Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed145g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/12/05 18:08:34
Clique aqui para ir à página inicial de Perspectiva
Edição 145 - Out/2005
Cidadania

Guarujá terá equoterapia

O prefeito Farid Madi, de Guarujá, autorizou a Associação de Equoterapia Nossa Senhora Aparecida (Aensa) a utilizar um terreno com mais de 3.000 m², no Loteamento Balneário Praia do Perequê, para implantação de um Centro de Atividades de Equoterapia. A terapia com o auxílio de cavalos é indicada para pessoas portadoras de distúrbios mentais, coordenação motora, traumatismos e, ainda, problemas da comunicação e linguagem.

Segundo Doralice Lopes, que coordena o projeto, após a limpeza e o cercamento do terreno, a programação é iniciar o atendimento em 12/2005. Ela ressaltou que não é qualquer pessoa que pode realizar a terapia. Para fazer a inscrição, é preciso que o paciente tenha acima de três anos de idade e passe por uma avaliação médica com neurologista, psiquiatra, ou outro especialista, dependendo do quadro clínico.

Futuramente, o Centro de Atividades de Equoterapia pretende contemplar núcleos específicos, para atender pessoas especiais, com idade a partir de três anos, com indicação médica, para crianças de rua, para jovens viciados em drogas e para pessoas da terceira idade.


Farid assinou utilização de terreno público
Foto: Alexsander Ferraz/Imprensa-PMG


Prolar beneficiará Cubatão

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, implantará em Cubatão o Prolar, um programa que beneficia famílias de baixa renda com financiamento de material de construção para reforma de moradia. O financiamento é feito por intermédio do Banco do Povo, com juros de 0,5% ao mês, e apresenta vantagens aos bons pagadores, como a isenção de juros para quem quitar antecipadamente as mensalidades.

A garantia da instalação do Prolar foi dada em 9/2005 pelo secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Walter Caveanha, ao vice-prefeito Walter Pinheiro e ao secretário municipal de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento, Ricardo Lascane, durante audiência, em São Paulo. Depois, foi ratificada ao prefeito Clermont Castor, pelo secretário-adjunto Roberto Seixas, que esteve em Cubatão acompanhado de técnicos da secretaria.

A comitiva vistoriou a sede do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), mantido pela Secretaria em convênio com a Prefeitura, visando a elaboração de um projeto de reforma e aquisição de novos equipamentos. Além de liberar documentos, a unidade cadastra desempregados e faz encaminhamento a empresas no caso de surgimento de vagas.

Calcula-se que hoje, em Cubatão, existam pelo menos oito mil moradias semi-acabadas ou com suas estruturas comprometidas. São imóveis situados principalmente em bairros da periferia.