Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0451w.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/26/13 15:20:43
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - NATAL
Natais de outrora

Nascimento de Cristo é motivo para a cidade se engalanar no fim de cada ano

Leva para a página anterior

As tradicionais comemorações natalinas têm marcas próprias de cada época. Assim foram registradas em 23 de dezembro de 1894, no jornal santista Diário de Santos, página 1 (ortografia atualizada nesta transcrição):

Imagem: reprodução parcial da página 1 do jornal santista Diário de Santos de domingo, 23 de dezembro de 1894

 

Missas do natal

Amanhã rezam-se as seguintes missas do natal:

Às 12 horas da noite nas igrejas da Ordem 3ª do Carmo; Matriz e em S. Vicente; à 1 hora da manhã nas igrejas de Santo Antonio e Rosário.

Na capela da Beneficência Portuguesa, às 10 horas da manhã do dia 25.

Em S. Vicente também será rezada uma missa às 9 horas da manhã do dia do natal.

 

Em 26 de dezembro de 1917, o jornal paulistano O Estado de São Paulo publicou em sua página 4 (Acervo Estadão - acesso em 25/1/2013 - ortografia atualizada nesta transcrição):

 

Imagem: reprodução parcial da página 4 do jornal paulistano O Estado de São Paulo de 26 de dezembro 1917 (Acervo Estadão - acesso em 25/1/2013)

 

Notícias do interior e do litoral do Estado

(Pelo telégrafo e pelo telefone)

SANTOS

O tempo - SANTOS, 26 - Dia cinzento e cálido, de paisagens imóveis ao longo das horas. Nem sol nem chuva. Ares quietos. Mormaço.

O dia de Natal - SANTOS, 26 - Decorreram animados os festejos do Natal. O movimento da cidade foi muito grande e durou até às primeiras horas da manhã. Todas as casas de diversões funcionaram, conservando-se repletas em todas as suas sessões. Templos, jardins e praias também estiveram cheios de povo durante o dia e parte da noite.

No entanto, a verdadeira festa foi das crianças. Os dirigentes da Santa Casa de Misericórdia, Asilo de Órfãos, Instituto de Proteção à Infância, Cruz Vermelha Brasileira de Santos e União do Professorado Particular, coadjuvados pelo comércio e pelos corações generosos das famílias santenses, contribuíram para que não só os pobrezinhos doentes recolhidos à Santa Casa, como os da Creche, Asilo de Órfãos, e em geral, as crianças pobres, recebessem ontem um brinquedo, uma caixa de bombons, e até uma peça de roupa para agasalho do corpo.

Na Santa Casa de Misericórdia, às 12,30, realizou-se a distribuição de roupa, calçado e brinquedos às crianças que se acham recolhidas ao hospital, caridosa iniciativa do capitão João Salermo, mordomo do corrente mês.

À mesma hora, no Miramar, foi levada a efeito a festa de Natal das educandas do Asilo de Órfãos. Esta festa alcançou um grande êxito pela sua numerosa e seleta concorrência. A banda de música do Corpo de Bombeiros executou excelentes números do seu repertório. Os seus organizadores foram: sra. Leonor de Andrade Filgueiras, esposa do capitão Paulo Filgueiras e dr. Porchat de Assis.

Na Gota de Leite, a distribuição de roupinhas e brinquedos às crianças pobres efetuou-se às 14 horas com uma extraordinária concorrência de petizes.

Promovida pela União Beneficente do Professorado Particular de Santos, teve lugar, das 8 às 10 horas, no salão do Centro Espanhol, a distribuição de roupa e outros objetos às crianças pobres que, munidas de cartões, ali compareceram.

- Com muito brilho, foi festejado ontem no salão da Igreja Presbiteriana Independente o nascimento de Jesus.

O salão estava ornamentado com esmero. A concorrência, principalmente do elemento infantil, foi enorme. Executou-se um bem escolhido programa em que tomaram parte as senhoritas: Iracy, Elsa e Zelia Neves, Luisette de C. Andrade, Stella Capello, Rosalita Fernandes, Dionisia Pereira, Olga Marques, e os pequenos: Antonio e Luiz Cruz, Liane Pigeard, Benedicta Vasconcellos, Epaminondas Moreira do Valle, Carmen Vidal, Lauro Cruz, Berenice Neves, Orlando Marques, Rosa Vidal, Evangelina Fernandes, Alpheu Ortiz, Benedicto Santos, Arnando Cruz, Manuel e Armando Pinto de Carvalho.

Foi recitado, pela senhorita Stella Campello, um belo soneto inédito Natal, da lavra do poeta santista Affonso Schmidt.

Salientaram-se deveras os quatro pequeninos que recitaram a Mensagem dos Anjos, e que são: Liane Pigeard, Epaminondas Moreira do Valle, Berenice Neves e Benedicta Vasconcellos.

Terminada a parte literária, foi iniciada a distribuição dos prêmios aos alunos da Escola Dominical e de brinquedos e doces às crianças presentes.

- No Guarujá, a Congregação Presbiteriana Independente festejou também o Natal, com uma festa oferecida pela Sociedade Juvenil, da qual é presidente a senhorita Emilia Ferreira. o programa executado foi organizado pelo sr. Francisco Lourenço de Camargo.

- Realizou-se ontem, na Casa de Oração da Igreja Evangélica Santista, a festa comemorativa do Natal de Jesus, festa essa dedicada aos alunos da Escola Dominical da Igreja.

A assistência a esta festa evangélica foi enorme, ficando completamente repletos o salão de cultos e demais dependências da igreja. Mais de 400 pessoas estiveram presentes.

A festa iniciou-se às 20 horas, terminando às 22,30 horas. Foram entoados os hinos 317, 290, 321, 107, 217 e 289. A oração inicial foi feita pelo sr. José Ignacio da Hora. Pela senhorita Thereza Nicolini foi feita a leitura da profecia e pelo menino Antonio Silva a leitura do Nascimento. Vinte e cinco crianças houveram-se muito bem no desempenho de seus recitativos. As senhoritas Olga Costa, Iracy Neves, Nair dos Reis e Thereza Nicolini cantaram em voz uníssona e entusiasta o hino Noite Feliz. No desempenho da cena Dr. Pirlimpimpim, portaram-se com agrado em seus papéis Antonio Barreiros, Antonio Silva, Irene Allen, Thereza Nicolini e Georgina Souza.

Foram depois entregues prêmios a todos os alunos da Escola Dominical, em número superior a 100. o prêmio para o melhor recitativo foi conferido à menina Elce dos Reis.

Foram distribuídos pacotes de balas a todas as crianças presentes.

Com o Pai Nosso e a bênção apostólica, foi encerrada a festa.

- A filial da Cruz Vermelha, consoante a letra dos seus estatutos, também contribuiu longanimemente para o natal dos pobres, festa que, há muitos anos, se vem fazendo ininterruptamente, nesta cidade.

Assim é que na tarde de 24, uma comissão composta do sr. coronel Septimio Werner, secretário geral, e das diretoras sras. d. Fileta Amaral e Rosinha Werner, e senhoritas Alzira Martins e Baby Alfaya, em dois automóveis, conduziu as roupas e objetos destinados aos pobres, tendo o primeiro na frente a insígnia da Cruz Vermelha Brasileira.

Na Santa Casa de Misericórdia, a comissão foi recebida pelos srs. Arnaldo Aguiar, Luiz Carvalho e dr. Alamir Martins, sendo introduzida na sala das crianças.

O coronel Werner, em rápidas palavras, declarou a razão da presença ali da comissão da Cruz Vermelha Brasileira, entregando, em seguida, o que se tinha destinado aos orfãozinhos da Santa Casa de Misericórdia.

Agradeceu o sr. Carvalho, que muito enobreceu a ação filantrópica da Cruz Vermelha Brasileira, que, não obstante datar de pouco tempo a sua fundação, já estava dando provas de seu progresso e de vida própria.

Quando as Damas da Cruz Vermelha retiravam-se da sala das crianças, estas, numa prolongada salva de palmas, agradeciam a ação benfazeja que lhes tinham dispensado.

No Asilo e Creche D. Anália Franco, foi a comissão recebida pela respectiva inspetora d. Alzira de Salles, que mandou formar a petizada, em número de 50.

Em seguida, a comissão dirigiu-se para a Gota de Leite e ainda para outras casas de caridade, levando a todas as crianças pobres de Santos o conforto de uma lembrança.

Em 3 de dezembro de 1949, o mesmo O Estado de São Paulo publicou em sua página 12 (Acervo Estadão - acesso em 25/1/2013 - ortografia atualizada nesta transcrição):

Imagem: reprodução parcial da página 2 do jornal paulistano O Estado de São Paulo de 3 de dezembro de 1949 (Acervo Estadão - acesso em 25/1/2013)

 

NOTICIAS DO INTERIOR

Santos

O tabelamento dos artigos para o Natal

 

SANTOS, 2 - A ganância é um mal que já se arraigou, e tudo é pretexto para escorchar o consumidor.

A propósito da aproximação das festas de Natal e fim de ano, transcrevemos uma indicação apresentada na sessão de ontem da Câmara Municipal pelo vereador Rafael Tavares, alertando a Comissão Municipal de Preços contra os aproveitadores: "Indico à Comissão Municipal de Preços, tendo em vista a indicação feita em sessão de 10 do pretérito, a conveniência inadiável de iniciar desde já as necessárias verificações para o absoluto 'controle' e criterioso tabelamento dos artigos de natal, desde que estão chegando ao nosso porto, de procedências várias, grandes quantidades desses artigos, tais como: castanhas de Portugal, nozes do Chile, frutas secas (principalmente passas) da Argentina etc.

"Devemos fazer sentir àquela Comissão que a exploração já começou a se exercer sobre as nozes chilenas, cujo custo, ao que pude verificar, não vai além de Cr$ 12,00 o quilo e que está sendo vendida pela exorbitância de Cr$ 22,00 o quilograma, com um lucro nada razoável de oitenta e cinco por cento, bruto.

"Os tabelamentos feitos de afogadilho, à última hora, só tendem a prejudicar o povo; os exemplos estão aí para o afirmar e o povo só é lembrado para servir de vítima a apetites famélicos, nunca saciados, de alguns negociantes desumanos".

Em 1º de novembro de 1969, também no jornal paulistano O Estado de São Paulo, página 15 (Acervo Estadão - acesso em 25/1/2013 - ortografia atualizada nesta transcrição):

Santos já prepara seu Natal

 

Da Sucursal de Santos

Grandes arcos sobre as ruas, apoiados em torres de 12 metros de altura, revestidas de plástico com alegorias, constituirão a decoração de Natal em Santos este ano, conforme decidiu o Conselho Municipal de Turismo, Cultura e Esportes.

As torres serão colocadas nas praças Mauá, José Bonifácio, Rui Barbosa, nas ruas General Câmara, João Pessoa, Amador Bueno, São Francisco. No bairro de Vila Matias, as seguintes ruas serão decoradas da mesma forma: Rangel Pestana, Ana Costa, Braz Cubas, Júlio de Mesquita e rua Lucas Fortunato. O Clube dos Lojistas está apoiando essa decoração e promoverá uma campanha para angariar fundos que serão aplicados para instalação de música naquelas torres.

Ao lado dessa programação, o Conselho de Turismo de Santos vem fazendo preparativos para abertura nos meses de janeiro e fevereiro da "Primeira Feira Comercial de Santos". Essa promoção terá finalidade beneficente e a feira será construída em forma de estandes ao longo da praia, com um parque de diversões ao lado.

Imagem: reprodução parcial da página 15 do jornal paulistano O Estado de São Paulo de 1 de novembro de 1969 (Acervo Estadão - acesso em 25/1/2013)

Veja mais:

1960: Natal: a cidade em festa

Leva para a página seguinte da série