Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0120g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/22/08 21:13:35
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Água & esgoto
O caminho das águas... e dos esgotos (6)

Desde as nascentes até o despejo dos esgotos, com todos os seus problemas
Leva para a página anterior
Em 3 de outubro de 2007, o jornal santista A Tribuna publicou (página A-3):
 


Serviço é realizado na madrugada, período em que a tubulação não opera com toda a capacidade
Foto: Alberto Marques, publicada com a matéria

INTERCEPTOR OCEÂNICO
Sob o asfalto

Depois de 30 anos, empresa realiza serviço de manutenção na rede coletora de esgoto

Vinicius Holanda
Da Redação

A expressão "varrer a sujeira para baixo do tapete" pode ter um sentido saudável - pelo menos quando o assunto em questão é o saneamento básico de uma cidade. Oculta sob ruas, calçadas e a areia da praia, a rede coletora de esgotos de Santos passa despercebida por moradores e turistas. Construído há cerca de 30 anos, o interceptor oceânico da Sabesp - parte essencial desse sistema - atualmente passa por obras de manutenção,as primeiras desde que foi inaugurado. Durante a madrugada, quem passa pela Rua Newton Prado, no José Menino, não imagina que a seis metros abaixo do asfalto há homens trabalhando.

O trecho em obras possui 40 metros. O serviço começou em agosto e tem previsão de finalização até o dia 31. "Esgoto é como feira: todo mundo usa, mas ninguém quer em frente de casa", brinca o encarregado das estações elevatórias da Estação de Pré-Condicionamento de Esgotos (EPC) da Sabesp, José Luiz de Oliveira. No local, próximo ao Orquidário, é realizado o processo de tratamento de todo esgoto coletado em Santos e na área insular de São Vicente.

O interceptor oceânico recebe o esgoto vindo da rede coletora espalhada pela Cidade. Trata-se de um túnel de subsolo, que tem início no Canal 6 e segue, sob a areia da praia - paralelo ao jardim da orla -, até a praia do José Menino, onde é desviado em direção à Avenida Presidente Wilson, avança pela Rua Newton Cardoso e chega à EPC. Totaliza 4.800 metros de extensão.

Até o Canal 3, o túnel possui 2 metros de largura por 2 metros de altura. Dali até a EPC, as dimensões são maiores: 3 metros de largura por 2,70 de altura. A vazão média na tubulação impressiona - nela, passam 3 mil litros de esgoto por segundo.

 

Antes da inauguração do Emissário, em 1979, dejetos de Santos tinham como destino o Canto do Forte, em Praia Grande

 

Reparos - O interceptor começou a ser construído em 1974 e entrou em atividade cinco anos depois. A Sabesp detectou que, após quase três décadas de uso, o trecho de 40 metros que engloba a EPC, a Rua Newton Prado e chega até a praia necessitava de reparos. Com o passar do tempo, a combinação de gases sulfurosos e gás sulfídrico no ambiente fechado causou corrosão no concreto das paredes, ocasionando ferrugem da estrutura metálica que envolve o túnel.

O trabalho de recuperação no local é árduo, devido ao confinamento a que os trabalhadores - contratados da empresa Unicom - são submetidos. Na última segunda-feira, A Tribuna acompanhou o serviço, realizado das 22 horas até as 6 horas do dia seguinte, quando a 'contribuição' - termo técnico que designa o volume de esgoto que passa pelo sistema - é menor. Durante o período, é possível andar nos corredores com o material acumulado numa profundidade de cerca de um metro.

"A dificuldade é que, em horários de pico, seria impossível trabalhar aqui", explica José Luiz de Oliveira. Ele diz que na hora do almoço, começo de noite, finais de semana e durante o verão - quando a Cidade está mais cheia - o esgoto preenche a totalidade do túnel.

A equipe que opera no local conta com seis membros, acompanhados de um encarregado de obra, um engenheiro no apoio e um técnico de segurança. Este último verifica as condições físico-químicas do ambiente, prejudicado pelo confinamento, durante o plantão. Se houver algum problema, os trabalhadores são orientados a deixar imediatamente o lugar. Em cada jornada, é recuperado um trecho de no máximo 2,5 metros.

 

"Acabamos nos habituando a trabalhar em um local isolado, abaixo da terra, com o cheiro desagradável"

João César Figueiredo, engenheiro

Piadas - Por conta das características do material com que mantêm contato, todos que adentram o interceptor têm de obrigatoriamente utilizar roupa especial de isolamento (incluindo luvas e botas), capacete e máscara. Como forma de descontração, as piadas sobre o ambiente são constantes. "Pode haver trabalho mais cansativo na Sabesp, mas este é com certeza o mais ingrato", diz Oliveira.

Se o pouco que escapa para o exterior causa reclamações dos moradores dos arredores, o odor dentro das galerias é bastante intenso. Mas, conforme afirmam os trabalhadores, acostuma-se com o fato. "Cafeteria tem cheiro de café, pizzaria de pizza. Aqui não é diferente", brinca um deles.


Escada de acesso à galeria está localizada na área do interceptor
Foto: Alberto Marques, publicada com a matéria

Material é tratado antes de ir ao mar

"Para algum lugar o esgoto tem de ir", pondera o gerente do Departamento Distrital de Santos da Sabesp, João César Queiroz Prado.

Antes de ser lançado ao mar - já tratado - o material recolhido na Cidade passa por um longo processo. É capturado na rede coletora, que conta com 52 estações elevatórias na Ilha de São Vicente, chega à Estação de Pré-Condicionamento de Esgotos (EPC), é submetido a tratamento e, só depois, é enviado pelo Emissário Submarino, ao oceano.

Na EPC, o material chega às duas estações elevatórias finais - uma delas foi criada pelo sanitarista Saturnino de Brito, em 1912. A maior foi implantada em 1979, no mesmo período de construção do Emissário Submarino. O esgoto recebe um cloro bactericida e é enviado às peneiras rotativas, conjunto de grades que filtra os dejetos.

Em seguida, a coleta vai para a chamada caixa de areia - local onde os elementos sólidos que ainda restam são excluídos. O material, então, é encaminhado ao Emissário Terrestre, que passa por cima do trecho do interceptor oceânico que liga a EPC, a Rua Newton Prado e o Emissário Submarino, em frente à Ilha de Urubuqueçaba.

Difusores - O líquido avança os 4,5 quilômetros do emissário e é lançado em alto-mar, em um local onde as correntes marinhas realizam sua dispersão. "O esgoto é espalhado pelos difusores (bocais de distribuição) de maneira uniforme, dissipando o conteúdo", explica Prado.

"Ocorre uma autodepuração do material, no qual as bactérias e organismos são diluídos em um grande volume de água (do mar), o que representa um impacto mínimo", afirma.


Máscara também faz parte da roupa especial utilizada de isolamento
Foto: Alberto Marques, publicada com a matéria

Ampliação aumentará vazão

Se hoje opera com uma vazão de 3 mil litros de esgoto por segundo, a EPC deve atingir a marca de 5,3 mil litros por segundo quando uma das estações elevatórias do complexo for ampliada.

A obra está prevista no Programa de Recuperação Ambiental da Região Metropolitana da Baixada Santista, do Governo do Estado. Orçada em R$ 1 bi - com empréstimo proveniente do Japan Bank for International Cooperation (JBIC) -, visa implantar melhorias no saneamento das 9 cidades da região.

3.000

litros por segundo é a vazão média verificada durante o dia

 

Em fase de licitação para contratação da empresa executora do serviço, o programa também prevê a ampliação do Emissário Submarino de Santos. Aos atuais 4,5 metros de extensão serão adicionados outros 400 metros.


Extensão
Ilustração publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série