Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0396d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/25/08 09:38:39
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TRILHOS
2008: os trens deixam o centro da cidade (3)

Reivindicação de décadas da população, enfim atendida...

Leva para a página anterior

Por mais de um século, a população de Santos enfrentou o problema representado pela passagem de trens na área urbana, interrompendo o trânsito em todas as principais avenidas, às vezes por longo período para manobras, ou de madrugada acordando com o apito das locomotivas - além dos acidentes periodicamente ocorridos com motoristas imprudentes ou equipamentos falhos de sinalização. Primeiro foram encerradas as atividades da linha de passageiros que servia o litoral Sul paulista; depois, fechadas estações como a da Avenida Ana Costa; e, com os acertos para que os trens alcançassem o porto contornando a cidade, foi possível enfim desviá-los em fevereiro de 2008 para fora da área urbana.

O principal acerto foi a negociação dos direitos de passagem dos trens (de bitola métrica) da sucessora da Sorocabana/Fepasa/Brasil Ferrovias (a ALL - América Latina Logística) com a sucessora da São Paulo Railway/Estrada de Ferro Santos-Jundiaí/RFFSA (a MRS Logística), que usa bitola larga, compreendendo a colocação do terceiro trilho e integração dos controles.

Os problemas causados pelas manobras dos trens na área urbana foram destacados em inúmeras oportunidades, na imprensa local. Estas imagens foram produzidas por fotógrafos do antigo jornal Cidade de Santos, na manhã de 2 de maio de 1975, e a  reprodução foi feita de prova fotográfica (copião do filme 2265x75) preservada no acervo do jornal, (mantido pela Universidade Católica de Santos e pesquisado pelo historiador Waldir Rueda):


Trilhos da Fepasa, junto à Avenida Pinheiro Machado


Trilhos, entre a Avenida Pinheiro Machado e a Rua Godofredo Fraga

Trilhos, na Avenida Pinheiro Machado


Trilhos, sobre o canal 1 (Avenida Pinheiro Machado)


Trilhos, sobre o canal 1


Trilhos, sobre o canal 2 (Avenida Bernardino de Campos)


Trilhos, sobre o canal 2, acompanhando o traçado da Avenida Francisco Glicério


Manobras ferroviárias, próximo ao cais (note-se a torre de energia de Itatinga, à direita)


Manobras de trens, próximo ao cais do porto, cujos guindastes são vistos ao fundo

Leva para a página seguinte da série