Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0067g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/22/17 15:03:22
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - RADIOFONIA
Rádio A Tribuna (1)

Prefixo (ex-ZYR-252) ZYK-518 660 KHz (AM) e ZYD-880 105,5 MHz (FM)

O surgimento da emissora é assim relatado no terceiro volume da obra História de Santos/Poliantéia Santista, de Francisco Martins dos Santos/Fernando Martins Lichti (1996, S.Vicente/SP):


Locutores e pessoal administrativo da rádio A Tribuna AM, em 1986.
Identificação pelo radialista Emílio Pechini, em mensagem eletrônica a Novo Milênio em 20/5/2005 (atualizada em 11/8/2006):

"Da esquerda para a direita: Alfredo Júnior - locutor da FM (atualmente trabalha na Guarujá FM); Zerry - locutor da FM (atualmente trabalha na Cultura FM) - e é irmão do Luiz Torquato, também locutor atual coordenador da Guarujá FM; Loraine - produtora da rádio (promoções, eventos); Tony Lammers - locutor da FM e coordenador artístico da FM (atualmente jornalista e apresentador da TV Tribuna) - casado com a Inês Bari que está na foto; Ana Maria - produtora da rádio - promoções e eventos; Samir - operador de rádio - gravações de comerciais do AM e FM; Isabel Machado - locutora da AM e também secretária da gerência; Marcelo Petito - locutor da FM  - atualmente trabalha no grupo Mussi, rádio Litoral FM e 98 FM; Inês Bari - produtora da FM, e atualmente é coordenadora artística da Tribuna FM; Julio César - locutor da FM, falecido em dezembro de 2005, segundo informado no site Orkut (grupo Locutores de FMs de Santos) - ele foi quem me contratou para trabalhar no rádio, aliás ele trabalhava como locutor da Tribuna FM e era (em 1986) coordenador da Guarujá FM. Ele foi quem me deu meu primeiro emprego...; Audrey - programadora musical da FM; Gilberto Junior - locutor da FM, atualmente locutor da Guarujá FM".
Foto: Arquivo de Isabel Machado

A Rádio A Tribuna de Santos Ltda. foi fundada a 31 de julho de 1961, sendo seu fundador o sr. Roberto Mário Santini, que a integrou no complexo de comunicação do jornal A Tribuna. Foi seu diretor técnico e depois diretor gerente o sr. Élio Ávila de Souza - responsável pela melhor qualidade de som das emissoras santistas até 1980. Foi sucedido na direção geral dessa emissora pelo jovem Roberto Clemente Santini, que empreendeu substancial alteração em sua programação, colocando-a na linha jovem, em cuja faixa passou a disputar a liderança de audiência, na Baixada Santista, com a Rádio Cultura de Santos.

A Rádio A Tribuna mantém seus estúdios no próprio prédio da organização A Tribuna, na Rua João Pessoa, 129, e sua torre de transmissão está localizada no bairro da Alemoa. Seu prefixo é ZYK-518, sua frequência é de 660 kHz e sua potência é de 5.000 watts.

Divulgação do programa Suave é a Noite
da rádio A Tribuna AM, no ar de 1979  a 1987
Foto: Arquivo de Isabel Machado

Em 1981, a 10 de maio, desdobrou-se em duas emissoras com a fundação da Rádio A Tribuna FM, também por iniciativa de Roberto Mário Santini. Sua torre de transmissão está localizada no Monte Serrat e seus estúdios e administração junto com seu complexo radiofônico, no mesmo endereço. Seu prefixo é ZYD-880, sua frequência 105,5 kHz e sua potência 60 kW. Também é dirigida por Roberto Clemente Santini, desde a sua inauguração, com excelente equipe jovem, que já a lançou disputando a liderança da audiência santista.

A Rádio A Tribuna AM passou por várias fases: elitista, com predominância da música clássica, MPB e blues, mesclada com muita informação. Depois passou à programação popular, com participação dos ouvintes, distribuição de prêmios etc. A partir de 1º de janeiro de 1995, afiliou-se à Rádio CBN-SP (antiga Rádio Excelsior de São Paulo) e passou a adotar o nome fantasia de Rádio CBN-Santos, cuja rede adota o slogan "CBN-Santos - A Rádio que Toca Notícia".

Sua programação é eminentemente jornalística, desde o início dessa parceria com a rede CBN. Alguns de seus programas são locais, como o Esporte em Dois Toques, de 2ª a sábado das 11 às 12 horas, e o Fórum CBN-Santos, que todas as segundas-feiras, entre 10 e 11 horas, entrevista personagens da região, abordando importantes temas da Baixada Santista. É seu coordenador o sr. Edgar Boturão.

Na sua obra Histórias que o Rádio Não Contou (Negócio Editora, São Paulo/SP, 1997), o radialista Reynaldo C. Tavares conta como participou da criação da Rádio A Tribuna:

Reynaldo Tavares em 1948, na praia santista do Gonzaga, pela PRG-5 Rádio Atlântica de Santos, na abertura dos Jogos Abertos do Interior. À direita, capa do seu livro de 1997
Foto: Histórias que o Rádio Não Contou

Na gostosa cidade de Santos-SP, no dia 31 de julho de 1961, graças ao entusiasmo de Giusfredo Santini e Roberto Mário Santini, proprietários do jornal A Tribuna, nasceu a Rádio A Tribuna - AM - ZYR-252. Sobre esse veículo somos suspeitos para falar, já que, convidados que fomos pelos Santini, integramos a equipe que implantou aquela emissora, na baixada paulista, cuidando de seu planejamento, sua filosofia e de seus objetivos junto ao público radiouvinte, na posição de seu primeiro diretor-gerente.

A Rádio A Tribuna - AM- ZYR-252 foi a primeira emissora no estado de São Paulo a criar o serviço de utilidade pública, sendo seguida pela quase totalidade de suas coirmãs naquela vitoriosa iniciativa. Entre seus principais executivos, destacamos os nomes de Reynaldo Tavares, diretor-gerente; Luís Antônio de Moura Freire, diretor da programação; Alair de Oliveira, discotecário-chefe; Élio Ávila de Souza, departamento técnico; Nemésio Prado e Carlos Klein, diretores do departamento de radiojornalismo e os locutores Aurélio Pinto, Edmundo Aniceto, José Cássio Miller, José Maria Pizarro, José Sienkievicz, Kosei Iha, Luiz Carlos Braga, Carmo Eduardo B. Palmieri, Fernando Fortes, João Magalhães, Luís Tadeu, Leopoldo Inglês, Rivaldo de Almeida e vários outros.

Entre os vários slogans que a emissora utilizou destacamos: Rádio A Tribuna educa, informa e diverte, ou ainda Rádio A Tribuna - pouca fala e muita música.

Ainda pela Rádio A Tribuna de Santos ZYR-252, lançamos o programa jornalístico Censura Livre, que produzíamos com a colaboração dos companheiros Edgard Lázaro e Carmo Eduardo B. Palmieri. O Censura Livre era um programa investigativo que, a cada semana, levava aos estúdios da emissora personalidades de diferentes atividades profissionais, que respondiam a um questionamento a que se submetiam por parte dos inquisidores. Um detalhe: o programa era ao vivo e os entrevistados só tomavam conhecimento das questões a serem abordadas no transcorrer do mesmo.

O Censura Livre acabou inspirando Carlos Manga, então na Televisão Record - canal 7 de São Paulo, a criar algo semelhante para a televisão, o Preto no Branco, que por sua vez originou Pingo nos Is e o inesquecível Pinga Fogo da Televisão Tupi - canal 3 de São Paulo.

Já na "fase CBN", a emissora ganhou novas instalações em 5 de maio de 1997, com a digitalização do sistema de áudio e computadores de apoio, entre outras inovações, como informava na véspera o jornal A Tribuna, em matéria de página inteira:


Um computador que agilizará a elaboração de notas e a digitalização do sistema de áudio
são as principais novidades da Rádio CBN/Santos
Foto: Anésio Borges

Rádio

CBN/Santos inaugura novas instalações amanhã

A entrevista com Lila Covas, a partir das 10 horas, no Fórum CBN, marcará o início das mudanças tecnológicas

Da Editoria Local

"Um passo gigantesco em direção à modernidade", desta forma o coordenador da Rádio CBN/Santos (empresa do Sistema A Tribuna de Rádio), jornalista Edgard Boturão, comentou as novas instalações da rádio, que serão inauguradas oficialmente amanhã durante o programa Fórum CBN que, às 10 horas, apresentará uma entrevista ao vivo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lila Covas.

Um computador que agilizará a elaboração de notas e a digitalização do sistema de áudio são as principais novidades da Rádio CBN/Santos. "Com a substituição do sistema analógico o som fica mais nítido para os ouvintes".

A meta da CBN/Santos no decorrer do ano, conforme destaca Boturão, é continuar investindo em modernização. Em breve deve ficar pronta a nova Redação da rádio, que também será informatizada.

Ao funcionar no novo estúdio, a rádio também ampliou para quatro o número de ramais telefônicos, o que permitirá a formação de "debates" conectando os entrevistados simultaneamente.

A Rádio CBN/Santos conta com uma equipe de seis jornalistas, quatro operadores e rádio e um operador de gravação.

Participação na rede - Além da cobertura dos assuntos regionais, a equipe de Jornalismo da CBN/Santos também é ligada à rede nacional da CBN durante a cobertura de acontecimentos de interesse estadual ou nacional, como ocorreu recentemente, no caso da ocupação da Cosipa por trabalhadores avulsos e na rebelião de presidiários na Cadeia de Praia Grande.

Segundo Boturão, frequentemente a CBN/Santos tem se destacado como a emissora regional, entre todas no Estado, com maior participação na rede.

As informações sobre o movimento das estradas, principalmente nos finais de semana prolongados, é outro tipo de assunto que constantemente ocupa espaço no noticiário paulista da CBN, onde os repórteres informam as condições de tráfego do Sistema Anchieta/Imigrantes e de outras rodovias de acesso à região.

Engenheiro destaca qualidade

O responsável técnico pelo Sistema A Tribuna de Rádio, engenheiro eletrônico Marco Aurélio Vieira, destaca que poucas emissoras situadas fora das capitais brasileiras contam com o mesmo tipo de equipamento instalado na CBN/Santos.

"Trata-se de um estúdio onde o locutor e o operador ficam em um único ambiente, não existindo mais aquela tradicional separação, o que permite uma maior integração dos profissionais".

Além de ressaltar a melhor qualidade do som, com o sistema digitalizado de áudio, Vieira também enfatiza a integração do departamento comercial da rádio que, com o novo sistema Digirádio, muda o esquema de gravação de comerciais.

Eles passam a ser gravados em um computador (que fica no departamento comercial) e remetidos diretamente para o estúdio, onde o operador poderá checar pela tela de outro terminal todas as inserções que devem ir ao ar durante o programa. "Não será mais preciso separar os comerciais com os cartuchos, o processo será todo informatizado".

Esta inovação, segundo explicou o engenheiro eletrônico, permitirá ao anunciante o controle de quantas inserções de seu comercial foram feitas, já que o sistema fornecerá uma listagem mostrando com exatidão os horários que foram veiculados.

Na viatura - As mudanças na parte de equipamentos não ficaram apenas no estúdio. A viatura da reportagem da CBN/Santos também passará a contar com um novo sistema de radiocomunicação.

O repórter poderá entrar na transmissão também por um rádio HT (além da opção por telefone, como já acontece), o que lhe permitirá uma maior mobilidade. Com este aparelho, o repórter poderá fazer entrevista de qualquer local da Baixada Santista.

Ainda no que se refere a qualidade do áudio, Vieira destaca que outra modificação foi feita para que o som sofra menos interferência. O sistema de linkagem da marca Telavo, que leva o sinal do estúdio ao transmissor, foi substituído por um MTA, cuja qualidade é superior.

O responsável técnico afirma que, no transcorrer da semana, também será substituído o equipamento imitador e processador de áudio por um outro que dará mais qualidade e peso ao som.

Edgard Boturão afirma que o ouvinte passará a receber um som mais nítido
Foto: Anésio Borges

'Tribuna' AM começou em 31 de julho de 1961

Pesquisa A Tribuna

Com potência de 1.000 watts, a Rádio Tribuna AM (hoje CBN) foi ao ar, pela 1ª vez, às 11 horas do dia 31 de julho de 1961, quando o locutor João Magalhães anunciou ao microfone o início das solenidades de inauguração. As instalações da nova emissora foram benzidas pelo então bispo diocesano dom Idílio José Soares, cabendo ao prefeito de Santos, José Gomes, acionar a chave que colocou a estação de rádio no ar.

Era um prolongamento do jornal A Tribuna e tinha por objetivo atingir um público mais adulto, identificado com programas de nível elevado, além de apreciador de boas músicas. A rádio acompanhou as mudanças sociais e as tecnologias mais modernas, introduzindo novas vinhetas e adotando outro logotipo, mantendo porém a qualidade de emissora classe A. Em 1984 a rádio instalou uma antena Paran, a mais moderna da América Latina, com transmissores de 5.000 watts de potência, passando a utilizar o sistema de link nos estúdios. Com isso, duplicou e triplicou o alcance das transmissões, chegando ao Planalto e, pelo Litoral, atingindo o Vale do Paraíba, Rio de Janeiro, Vale do Ribeira e Paraná.

Entre outras modificações marcantes na programação, desde a fundação, a Rádio Tribuna AM, em 1987, deixou de lado os roteiros musicais, dedicando-se ao jornalismo, como carro-chefe. Em março de 1989 a rádio se popularizou em todos setores da programação, voltando suas atenções às comunidades de Santos, Baixada e Litoral, onde está instalada.

Roberto Clemente Santini é o diretor-superintendente da Rádio Tribuna AM há 15 anos. Em 1º de janeiro de 1995 a emissora passou a integrar a Central Brasileira de Notícias (CBN), suprimindo de vez os programas musicais e adotando o jargão de A rádio que toca notícia.

No dia 31 de julho de 1982, o jornal santista A Tribuna publicou:


Jornalistas do Panorama em atividade no estúdio de A Tribuna AM
Foto publicada com a matéria

'A Tribuna' AM comemora 21 anos

Há 21 anos, no dia de hoje, começavam a ir ao ar as transmissões da Rádio A Tribuna. De lá para cá, muitos episódios foram vividos pela emissora do grupo A Tribuna, que transmitiu desde os maiores sucessos da música nacional e internacional até as mais atualizadas e importantes notícias. Hoje, logo depois de seu nome vem a sigla AM, uma vez que a organização expandiu-se, contando agora com a Rádio A Tribuna FM.

Ao completar a maioridade, a Rádio A Tribuna AM pode orgulhar-se de uma programação sempre renovada, que deu, principalmente este ano, um destaque maior ao radiojornalismo. Assim, A Tribuna AM apresenta diariamente programas noticiosos, a cargo de uma equipe de jornalistas, possibilitando ao ouvinte permanecer sempre atualizado com o que está acontecendo em Santos, no Brasil e no exterior.

O Jornal das Sete vai ao ar todas as manhãs, em cadeia com a Rádio Atlântica. Às 8h30, a Rádio A Tribuna AM transmite a segunda edição desse noticioso no Jornal da Manhã. Às 11h30 é a vez do Panorama, cuja segunda edição entra no ar às 13h30. Além disso, de hora em hora são transmitidos boletins noticiosos.

Nessa sua nova linha de orientação, a Rádio A Tribuna AM pretende cada vez mais dirigir-se ao público adulto. Para isso, sua programação musical está baseada em sucessos internacionais e muito samba, mantendo uma sobriedade que tem sido muito bem recebida pelos ouvintes. Sintonizada nos 660 khz, tem suas torres na Alemoa e abrange com suas transmissões toda a Baixada Santista, mais o Litoral Norte e Sul do Estado e também o ABC e a Capital.

Segundo seus responsáveis, a Rádio A Tribuna AM vem a cada dia se firmando mais entre o público a que se destina, mantendo sua tradição de bem informar e divertir.


Anúncio de programa da emissora publicado no jornal A Tribuna em 15 de janeiro de 1986

No dia 31 de janeiro de 2017, a rádio CBN Santos encerrou suas transmissões:

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la
Páginas da emissora, em seu último dia de transmissões em Santos, 31/1/2017

Imagens: capturas de tela do site da emissora, em 31/1/2017

Clique nas duas imagens acima para ampliá-las

Ouça:
24 de janeiro de 1973 - Arquivo exclusivo de Novo Milênio: noticiário da Rádio A Tribuna AM às 7h08, sobre o final da Guerra do Vietnã (arquivo MP3, com 3'32", 128 kbps, 44 kHz, 3,24 MB).

26 de fevereiro de 1974 - Arquivo exclusivo de Novo Milênio: o início do Boletim das 7, às 7 horas, quando as rádios AM A Tribuna e Atlântica formam cadeia de transmissão para apresentar esse noticiário diário, produzido pelo jornal A Tribuna de Santos (arquivo MP3, 468 kb, 118 segundos).

31 de julho de 2000 - Programa de cerca de 51 minutos realizado pela CBN-Santos, quando foi entrevistada por Edgard Boturão a presidente do Movimento Nacional em Defesa da Língua Portuguesa, professora Rosilma Roldan (arquivo de áudio tipo MP3 com 50'47", 32 kbps, mono, 11 kHz, 11,6 MB).

Conjunto de prefixos da Rádio A Tribuna FM nas décadas de 1980/1990 - Som extraído de arquivo de Henrique Durans postado no Youtube por wikiradiohd em 13/03/2011 (arquivo MP3, com 4'01", 128 kbps, estéreo, 44 kHz, 3,69 MB).

Prefixo/AM - Arquivo não datado, divulgado na Internet pelo DJ Aimore com o prefixo da ZYK-518 (arquivo MP3, 1'33", 320 kbps, 2 canais, 44 kHz, 3,56 MB).

Prefixo/FM - Arquivo não datado, divulgado na Internet pelo DJ Aimore com o prefixo da ZYD-880 (arquivo MP3, 34", 320 kbps, 2 canais, 44 kHz, 1,32 MB).

31 de janeiro de 2017 - Último programa CBN Esportes irradiado pela emissora, com as participações de Darlan Santana Júnior, Walmir Lopes, Eder Traskini e Vitor Anjos, apresentação de Alex Frutuoso (arquivo MP3, 32'39", 48 kbps, 1 canal, 44 kHz, 11,2 MB).

Leva para a página seguinte da série