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SANTOS DE ANTIGAMENTE - PORTO/1904 - BIBLIOTECA NM
Santos e a Cia. das Docas - 1904 (B)

Tinham se passado apenas 12 anos do início das operações do portoClique na imagem para ir ao livro organizado de Santos, quando a concessionária Companhia Docas de Santos (CDS) publicou em 1904 o álbum Santos e a Cia. das Docas, com as fotos das primeiras etapas da construção desse porto. Em abril de 2000, o cartofilista Laire José Giraud preparou uma nova edição desse álbum, dentro das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, impressa pela Gráfica Guarani, de Santos/SP:

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Santos e a Cia. das Docas - 1904

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Imagem: reprodução da página 5 do álbum de 2000

Breve apresentação

O que vocês vão ver é um álbum com fotografias editado em 1904 e que foi encontrado em Paris por um marchand brasileiro que lá reside e numa das suas vindas ao Brasil, em 1995, entregou o álbum ao colecionador santista Laire José Giraud. Não poderia haver melhor destino, pois esse Laire é uma criatura de muita sensibilidade, principalmente para as coisas relacionadas com a vida marítima e o passado santista.

Com uma especialização: é um dos maiores colecionadores de cartões postais do Brasil. E como é um homem generoso, costuma oferecê-los como lembranças aos amigos. Este álbum, por exemplo, ele poderia guardar ciosamente trancado à chave em seu bureau de despachante aduaneiro. Mas não, põe mãos à obra, edita e nos propicia esse encontro raro com Guilherme Weinchenk, construtor do cais de Santos, todo enfatiotado, de chapéu coco e guarda-chuva, numa das fotografias estampadas, às folhas tantas.

Todo cais é uma saudade de pedra, disse em verso lapidar Fernando Pessoa; neste álbum, os blocos de pedra utilizados para a formação da barreira imprescindível de cais são apresentados desde a origem na Pedreira de Jabaquara até a forma definitiva consolidada no paredão do cais.

Sem receio de estar utilizando uma imagem já bastante desgastada, podemos dizer que, ao virar as páginas deste álbum, estaremos realizando uma inesperada e inesquecível viagem ao passado. Ou um passeio tranquilo por uma Santos toda aberta em espaços convidativos. Que é o que a gente vê quando surgem ao fundo fotos trechos da paisagem local - e observem bem na foto das Oficinas Novas quando o nosso olhar devassa amplo trecho da cidade a partir de laborioso bairro do Macuco.

Como não podia deixar de ser, ei-la! A famosa fileira de ensacadores em seu duro labor de encher os porões dos navios com o café que o resto do mundo beberia. Não há dúvida que o Porto de Santos representou e representa papel fundamental no texto e contexto de nossa história econômica. Essa é uma verdade irrefutável, mas é bom, de vez em quando, repeti-la. E não esquecer aqueles que, de paletó e gravata ou simples camiseta, enfrentaram o duro batente na construção da muralha do cais. Sem nenhuma agressividade na palavra muralha.

Todo cais é uma saudade de pedra.

Narciso de Andrade

Advogado, poeta e colaborador do jornal A Tribuna

Imagem: reprodução da página 6 do álbum de 2000

Homenagens

Este livro comemorativo aos 500 anos do Descobrimento do Brasil homenageia a Cidade de Santos, seu porto e os homens que o construíram: Eduardo Palassim Guinle, Cândido Gaffrée e Guilherme Weinschenck.

À minha sobra, Henriqueta Mendes do Rêgo, viúva do despachante aduaneiro Joaquim Francisco do Rêgo, que muito em breve completará 100 anos, foi professora primária, lecionou na Bocaina e no Grupo Escolar Barnabé. Quando nasceu, no ano de 1902, o cais de pedra estava a caminho dos Outeirinhos.

Ao veículo mor de comunicação na Baixada Santista, o jornal A Tribuna, que há mais de um século divulga e defende os aspectos portuários e da Cidade de Santos.

Aos companheiros do Rotary Club, que com seus ideais ajudam a promover o crescimento da nossa Cidade.

Às autoridades de Santos e todas as categorias de trabalho.

Imagem: reprodução da página 7 do álbum de 2000

Agradecimentos

À minha esposa Creusa e aos meus filhos Gustavo e Roberta,

Abel Joaquim Marques, Abel dos Santos, Alexandre de Carvalho Kaneko, dr. Alfeu Praça Fonseca, Ana Kalassa El Banat, Ana Maria Barbosa, Antônio Takao Amano, Arlindo Carlos Prates, Armando Akio, Arminda Augusto, Arthur Cavalotti, Ary Fernandes Leal Filho, Aura Silvia da Costa Giraud, Ayrton Aparecido Gonzaga, Barbara Arruda, Bernardino de Vitta Jr., Carlos Alberto Piffer, Carlos Alberto Praça, César Muniz, Cinthya Baroni, Cordovil Manno Prieto, David Anthony Walton, Delmiro Iglesias, Edson Lucas, Eduardo Carvalhaes Jr., Elcira Nuñez y Nuñez, Emanuel Leon, Enzo Poggiani, Ezio Begotti, Fábio de Mello Fontes, Fausto José, Fernando Perez Jr., Fernando Lichti, Flávio Borges Brancato, dr. Francisco Vilardo Neto, cte. Gabriel Lobo Fialho, Gastão Lelis Leite Jr., Gerson da Costa Fonseca, Gerson Luiz da Silva, Gilson Cláudio do Nascimento, Guilherme de M. Mauger, Gustavo Brigagão, dr. Helson Parada Giraud, Hugo Ferreira Paiva, Humberto Pierry, mons. Jamil Assif Abib, João A. da Silveira, João Acioly Nogueira, João Carlos Moraes Camargo, dr. José Augusto Malta Ferrari, José Bento Silvares, José Dias Herrera, José Dias Trigo, José Luiz de Oliveira Martins, José das Neves Barreto, Júlio Paes, Kátia Ferreira Pires, dr. Kepler Alves Borges, Lena Penteado Caldas, Luis Dias Guimarães, Luis Roberto H. O. Martins, Luiz A. Paula Nunes, Luiz Fernando Miller Mello, Luiz Podboy, Luiz Roberto Câmara Fernandes, Luiz da Silva, Mantovani Calejon, Marcos Roberto Santos, Maria Cecília F. M. da Silva, Maria Teresa de Oliveira Costa, Mário Alonso, Marjorie C. F. Medeiros, Marli M. S. Benicasa, Marly Rodrigues, dr. Milton Teixeira, Miriam Guedes de Azevedo, Naoyuki Suzuki, Omar Laino, dr. Oswaldo Paulino, Rapahel Dias Herrera, Raul Dick, Ricardo José Schmidt Felippe, Roberto Alves Borges, Ronaldo Guedes, Rosana Carnielli, Rubens Santo Marini, Sérgio Aparecido Gonçalves, Shigueru Taniguti, dra. Silvia Alves Borges, Thereza Bueno Wolf, Waldemar Capela, Waldir Chaves Seabra, dr. Wagner Rossi,

À CODESP - Cia. Docas do Estado de São Paulo e aos funcionários do Complexo Cultural do Porto de Santos.

In Memoriam

Aos meus pais Layre e Aura Maria, dr. Candido B. Vallejo, Elza Mesquita Guimarães, Fédro Correa de Mesquita Guimarães, Francisco de Azevedo, Francisco Passanante, Giusfredo Santini, dr. João Paulino, José Giraud Filho, José Joaquim Alves da Costa, José Mário de Oliveira Martins, dr. José Sanches Ferrari, José Roberto Monteiro, Mário Graccho, Mário Fernandes, Mário Flores do Prado, Modesto Roma, Ruy Seabra, Sebastião de Oliveira Martins.


Imagem: reprodução da página 9 do álbum de 2000

Santos e a Companhia das Docas - 1904

É realmente gratificante poder apresentar a presente edição, ou melhor, a reedição deste livro pictórico, que é um passeio no tempo. As 40 imagens da edição original, a maioria mostrando as obras de construção do cais do início do século XX, traduzem a importância que o Porto de Santos havia assumido economicamente já naquela época - o 1º trecho construído que ia do Valongo ao Paquetá e o 2º trecho em construção, do Paquetá aos Outeirinhos.

Desconheço quem teria ordenado esta obra. Presumo, porém, ser fruto da própria Companhia Docas de Santos. É desconhecido também o nome do fotógrafo realizador destas imagens. Resta a certeza de que esta obra consegue espelhar toda a realidade do cotidiano do cais da época.

Foi no período de minha infância, quando passeava ao longo das praias, que iniciou-se esta longa admiração pelas coisas do mar, pelos navios, por este porto e pela nossa Cidade.

Deriva deste princípio a decisão de colocar esta obra, feita há quase 100 anos, à disposição de todos.

A intenção é de emocionar, trazer de longe o mais puro sentimento saudosista existente dentro de cada um de nós, de poder compartilhar estas fascinantes fotografias que o passar do tempo não apagou.

Desejei manter a ortografia original das legendas para que o aspecto histórico ficasse intacto. A maioria das imagens retratadas ainda hoje sã inéditas, isto é, praticamente nunca vistas pelas pessoas. Entre elas, a de navios atracados ao cais, o avanço da construção da muralha do novo cais, as edificações portuárias da época, assim como outros panoramas.

Assim, Narciso de Andrade, José Carlos Silvares, Hélio Schiavon, José Carlos Rossini, João Emilio Gerodetti, Antonio Ernesto Papa, Nelson Salasar Marques, Jaime Caldas, Helena Maria Gomes e Viviane Pereira completaram com seus escritos tudo o mais que poderia se dizer sobre esta magnífica publicação comemorativa aos 500 anos do Descobrimento do Brasil, por Pedro Álvares Cabral.

Obrigado de coração a todos os que me apoiaram no sentido de que este livro fosse dado, em forma de presente, à Cidade de Santos e aos apreciadores das imagens do passado.

Laire José Giraud


Imagem: reprodução da página 10 do álbum de 2000

O Álbum

Com meu amigo Laire, há tempos trocávamos figurinhas. Explico: postais de navios iam e vinham de Santos para São Paulo e vice-versa. Além desses, volta e meia, também postais de Santos, que ambos curtimos.

Eu, particularmente, coleciono também São Paulo e não poucas vezes o Laire me forneceu algum material relativo a essa cidade.

Não é que um belo dia me aparece um marchand de postais e livros, com muito material de São Paulo e Santos. Coisa espetacular, que atiçou minha ganância de colecionador, a ponto de eu fazer uma loucura financeira e comprar tudo. No momento, a gente fica inseguro, ante o estrago em nossa conta bancária, mas algum tempo depois, a gente fica feliz em ter feito a compra, pois, geralmente, o material nunca mais aparece no mercado.

Naquele dia, entretanto, eu tive um arrependimento de última hora e voltei atrás, deixando de comprar o belíssimo álbum Santos e a Companhia Docas - 1904. Mas recomendei ao marchand que oferecesse o mesmo ao Laire, afirmando com convicção que o meu amigo iria sem dúvida adquiri-lo.

Não sei porque, mas naquele momento algo me dizia que o Laire ia comprar o livro e que eu jamais me arrependeria de não tê-lo feito.

E foi assim que aconteceu. Dias depois, o Laire me liga, feliz pela aquisição.

O tempo passou e volta e meia eu me lembrava do álbum, com alguma saudade. Mas algo me soprava no ouvido: você não vai se arrepender!

Dito e feito: eis que o Laire anuncia: vou fazer um fac-símile do álbum!

Isso é uma coisa que eu acho altamente meritória: divulgar nossos objetos de coleção para o público, compartilhá-los com os outros. Senão, qual o sentido da coleção? É o que me levou a publicar o meu livro Lembranças de São Paulo. No fundo, é o mesmo prazer que a gente tinha, quando criança, de mostrar o nosso álbum de figurinhas para os amigos!

Laire, parabéns pelas suas diversas publicações, sejam livros, sejam artigos, em alguns dos quais tive a satisfação de colaborar. Definitivamente, a voz que me soprava no ouvido estava certa: o álbum, em melhores mãos não poderia estar!

João Emílio Gerodetti

Engenheiro químico, cartofilista e autor do livro Lembranças de São Paulo


Imagem: reprodução da página 11 do álbum de 2000

Santos, Porto e Cidade unidos desde o começo

Com a chegada do navio inglês Nasmyth, a 2 de fevereiro de 1892, o Porto de Santos teve inaugurado o primeiro trecho de cais acostável, com 260 metros, tornando-se notícia mundial. Já no início do novo século, 1909, o Times, de Londres, informava aos importadores europeus, especialmente de café, que o cais santista tinha 4.800 metros de extensão, permitindo a atracação de mais navios simultaneamente.

Foi a partir daí que o porto iniciou seu desenvolvimento, com a oferta de cargas e a construção dos primeiros armazéns. Nas próximas décadas, porto e cidade andariam de mãos juntas, causando o enriquecimento da região e, em paralelo, de todo o País.

Mas o porto e a cidade encontraram-se mesmo na época do Descobrimento, quando os portugueses procuravam locais mais abrigados para se instalarem e para que seus navios estivessem a salvo de piratas e de tempestades. Foi assim com a região de Santos e de São Vicente. Porto e cidade se confundiram entre si desde os primórdios da vila fundada por Braz Cubas, que logo no início do século ganhou uma estátua junto ao porto e ao prédio da Alfândega e onde existiu a Igreja Matriz e se estabeleceram todas as casas comerciais de então.

Foi a partir das velhas pontes de madeira, bem retratadas pelo pintor Benedito Calixto, e pelos trapiches que estocavam a carga que ia e vinha dos portos europeus, que Santos pôde desenvolver-se no entorno desse início de porto e vila. Aos poucos, ambos foram se estendendo, crescendo, primeiro rumo ao planalto, com a construção da estrada de ferro São Paulo Railway, depois ao interior e a outros estados, com a implantação das autoestradas.

Dos trapiches e das pontes, o porto passou aos 14 quilômetros de cais acostável, grande parte hoje privatizada, tornando-se cidade em 1839, com o saneamento e a inauguração de praças e logradouros, imortalizados em fotos de rara beleza que ainda hoje agradam aos olhos de todos.

José Carlos Silvares

Editor geral do jornal A Tribuna de Santos


Imagem: reprodução da página 28 do álbum de 2000

Cais

- 1 -

Com tanto navio para partir

minha saudade não sabe onde embarcar...

- 2 -

A água comove a pedra

que parece fremir levemente

 

Na oscilação breve das marolas

há homens malogrando olhares

vagos, indecisos, alongados.

 

(Completa ausência de tempo.

O calendário se desfaz

nas sombras, na brisa e na anatomia

recordada do estuário...)

- 3 -

Cambia todos os tons

esta angústia à flor da água.

- 4 -

Não há gaivotas nem quaisquer

outros pássaros oceânicos.

Todavia aquela espuma brilhante

sugere o roçar logo de algum.

- 5 -

Vem do passado a romântica

sugestão de velas pandas

Itinerários de descobertas,

roteiros de constelações,

ilhas remotas habitadas

por estranhos povos inocentes

- pele morena, olhos ariscos,

porte severo, movimentos puros

de corpos ao vento e ao sol

- 6 -

Sirene arrepiando

a epiderme do meio-dia.

- 7 -

Silenciosamente pesados

firmam-se nas horas os navios,

fortuitos donos do porto,

transitórios proprietários

de metros de alvenaria

que fazem maior a tristeza

da imensa nostalgia portuária.

 

Ah! receber todos os adeuses,

todos os abraços, todos os olhares

de ida e volta e permanecer

ancorado na paisagem imutável!

- 8 -

Passarinho no topo daquele mastro

partirá ou há de voltar para terra?

 

Narciso de Andrade Neto

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Imagem: capa final do álbum de 2000 - Clique na imagem para ampliá-la