Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch092d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/24/16 12:14:41
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão
HISTÓRIAS E LENDAS DE CUBATÃO - FAUNA
Animais passeiam pela política municipal (4)

Leva para a página anterior

Não bastasse o tucano ser símbolo de um partido político nacional, e o guará vermelho ter se tornado o símbolo da recuperação ambiental cubatense, aves raras e outros animais também fazem suas visitas ao prédio do Legislativo municipal, às indústrias locais e aos parques ecológicos, tornando-se notícia na imprensa regional. Como nesta notícia publicada no jornal santista A Tribuna, em 20 de janeiro de 1999:

Jacaré vira garoto-propaganda da Cidade

Filhote pesando 1,7 kg foi encontrado perto de autoposto

Da Sucursal

Um jacaré-do-papo-amarelo foi involuntariamente inserido, ontem, na rotina burocrática do cenário político brasileiro, depois de ser recebido na Prefeitura pelo prefeito Nei Serra. Passará a servir como garoto-propaganda das comemorações do cinquentenário da Cidade.

Com bom humor, Serra disse que o visitante vai rivalizar, agora, com o símbolo que Cubatão adotou para comemorar os 50 anos de emancipação político-administrativa - o guará vermelho, uma espécie de garça com intensa coloração rubra e a ponta das asas pretas.

Tanto o guará quanto o jacaré-do-papo-amarelo são espécimes em extinção, segundo o Ibama, mas retornaram aos mangues de Cubatão e estão servindo de atestado para o sucesso do programa de recuperação ambiental da Cidade, que tem a fama de ter sido no passado um dos lugares mais poluídos do mundo.

Trata-se de um filhote com cerca de 76 centímetros e pesando 1,7 kg, segundo a bióloga Maria do Carmo Amaral, que o levou à Prefeitura com o propósito de conseguir o engajamento do prefeito na campanha pela preservação dessa espécime. Afinal, encontrar animais em estado selvagem na Cidade tem sido uma constante nos últimos cinco anos.

Sarney - Com frequência, aparecem espécimes diversas circulando pelas áreas da Carbocloro, Copebrás e terminal marítimo da Ultrafértil. Nessa indústria, que mantém convênio com o biólogo Robson Silva e Silva para proteger os ninhais dos guarás vermelhos situados próximo ao Rio Morrão, com frequência jacarés-do-papo-amarelo atravessam a estrada e se perdem nos mangues próximos.

O filhote levado ontem ao prefeito foi encontrado nas proximidades do Autoposto Paulínia pelo assessor técnico da Prefeitura, Ricardo Amaral. O animal era alvo de brincadeiras de crianças que moram próximo ao posto, que faz fundos para o Rio Mogi.

Maria do Carmo encaminhou o jacaré ao Horto Municipal, depois de fazer uma avaliação clínica de seu estado de saúde, ocasião em que verificou o sexo: é macho.

O prefeito mandou recolher o filhote ao lago do Parque Ecológico Cotia-Pará, onde se alimentará de peixes, carne e miúdos (fígado e coração). Dividirá espaço com três visitantes da mesma espécime que também foram encontrados nas margens das rodovias da Cidade.

Ministro - O prefeito aproveitou para confirmar a visita a Cubatão do novo ministro do Meio-Ambiente, José Sarney Filho, dia 5 de junho próximo, durante as festividades do Dia Mundial do Meio-Ambiente.

Sarney Filho deverá conhecer os programas sociais e de preservação ambiental mantidos pela Prefeitura, principalmente o programa de preservação de espécimes em extinção, como o guará e o jacaré-do-papo-amarelo.

Registro publicado na versão digital do jornal santista A Tribuna, em 24 de julho de 2016:

Jacaré é flagrado 'tomando sol' próximo à ponte do Arco-Iris em Cubatão
Segundo moradores, vivem ali um casal de jacarés e cinco filhotes
DE A TRIBUNA ON-LINE 24/07/2016 - 08:16 - Atualizado em 24/07/2016 - 09:10

 

Um jacaré com cerca de 3 metros de comprimento foi flagrado sobre o leito retificado do Rio Cubatão

 


O animal estava nas proximidades da antiga ponte do Arco-Iris, na Avenida Nove de Abril


O flagrante foi feito na tarde de sábado (23) por uma equipe de A Tribuna que passava pela região


Concluída no final dos anos de 1970, a retificação do rio acabou por formar uma lagoa sob a ponte


Nesta lagoa, segundo populares, vivem um casal de jacarés e cinco filhotes


O local fica a cem metros da fábrica da Companhia Brasileira de Estireno (CBE)


Os jacarés e os filhotes vivem a pouco mais de 400 metros do Centro da cidade

Fotos: Carlos Nogueira/A Tribuna, publicadas com a matéria

 

Clique na imagem para obter o vídeo correspondente, em formato MP4

Jacaré é flagrado no Rio Cubatão, próximo à ponte do Arco-Iris

Imagem: fotograma do vídeo publicado por A Tribuna na rede social Youtube em 24/7/2016

Clique >>aqui<< ou na imagem acima para obter o vídeo, de 43 segundos (22,1 MB)

Leva para a página seguinte da série