Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0102i.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/18/06 19:42:05
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ESTRADAS
Via Anchieta (1)

Francisco Martins dos Santos/Fernando Martins Lichti (*)

No ano de 1937, o Caminho do Mar já estava obsoleto, não mais atendendo às necessidades viárias do desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Constatado este fato, Adhemar de Barros, então interventor de São Paulo, mandou iniciar, a 9 de junho de 1939, uma nova estrada que ligasse o planalto ao porto de Santos. Esta estrada se chamaria Anchieta.


Inauguração da Via Anchieta, em 1947
Foto: Rafael Dias Herrera. Acervo Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS)

As obras sofreram paralisação em várias oportunidades, mas, em abril de 1947, Adhemar de Barros (agora como governador) entregou a sua obra, embora não estivesse completa (só a pista ascendente), e, dois anos depois, foi inaugurada a outra pista.

A Via Anchieta, com 67 quilômetros, foi projetada pelos engenheiros Ariovaldo Viana e Dario de Castro Bueno, com capacidade prevista de 16 a 18 mil veículos por dia.

Suas pistas foram alteradas por outras administrações, mas isto não impediu a sua saturação, devido ao crescimento de São Paulo e de outros estados que têm no porto de Santos o seu principal corredor de exportação e importação.

A estrada tem pista dupla e quatro faixas de tráfego, que passaram a receber cuidados especiais para a instalação do sistema Anchieta-Imigrantes.


Trecho da Serra, na Via Anchieta, por volta de 1980
Foto publicada com a matéria

A Dersa elaborou alguns planos para a Via Anchieta, como construção de muros atirantados (paredes de concreto), cortinas contra deslizamentos, cortes nos taludes, reforços de pontes e viadutos e retificação do traçado de alguns trechos nas pistas.

A Via Anchieta continua prestando serviços, agora integrada ao sistema Anchieta-Imigrantes, a partir da construção da moderna Rodovia dos Imigrantes.

(*) Extraído do livro História de Santos/Poliantéia Santista, desses autores, 1996, Editora Caudex Ltda., São Vicente-SP, volume I.


Transportadores rodoviários visitam as obras da Via Anchieta em agosto de 1946
Foto: Setcesp 50 Anos - 1936/1986 - livro comemorativo