Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0360m036.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/23/09 15:43:48
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MONUMENTOS-036
Major Quintino de Lacerda

Leva para a página anterior
Em 13 de maio de 2004, a prefeitura homenageou o herói negro abolicionista, líder do Quilombo do Jabaquara: o major Quintino de Lacerda ganhou um monumento no bairro do Jabaquara, na confluência das avenidas Cláudio Luís da Costa, Engenheiro Luiz La Scala Jr. e Francisco Manoel, defronte ao hospital da Santa Casa de Misericórdia:
 




Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 3 de junho de 2007

Em 14 de maio de 2004, o jornal santista A Tribuna publicou, na página A-5:


Monumento destaca liderança exercida por Quintino na defesa da raça

Foto: Edison Baraçal, publicada com a matéria

HOMENAGEM

Pça. Coimbra ganha busto de Quintino de Lacerda

Da Reportagem

No dia em que se comemoram os 116 anos da Abolição da Escravatura, um dos maiores líderes da raça negra recebeu homenagem. Ontem, pela manhã, foi inaugurado, na Praça Coimbra - cruzamento entre as avenidas Cláudio Luiz da Costa e Luiz La Scala Júnior - o busto de Quintino de Lacerda.

A inauguração também fez parte das comemorações do Dia Municipal Quintino de Lacerda. Compareceram à cerimônia secretários municipais, vereadores e diversos representantes da comunidade negra.

Elaborada pelo escultor Luiz Garcia, a obra era uma reivindicação. "O busto representa uma conquista para todos nós. Há mais de 15 anos, tínhamos a intenção de homenagear o Quintino", disse o presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, José Ricardo dos Santos.

Ele ressalta que uma placa, afixada sob o busto, conta alguns detalhes da história de Quintino.

Representando a família do major, Avelina Maria de Souza recebeu um ramalhete de flores de Aclair Santana, integrante do conselho.

Durante o encontro, houve ainda a apresentação de alunos de capoeira da Cultuafro Academia e do Centro de Capoeiragem Nação Zumbi, que mostrou às pessoas o trabalho desenvolvido com as crianças do Educandário Anália Franco.

Também marcaram presença os estudantes da 4ª série da Emef Maria Emília Reis. "É importante que os nossos alunos conheçam a história de Quintino, pois eles estão estudando a história da cultura negra", afirmou a professora Regina Mathias.

Sobre a reforma na Praça Coimbra, o chefe do Departamento de Vias Públicas da Secretaria Municipal de Obras, Luís Antônio Rosa Neto, estimou que os trabalhos devem ser concluídos dentro de, aproximadamente, 40 dias.

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais