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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
A corrida dos padeiros... em 1946

Em Santos, por muito tempo os entregadores de pão em domicílio, com seus triciclos-baús, eram também chamados de padeiros. E eles corriam...

Numa época em que as panificadoras eram poucas e por vezes distantes das residências, as ruas nem sempre eram calçadas, existia um profissional autônomo que recebia o pão quente nas padarias, os pães de cará e os sonhos e os entregava a freguesia certa, nas residências, recebendo o pagamento no ato, por semana ou ainda por mês. Não produzia o pão, mas também era chamado de padeiro, e usava um triciclo-baú para as entregas.

Essa atividade começou a desaparecer na década de 1970, com o adensamento da cidade e o aumento do número de panificadoras, a melhoria das vias públicas e o aumento do custo de vida, que levou os fregueses a tornarem mais incerto o consumo daquele alimento, ou a mudarem de fornecedor em troca da economia de alguns centavos no preço do produto.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, porém, os padeiros-entregadores promoviam até corridas de triciclos pelas ruas santistas, como esta registrada pelo jornal diário A Tribuna, na sexta-feira, 4 de janeiro de 1946:


Concorrentes treinando na avenida Afonso Pena, local da competição
Foto publicada com a matéria

ESPORTES
Corrida de triciclos
Com qualquer tempo, a prova de domingo no circuito da Avenida Afonso Pena - Os concorrentes

No próximo domingo será realizada, com qualquer tempo, a anunciada corrida de triciclos, certame reservado aos entregadores de pão da cidade, os quais se movimentaram para essa interessante competição nos carros em que trabalham.

Cerca de 30 concorrentes se alistaram na prova, havendo vivo entusiasmo pela disputa. O percurso compreende um traçado de 10 quilômetros, ou sejam 5 voltas na pista.

Diversos concorrentes estão otimamente preparados através de constantes ensaios, e tudo faz quer que a corrida constitua um espetáculo brilhante e com alternativas capazes de interessar o grande público.

Os concorrentes alistados

  1 - José Moacir de Araújo (São Lourenço)
  2 - Eugênio Cidônio Garcia (São Lourenço)
  3 - Adelino Sousa Dias (Preferida)
  4 - Domingos M. Gonçalves (Moderna)
  5 - Antonio Valente (Moderna)
  6 - Jacinto Losso (Moderna)
  7 - Justino da Fonseca (Balneária)
  8 - Joaquim Francisco (Balneária)
  9 - Alípio Rosa (Seleta)
10 - João Cândido da Silveira (Santa Cruz)
11 - Francisco Paulo Coragem (Palmeiras)
12 - Antônio de Campos Júnior (Santa Cruz)
13 - William Gomes Maiola (Sol Nascente)
14 - Paulo da Silva (Santa Cruz)
15 - Beraldo da Costa Amorim (Vasco da Gama)
16 - José Batista C. Jr. (Atlântica)
17 - José Guedes (Atlântica)
18 - Manoel José dos Santos (Independência)
19 - Bráulio Vale Nuza (Independência)
20 - Antônio Feio (Independência)
21 - Valdemar Losso (São Paulo)
22 - Benedito Campos (São Paulo)
23 - Álvaro Alves (São Paulo)
24 - Olímpio Pedro de Moura (Minerva)
25 - Casimiro Guimarães (Centenário)
26 - João Veiga do Marco (Botafogo)
27 - Antônio Alípio (Guarani).

Os inscritos terão de comparecer com os números, de acordo com o regulamento, e se apresentarem de calções.

Todos os concorrentes devem se apresentar com meia hora de antecedência no local, ou seja, às 7,30 horas.

A colaboração do Santos Moto Clube - O Santos Moto Clube prestará sua colaboração à competição do dia 1º de janeiro (N.E.: a data correta da corrida foi 6 de janeiro, transferida por causa de mau tempo no dia 1/1/1946), e, em ofício, nos transmite a relação dos nomes dos seus associados que deverão auxiliar nos diversos trabalhos.

Juízes de percurso - Luiz Bezzi, Lourenço Correia, Manoel Menezes, Marinho Sá, João Correia, Antônio Rodrigues e Eduardo Pires Castanho.

Juízes de controle (anotadores): João Bittar, Franco Bezzi, Paulo Paulopoli, Luiz Muniz, José Dias Avelino Gomes, Zoaines de Morais e Aristides Bezzi.

Juiz de chegada - Mário Batista (presidente).

Oferecimento do "Auto Escola Santista" - O sr. Rubens de Moura Leite, do "Auto Escola Santista", ofereceu, gentilmente, dois carros para os diversos serviços que se fizerem necessários no dia da prova.

Como vemos, nada falta para que a corrida alcance inteiro êxito.

Na terça-feira, 8 de janeiro de 1946, o mesmo jornal A Tribuna informava os resultados da corrida:


A chegada do vencedor, um esportista português, Manoel José dos Santos.
E faz praça da sua habilidade, correndo apenas numa roda dianteira...
Foto publicada com a matéria

Resultou brilhante a corrida de triciclos

Manoel José dos Santos, da "Padaria Independência", o vencedor

Em segundo e terceiro lugares, Domingos M. Gonçalves, da "A Moderna", e João Cândido da Silveira, da "Padaria Santa Cruz", respectivamente

No circuito formado pela Av. Afonso Pena, ruas Osvaldo Cruz, Lobo Viana e Av. Siqueira Campos e Afonso Pena, realizou-se, domingo, a anunciada corrida de triciclos, transferida do dia 1º devido ao mau tempo.

Concorreram apenas entregadores de pão da cidade, sendo a prova disputada em meio de entusiasmo e com empenho geral.

Manoel José dos Santos, o nº 18, com caixa da "Padaria Independência", foi o vencedor da interessante competição. Ele, que vinha sendo apontado como favorito, confirmou inteiramente os prognósticos, pois completou as cinco voltas sempre na vanguarda e distanciado dos demais. No segundo lugar revezaram-se João Cândido da Silveira, que transportava em sua caixa rosas artificiais oferecidas por uma freguesa... e Domingos M. Gonçalves. A este, após brilhante atuação final, coube o segundo lugar.

Eis a colocação dos concorrentes:

  1º - N. 18 - Manoel José dos Santos - Padaria Independência
  2º - N. 4   - Domingos M. Gonçalves - Padaria A Moderna
  3º - N. 10 - João Cândido da Silveira - Padaria Santa Cruz
  4º - N. 21 - Valdemar Losso - Padaria S. Paulo
  5º - N. 23 - Álvaro Alves - Padaria S. Paulo
  6º - N. 26 - João Veiga do Marco - Padaria Botafogo
  7º - N. 24 - Olímpio Pedro de Moura - Padaria Minerva
  8º - N. 2   - Eugênio Cidônio Garcia - Padaria S. Lourenço
  9º - N. 6   - Jacinto Losso - Padaria A Moderna
10º - N. 19 - Bráulio Vale Nuza - Padaria Independência
11º - N. 17 - José Guedes - Padaria Atlântica
12º - N. 27 - Antônio Alípio - Padaria Guarani
13º - N. 9   - Alípio Rosa - Padaria Seleta
14º - N. 1   - José Moacir de Araújo - Padaria S. Lourenço
15º - N. 28 - José Gomes - Padaria Santa Maria
16º - N. 13 - William Gomes Maiola - Padaria Sol Nascente
17º - N. 11 - José Guedes - Padaria Atlântica.

O n. 16 completou apenas 3 voltas, enquanto que o n. 3 desistiu logo à primeira volta devido a um acidente mecânico no seu carro.

Numa roda dianteira, apenas - O vencedor, que chegou distanciado do seu mais direto perseguidor, ao atingir a meta de chegada fez uma interessante pirueta com o carro, fazendo-o correr apenas numa roda dianteira.

Outros entregadores de pão também se manifestaram do mesmo modo à chegada, prova da grande experiência que possuem.

O tempo do vencedor foi de 25 minutos em 10 quilômetros, ou seja 2 minutos e 30 segundos em cada quilômetro. Velocidade por hora: 24 quilômetros.


O dr. Rafael Caramuru Lanzelotti, delegado de Trânsito e Acidentes,
rodeado de auxiliares e amigos, no local da prova
Foto publicada com a matéria

Colaboração da Delegacia de Trânsito - Não se deve omitir, neste noticiário sobre a corrida, o eficiente serviço prestado pela Delegacia de Trânsito e Acidentes, à qual se deve, indubitavelmente, a boa ordem reinante durante todo o transcorrer da prova, levado a cabo sem o menor acidente pessoal.

Dirigiu o serviço, pessoalmente, o dr. Rafael Caramuru Lanzelotti, que, desde cedo, apesar de ter feito plantão durante toda a noite, esteve a postos, ali permanecendo até o final.

Convidado, o dr. Lanzelotti deu o sinal de partida.

Magnífico o auxílio do Santos Moto Clube - Dirigentes e associados do Santos Moto Clube estiveram também no local auxiliando os diversos serviços de organização, servindo de juízes e anotadores.

O campeão Luiz Bezzi e João Corrêa, em suas motocicletas, acompanharam a prova como juízes de percurso.

Foi eficiente em todos os sentidos a colaboração do Santos Moto Clube e do presidente, em exercício, Mário Batista.

O sr. Rubens Moura Leite também prestou assistência à prova, comparecendo ao local, onde já se encontravam vários carros da sua conhecida auto-escola.


O 1º, 2º e 3º colocados após a competição, aclamados pelos seus simpatizantes.
Uma grande assistência esteve presente ao local da interessante competição
Foto publicada com a matéria

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