Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0360m069.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/28/08 10:02:19
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MONUMENTOS-069
Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar

Leva para a página anterior
Em 7 de outubro de 1996, a Polícia Militar, comemorando seu primeiro centenário de existência, através do 6º Batalhão de Polícia Militar/Interior (6º BPM/I), homenageou seu fundador, o brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar (que casou em 1842 com a Marquesa de Santos), com este monumento na Praia da Aparecida, próximo da Escola Técnica Estadual (ETE) Escolástica Rosa:
 




Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 17 de junho de 2007

 
Em 10 de junho de 2004, o jornal santista A Tribuna registrou na página A-3:
 
RESTAURAÇÃO

Busto de Tobias de Aguiar é reposto no jardim da orla

Da Reportagem

O busto do brigadeiro Rafael Tobias e Aguiar foi recolocado, ontem pela manhã, em seu local original, que fica no jardim da paria próximo ao Canal 6 e à ETE Escolástica Rosa. A peça estava recolhida na Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para restauração.

Segundo a assessoria de imprensa da Secult, há cerca de um mês houve uma tentativa de furto e parcial depredação do monumento. A Guarda Municipal conseguiu resgatar a peça, que foi encaminhada para restauro na Secult.

O busto foi inaugurado em 7 de outubro de 1996 como homenagem ao 1º centenário do 6º BPM/I. O brigadeiro é considerado o fundador da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Tobias de Aguiar, que foi presidente de província (hoje equivalente ao cargo de governador do Estado), morreu em 7 de outubro de 1857.


Foto: Marcelo Justo, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais