirma que, apesar da burocracia, o processo é similar ao adotado por outros países do mundo, por conta da diplomacia internacional.

 

"Os hispânicos não encontram barreiras na comunicação
quando chegam ao Brasil"

Fábio Pereira Ribeiro
professor da Unimonte

Domingo, 10 de Junho de 2007, 08:41
Família que está aqui incentiva viagem

Fábio Pereira Ribeiro (*)
Comentário

A maioria dos latinos de origem hispânica vem para o Brasil à procura de melhores oportunidades de trabalho. Muitas vezes, os parentes que já estão aqui incentivam a viagem, com promessas de emprego que podem ou não se concretizar.

Poucos desses migrantes possuem alto valor agregado, ou seja, grande parte deles não concluiu a formação secundária. É exatamente a situação vivida pelos bolivianos que trabalham nas fábricas têxteis em São Paulo. Acredito que o brasileiro tenha uma qualificação melhor do que a exigida para essa função; os estrangeiros latinos representam mão-de-obra muito mais barata para o empregador.

Somos um país com enorme diversidade e com um território extenso, quando comparado à Colômbia, Venezuela, Bolívia e Guianas. Isso significa que, se a pessoa não encontra o que procura, pode migrar internamente para outro estado ou região.

Mesmo que o sonho de todo estrangeiro seja voltar à sua terra, a proximidade cultural e a receptividade do brasileiro contribuem para que eles sejam aceitos e gostem de ficar aqui.

(*) Fábio Pereira Ribeiro é coordenador do curso de Administração do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), especialista em Relações Internacionais e articulista dos sites Mundo RI e Jornal da Defesa e Relações Internacionais, de Portugal.


O boliviano Walter León Flores veio influenciado pelo futebol
Foto: Walter Mello, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série