Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/bairro15c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/09/10 11:54:39
Clique na imagem para voltar à página principal

SANTOS - BAIRROS - mapa - Embaré <<-- escolha o retorno

Embaré (2)

Leva para a página anterior

Matéria publicada no Diário Oficial de Santos, páginas 1 e 4 da edição de 16 de setembro de 2009:


Embaré faz 134 anos

Foto: Anderson Bianchi, publicada com a matéria

Aos 134 anos, Embaré se destaca pela infra-estrutura

A infra-estrutura urbana disponível no Embaré faz do bairro um dos mais bem servidos da cidade em termos de serviços. São benefícios que recaem não só sobre os moradores, mas a todos os outros que por essa região trafegam diariamente ou a freqüentam a passeio.

Neste ano, em que completa 134 anos, data comemorada hoje, o bairro ganhou a reurbanização do entorno da Basílica Santo Antônio do Embaré, que embelezou e valorizou a igreja, importante marco turístico religioso da cidade.

No ano passado, houve a inauguração da ciclovia da Av. Afonso Pena, que foi totalmente remodelada, com nova pavimentação, iluminação, canteiros e rede de gás subterrânea. Geograficamente, a ciclovia liga e determina a divisa de vários bairros. Dos seus 4 mil metros, 40% estão no Embaré.

O bairro é o segundo mais populoso da cidade. São mais de 36 mil moradores em 1,5 milhão de m², entre os canais 4 e 5 e as avenidas à beira-mar e Afonso Pena. Nessa área, funcionam três escolas municipais e duas conveniadas, que atendem 2.235 crianças, além de 220 jovens e adultos no EJA (Educação de Jovens e Adultos). A UBS (Unidade Básica de Saúde), na Praça Fernando Prestes, registrou no ano passado 80.389 procedimentos, entre curativos, vacinas, extrações e consultas em clínica geral, pediatria, ginecologia e odontologia.

O comércio é diversificado e atende às necessidades dessa população fixa e de turistas. A maior atração está nos 730 metros de praia e jardins na orla. Nesse espaço de lazer estão localizados alguns restaurantes e o CPE (Centro de Paquera do Embaré), formado por quiosques de lanches que funcionam 24 horas, especialmente durante o verão.

Reurbanização no entorno da igreja é uma das mais recentes obras no bairro

Foto publicada com a matéria

Carta do leitor Horácio de Souza Lopes, publicada na página 2 do semanário santista Jornal da Orla, edição de 20 e 21 de setembro de 2008 (observada a discrepância - mantida como no original - no nome do proprietário inicial da quitanda citada, João Antonio/Antonio João):

Embaré

O Embaré, um dos bairros mais antigos da Cidade, completou esta semana 133 anos.

Embaré da Paróquia de Santo Antônio, do Colégio Leão XIII, do Bar do Toninho, do Bar do Jorge, do CPE, do Bingo Chão de Estrelas, do Shopping Embaré, da Livraria Mar Azul.

De figuras conhecidíssimas, como o Peixeiro da Oswaldo, sr. Afonso, 88 anos de idade, 56 dos quais dedicados ao comércio de pescado no mesmo local e como o Chico das Bicicletas, cuja bicicletaria existe há 50 anos no mesmo lugar, instalada num prédio que pertence ao Pelé, de quem ele se orgulha de ser o inquilino nº 1.

Abriga também um dos prédios mais antigos de Santos, construído na década de 40, localizado na Rua Oswaldo Cochrane, esquina com a Av. Bartolomeu de Gusmão. Tal prédio, o Edifício Conde do Mar, o 3º construído em Santos, o 1º com 10 andares, construído em 1947, mantém ainda as características da época, como o comércio embaixo (padaria, farmácia e futuramente uma imobiliária). O ex-zelador do edifício, o sr. Manuel Gonçalves de Souza Lopes, próximo dos 83 anos, zelador do prédio nas décadas de 50 a 90 (37 anos de serviços ininterruptos prestados ao condomínio) e hoje ainda morador no prédio, orgulha-se de possuir a 1ª Ata de Reunião do Condomínio, datada de 17 de julho de 1948, bem como a Convenção Condominial, datada de 20 de outubro de 1948.

Não poderia deixar de citar o Bar do João, o Jabuca's Bar, situado na Rua Oswaldo Cochrane, no Embaré.

A história da família João Oliveira à frente desse estabelecimento, sem dúvida o mais antigo do Embaré, começa em 1951, quando o sr. João de Oliveira, hoje com 82 anos, adquiriu a Quitanda Santa Cruz, responsável na época pelo abastecimento de hortifrutigranjeiros aos moradores do bairro e região. Em 1983, devido à sua aposentadoria, o sr. João Antonio passou o estabelecimento para o seu filho João Antonio, que resolveu alterar a finalidade do estabelecimento, de quitanda para bar e mercearia, bem como o nome do estabelecimento para Jabuca's Bar, em homenagem ao seu pai, fanático torcedor do Jabaquara A.C.

Uma curiosidade marcante é que tanto o sr. Antonio João, quanto o filho João Antonio e o neto Felipe, conheceram suas respectivas esposas no estabelecimento!

Em dias de jogos do SFC, o Jabuca's Bar fica repleto de fanáticos torcedores do peixe, dentre os quais destaco os mais assíduos: sr. Celino, Valmir Carvalho, Maurício, Alessandro, Pedrinho, Paulinho, Paulo Ferro, Jabá, João, Juninho, Pedrão, Chicão, Antonio Carlos, meus irmãos Nelson e Roberto, além dos menos assíduos Floriano, Mário, sr. Kalil, Hélvio e sem esquecer os saudosos sr. João Carneiro Leão, emancipador político de Praia Grande, e dª Irene, falecidos no ano passado.

Parabéns ao sr. Afonso, ao sr. Francisco Gregos (o Chico), ao sr. Manuel, ao João Oliveira, imigrantes que adotaram a cidade e mais especificamente o Embaré, para desenvolverem suas atividades profissionais, e que fizeram e ainda fazem história nesse tão singular bairro.

Horácio de Souza Lopes

Leva para a página seguinte