Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0360m124.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/19/14 20:04:16
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MONUMENTOS-124
Acrino Barboza de Freitas

Leva para a página anterior
Em fevereiro de 2012, o Largo Vasco Carmano Gonçalves, no Morro de São Bento, recebeu o busto em homenagem a um de seus benfeitores, o empresário Acrino Barboza de Freitas. A obra foi custeada pela empresa Estrada Transportes, da qual ele foi o fundador. O fato foi registrado pelo site Santos Modal, em 28 de fevereiro de 2012 (acesso: 18/10/2014):

O busto de Acrino Barboza de Freitas

Foto publicada com a matéria

28/02/2012
Busto homenageia Acrino Barboza de Freitas, fundador da Estrada Transportes

da Redação

Busto inaugurado pela Estrada Transportes em memória ao seu fundador, Acrino Barboza de Freitas contou com a presença da família, amigos e colaboradores.

Acrino, como era conhecido, teve uma relação de afetividade com o Cais Santista originada nos tempos de criança. Ficava fascinado com os grandes navios de bandeiras estrangeiras, o trabalho dos trabalhadores do cais e os enormes guindastes que movimentavam contêineres.

Em 1973, aos 24 anos, abriu seu negócio próprio de transportes. E em 1982, com a experiência adquirida, fundou a Estrada Transportes.

Acrino Barbosa, além de presidente da Estrada Transportes foi também assessor da presidência do Santos Futebol Clube. Faleceu, em São Paulo, no dia 23 de julho de 2009.

Em 2011, a Estrada Transportes completou 29 anos de existência, conforme citou o site Juntos na Estrada (acesso: 18/10/2014):

A Estrada Transportes completa 29 anos de existência!

Por isso, hoje homenageamos nosso fundador, Sr. Acrino Barboza de Freitas, um homem que contribuiu com o crescimento da cidade de Santos e do transporte rodoviário e se tornou um dos maiores empresários do segmento.

Vindo do Ceará para Santos, o Sr. Acrino começou a trabalhar ainda criança como engraxate, entregador e vendedor. Mas sua fascinação sempre foi o Porto de Santos e para lá se dirigia no tempo livre, admirando os grandes navios de bandeiras estrangeiras, o trabalho incessante dos trabalhadores do cais e os enormes guindastes que movimentavam contêineres.

Em 1973, aos 24 anos, abriu seu negócio próprio de transportes, e, com a experiência adquirida, em 1982 fundou a Estrada Transportes. Temos hoje mais de 600 colaboradores diretos e indiretos, em equipes altamente capacitadas, e somos reconhecidos por nossos clientes pelo alto nível de competência e confiabilidade nos serviços prestados.

Acrino faleceu em 23 de julho de 2009, uma quinta-feira, conforme registrou então o site do Santos Futebol Clube (acesso: 18/10/2014):

Santos FC lamenta a perda de Acrino Barbosa

qui, 23 de jul de 2009

O Santos Futebol Clube lamenta o falecimento do assessor da presidência Acrino Barbosa de Freitas. O velório deste santista ilustre será realizado no Salão de Mármore Vasco José Faé do Estádio Urbano Caldeira (Rua Princesa Isabel, nº 77), em Santos (Litoral de São Paulo), a partir da manhã desta sexta-feira (24). Às 15 horas o corpo será levado para o Memorial Necrópole Ecumênica (Av. Dr. Nilo Peçanha, nº 50), em Santos, onde o enterro acontece às 17 horas

Com uma vida dedicada ao clube, Acrino Barbosa é sócio do Peixe desde 17 de outubro de 1963. Foi vice-presidente de 1990 a 1992 e assessor da presidência em duas passagens, no biênio 1993-1994 e desde 2000 vinha exercendo essa função. Além disso, também era conselheiro efetivo do Alvinegro Praiano. Acrino também representava o Santos FC na diretoria da Federação Paulista de Futebol, onde ocupava o cargo de membro do Conselho de Orientação da entidade

O presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, lamentou muito a perda do amigo e assessor. "O Acrino foi certamente um dos maiores santistas que conheci. Ao longo do trabalho que realizamos durante minha gestão, tive não somente um companheiro de trabalho, mas também um grande amigo". Teixeira determinou três dias de luto no clube. O Santos FC já solicitou à Federação Paulista e à Confederação Brasileira de Futebol que seja realizado um minuto de silêncio antes da partida entre Santos FC e Flamengo, neste domingo (26), às 16 horas, na Vila Belmiro, em jogo do Campeonato Brasileiro

O presidente do Conselho Deliberativo do clube, José da Costa Teixeira, também está muito sentido com a perda. "O Acrino sempre se dedicou muito ao Santos FC. Tenho certeza que fará muita falta pela pessoa que era e por toda contribuição que sempre nos deu".

O fato foi também noticiado pelo Jornal Vicentino, do município de São Vicente, em 27 de julho de 2009 (acesso: 18/10/2014):

julho 27, 2009

Perda

O empresário Acrino Barbosa de Freitas, de 60 anos, morreu em São Paulo nesta quinta-feira. Ele era presidente da Estradas Transportes. Acrino estava internado há 3 meses no Hospital Albert Einsten em São Paulo com problemas cardíacos. O velório ocorreu no ginásio do Santos FC onde Acrino foi vice-presidente e assessor da Presidência.

Perda II
Com uma vida dedicada ao clube, Acrino Barbosa foi sócio do Peixe desde 17 de outubro de 1963. Foi vice-presidente de 1990 a 1992 e assessor da presidência em duas passagens, no biênio 1993-1994 e desde 2000 vinha exercendo essa função. Além disso, também era conselheiro efetivo do Alvinegro Praiano.

Em 13 de agosto de 2009, o site da Câmara Municipal de Santos já registrava a intenção de uma homenagem (acesso: 18/10/2014):

13/08/2009

Notícias

Acrino Barbosa pode virar nome de próprio público

Homenagem deverá ficar no Morro São Bento

Na sessão do dia 10 de agosto, o vereador pemedebista Marcus de Rosis apresentou requerimento solicitando ao Executivo que estude a possibilidade de dar a um próprio público municipal, preferencialmente localizado no Morro São Bento, o nome de Acrino Barbosa de Freitas, como forma de homenagear o empresário falecido recentemente. Acrino Barbosa de Freitas tinha 60 anos e morreu na cidade de São Paulo no dia 23 de julho. Então presidente da empresa Estradas Transportes, Acrino estava internado há 3 meses no Hospital Albert Einsten com problemas cardíacos.

No Santos Futebol Clube Acrino foi vice-presidente e assessor da Presidência. Sócio do Peixe desde outubro de 1963, foi vice-presidente de 1990 a 1992 e assessor da presidência em duas passagens, no biênio 1993-1994 e desde 2000 vinha exercendo essa função. Além disso, também era conselheiro efetivo do Alvinegro Praiano.

Foi homenageado pela Câmara Municipal de Santos com o título de Cidadão Santista, já que nasceu em Baixio, no Ceará. Em 1951, sua família veio para Santos, fugindo da seca nordestina e resolveu se instalar no Morro São Bento. Escreveu sua história de vida baseada em muito trabalho e empenho. "Para homenagear essa importante figura da sociedade santista que a pouco nos deixou, seria interessante darmos o seu nome a um próprio público, preferencialmente localizado no Morro do São Bento, local onde Acrino viveu parte de sua vida", lembra De Rosis.

O local escolhido foi o Largo Vasco Carmano Gonçalves, assim registrado pelo Google Maps/Street View em dezembro de 2013 (o desfocamento de rostos e placas é propositalmente feito pelo aplicativo - acesso: 19/10/2014):

Imagens: Google Maps/Street View, em dezembro de 2013

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais