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HISTÓRIAS E LENDAS DE S. VICENTE
A Biquinha que antecedeu a Cellula Mater (2)

Ela mostra Anchieta em seus azulejos
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Mais de quatrocentos anos de história do Brasil jorram com as águas da Biquinha de São Vicente, que por diversas vezes foi reformada e melhorada, até chegar ao aspecto atual. Esta matéria, sobre o painel de azulejos colocado em 1947 naquele local, foi publicada no caderno AT Especial do jornal santista A Tribuna, em 2 de março de 1997:

A vida do padre José de Anchieta serviu de tema para o painel, 
feito com azulejos e tintas importados de Portugal
Foto: Sílvio Luiz, publicada com a matéria

CINQUENTENÁRIO
Painel de 50 anos decora a Biquinha

Ele foi pintado por Waldemar Sendin

Da Reportagem/Leitor Repórter

Um dos mais significativos trabalhos em azulejo da região está completando 50 anos: é o painel da Biquinha, em São Vicente, que retrata o Padre Anchieta catequizando os índios brasileiros. O belo exemplar da arte em cerâmica é do artista Waldemar Moral Sendin, que contou com a colaboração do irmão, Armando Sendim, e da irmã Estrela.

Um dos pioneiros desse tipo de arte no Brasil, Waldemar Moral Sendin faleceu há oito anos; Armando Sendin, aos 72, tem seu ateliê e mora na Espanha.

Estrela, com 74, reside em Santos. Ela conta que o painel foi feito a pedido do prefeito de São Vicente na época, Polidoro Bitencourt. "Ele foi visitar uma exposição de Waldemar, no Parque Balneário, e ficou maravilhado com o seu talento", conta.

Antes do painel de Anchieta, havia na Biquinha uma obra em terracota, do artista Domingos Savorelli. "Eu não me lembro quanto a prefeitura pagou ao meu irmão, mas acho que foi algo em torno de mil cruzeiros. Eu e o Armando posamos como modelos, para que o Waldemar tivesse uma idéia de como posicionaria o padre Anchieta e os índios", revela.

O trabalho foi realizado em um mês, já que a técnica não é das mais fáceis. E, como no Brasil ainda não havia tintas especiais, Waldemar mandou-as vir de Portugal, assim como os azulejos. "Ele usou o policromado em sépia, uma cor muito bela, que ainda não existia por aqui".

A qualidade do serviço pode ser vista até hoje, pois não se deteriorou com a ação do tempo. Durante o período das chuvas, em janeiro, uma parte da Biquinha quase foi destruída, mas nada aconteceu ao painel do Padre Anchieta.

"É uma obra de arte importante, não só porque a Biquinha é conhecida mundialmente, mas também devido à importância histórica de São Vicente. Ao longo dos anos, ela vem sendo retratada em cartões postais enviados aos mais diferentes países", analisa Estrela.

O artista - Waldemar Moral começou logo cedo nas artes, herdando do pai o gosto pelas tintas. A família foi morar em Porto Alegre, o que incomodou o jovem. Ele dizia que lá não havia ninguém que pudesse ensiná-lo mais do que já sabia. Cedendo aos apelos do filho, o pai trouxe a família para Santos, para que Waldemar pudesse estudar em São Paulo. Ele se formou em Arquitetura pela Faculdade de Belas Artes.

Logo pegou gosto pelo trabalho com cerâmica, sendo um dos primeiros no Brasil a dominar a técnica. Armando Moral Sendin também foi infestado pelo vírus da arte, mas preferiu a pintura de quadros, embora tivesse se formado em Filosofia e Letras e se pós-graduado na Sorbone.

"Fui a única que não seguiu a trilha. Eu organizava o ateliê, em São Paulo, pois eles eram muito descuidados. Me dou melhor com a agulha e a linha", justifica Estrela.

A técnica - A arte da cerâmica, dizem os entendidos, nasceu no Oriente, há vários séculos, e os árabes foram um dos seus cultuadores. Mais tarde, chegou à Europa, notadamente em Portugal, Espanha e França. Foram os colonizadores portugueses que a trouxeram para o Brasil. Era comum decorar a fachada dos imóveis com azulejos. O nome vem do fato de a maioria das peças, na época, ser azul.

A técnica utilizada por Waldemar seguia todo um processo. Primeiro ele fazia um croqui, em papel, do que iria desenhar. Os azulejos eram colocados em uma prancheta de madeira e, com o lápis, ele esboçava o desenho. O passo seguinte era a pintura com uma tinta especial de cerâmica sem esmalte. Os azulejos, numerados, eram colocados no forno à temperatura de 750 graus. Depois era só montar a imagem na seqüência da numeração. O cozimento dá brilho à pintura e a torna indelével.

Joseph Anchieta foi reitor do Colégio de São Vicente, evangelizador da Capitania de Martim Afonso, dramaturgo e herói, informa a placa que fica ao lado do painel da Biquinha.


A famosa Biquinha, no centro de São Vicente, em foto de 2002
Foto: Prefeitura Municipal de São Vicente