Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0462a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/21/14 11:53:26
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Avião sinistrado
Desastre aéreo no Boqueirão (1)

Leva para a página anterior

Com o tráfego crescente de aeronaves de todos os tipos, a Baixada Santista entra também na lista das grandes tragédias da aviação do século XXI. Até então, os acidentes se verificaram em áreas desabitadas, sobre o mar ou na areia da praia. Mas em 2014 a cidade conheceu toda a dimensão e as consequências de um acidente em área densamente habitada, que ganhou imediata repercussão mundial por ter entre as vítimas um candidato à presidência da República em plena campanha eleitoral, o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e seus assessores, num jato que caiu no bairro do Boqueirão.

As circunstâncias em que a tragédia ocorreu suscitaram inúmeros boatos e mesmo teorias conspiratórias sobre sabotagem na aeronave. O editor de Novo Milênio, jornalista Carlos Pimentel Mendes, acompanhou em primeira pessoa a história, por residir justamente no local em que a aeronave caiu, em 13 de agosto de 2014, sendo o primeiro a identificar positivamente que não era um helicóptero, mas um avião, a aeronave acidentada. Depoimento publicado na rede social Facebook, em 13 de agosto de 2014:

13/8/2014 às 10:15:58 - começava o incêndio no apartamento atingido

Foto: Carlos Pimentel Mendes

Um depoimento em primeira pessoa

Carlos Pimentel Mendes
13 de agosto às 17:34

Independentemente de posições políticas quaisquer, registro em nome de minha família meus sentimentos pelo falecimento de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência, ocorrido hoje exatamente sobre o prédio em que moro e as edificações vizinhas.

Como depoimento, registro que perto das 10 horas da manhã ocorreu uma grande explosão, que me fez pensar a princípio em explosão relacionada com gás residencial. Chovia forte no momento, e durante a madrugada estava ocorrendo forte mudança climática, o que também me levou a pensar em um fenômeno atmosférico, como um forte deslocamento de ar. Isso, porque em minha casa, sequer um vidro trincou, mas partes da fuselagem do Cessna em que Eduardo Campos viajava caíram no corredor lateral do prédio, um pedaço de corpo humano ficou sobre a marquise da nossa porta principal, e vários apartamentos tiveram danos como vidros quebrados, entrada de blocos de pedra e partes das aeronaves arremessados pela explosão.

13/8/2014 às 11:16:03 - peça documentada que permitiu identificar ser um avião Cessna

Fotos: Carlos Pimentel Mendes

A caixa d'água de nosso prédio foi afetada, um prédio nos fundos foi atingido pelo fogo e foi necessário evacuar a área pelo temor de forte explosão, pois o combustível estava espalhado pela área e as chamas continuaram ainda umas duas horas. Eu estava dentro de casa e não vi, mas soube de relatos de uma bola de fogo caindo, que seria(m) a(s) aeronave(s).

Desligamos gás e eletricidade, e procuramos esvaziar a caixa d'água para aliviar o peso, pela possibilidade de algum dano estrutural e desmoronamento, mas parece que foram apenas afetados alguns canos.

Eu iria para Guarujá, participar da continuação de um fórum de temas portuários, o Santos-Export, iniciado ontem (12) onde também estaria Eduardo Campos, e que foi imediatamente cancelado. No período da tarde, procurei auxiliar colegas jornalistas nacionais e estrangeiros, de tv, jornais, agências de notícias, rádios, internet, para registrarem as cenas que agora estão sendo vistas nos jornais e na televisão, e também procurei contribuir com informações, dentro do possível. Em casa, felizmente, todos estamos bem.

Crachá de Imprensa para acompanhar seminário em Guarujá em que Eduardo Campos estaria presente

Imagem: reprodução/Carlos Pimentel Mendes

No "olho do furacão", muitas informações desencontradas. Primeiro, que seria um helicóptero, mas quando fui examinar as partes que caíram no prédio, eram todas de um Cessna, avião portanto. Agora à tarde é que vi com um colega jornalista a foto em que se identifica terem sido duas aeronaves, um helicóptero e o avião Cessna que citei. Eles teriam colidido sobre o meu prédio e caído num dos raros terrenos ainda vazios do quarteirão em que moro, nos fundos de uma academia de ginástica. Já circularam por aqui rumores de sabotagem, mas não tenho qualquer elemento para dar crédito a essa informação.

Tivemos ainda que atentar para elementos inescrupulosos que imediatamente começaram a circular pelo local, inclusive gatunos e oportunistas e até um falso inspetor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Felizmente, o policiamento agiu rápido para controlar a área. Agora, continuamos atendendo peritos de seguradoras, policiais locais e federais, civis e militares, pessoal do Instituto Médico Legal etc. A eletricidade já foi restabelecida, o que facilitou enviar estas informações, pois até agora só contava com o celular, que agora está recarregando a bateria. Obrigado a todos pelas preocupações e ofertas de ajuda, mas já começa a entrar tudo no controle, só restando muuuuito trabalho pós-sinistro.

Abração!

13/8/2014 às 10:27:25 - surgem as chamas no apartamento atingido pela turbina do avião

Foto: Carlos Pimentel Mendes

 

13/8/2014 às 10:17:55 - A melhor vista possível do sinistro desde a Rua Alexandre Herculano

Foto: Carlos Pimentel Mendes

 

13/8/2014 às 11:11 - Destroços no corredor lateral do prédio da Avenida Washington Luiz, 351

Foto: Carlos Pimentel Mendes

 

13/8/2014 às 11:18/11:26 - Representantes de todos os meios de comunicação, inclusive agências internacionais de notícias, fizeram matérias na residência deste jornalista

Fotos: Carlos Pimentel Mendes

 

13/8/2014 - Partes da aeronave caídas no prédio da Avenida Washington Luiz, 351

Fotos: Carlos Pimentel Mendes

 

13/8/2014 às 16:40:53 - Peritos da Polícia, Bombeiros, Defesa Civil, Aeronáutica e outros recolhem partes da aeronave, na Avenida Washington Luiz, 347

Foto: Carlos Pimentel Mendes

Entrevista de Carlos Pimentel Mendes ao programa de televisão Tá na Tela, da TV Bandeirantes de São Paulo, às 15 horas de 13 de agosto de 2014, também divulgado via Youtube (Canal Teleguiado) nessa data:

Imagens: captura de tela do site do programa

Ouça:
Áudio da entrevista do programa Tá na Tela, da TV Bandeirantes de S. Paulo/SP, com Carlos Pimentel Mendes, em 13 de agosto de 2014 (arquivo MP3 com 8,75 MB a 320 kbps, 3'49"):

Veja:

Trecho do programa capturado em vídeo pelo canal Teleguiado.TV e publicado na rede social Youtube (1,71 MB - 33") - Clique na imagem abaixo para obter o vídeo:

Clique na imagem para ver o vídeo em formato MP4

Imagem: captura de tela do site do programa

Leva para a página seguinte da série