Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0359f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/01/08 11:29:09
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS -
São Jorge, divindade ecumênica

Leva para a página anterior
Matéria publicada em 23 de abril de 2008, no jornal santista A Tribuna (pág. A-7):
 


Divindade é cultuada por católicos apostólicos, ortodoxos e umbandistas
Foto: arquivo, publicada com a matéria

DEVOÇÃO

Fiéis celebram hoje o Dia de São Jorge

Da Redação

Na data de hoje comemora-se o Dia de São Jorge, uma divindade querida tanto por católicos apostólicos como pelos ortodoxos e umbandistas. Em cada religião, eventos em alusão à ocasião estão programados para o dia.

A Igreja de São Jorge Mártir, situada à Praça Rubens Ferreira Martins, 51, Estuário, que desde sábado promove atividades em referência à data, realiza, às 10 e às 19 horas (essa, seguida de procissão), missas solenes em homenagem ao santo, regidas pelo padre Francisco Greco. Na Paróquia Ortodoxa Antioquina, que fica na Avenida Ana Costa, 323, Gonzaga, às 10 horas, será promovida a Missa de Comemoração a São Jorge, também seguida de procissão. Outra missa está programada para dia 6 de maio, data em que o santo é comemorado no Oriente.

No caso da Umbanda, as celebrações variam de acordo com as casas de culto. Nesta religião, São Jorge é conhecido como o orixá Ogum. É o que explica o diretor-presidente da Federação Nacional da Religião Orixá (Fenorixá), Gladston Bispo.

Santo guerreiro - A devoção a São Jorge é forte principalmente na Igreja Ortodoxa, da qual o santo é o de maior nome. Segundo o padre da Paróquia, Valério Lopes, a imagem da divindade representa São Jorge, montado em seu próprio corpo, duelando com um dragão, que, na imagem, significa os sete pecados do homem (soberba, avareza, inveja, ira, luxúria, gula e preguiça).

Lopes atenta, ainda, que a espada do santo aponta para a língua do dragão. "É através da língua que proferimos as maiores maldades a nossos irmãos. A língua fere mais que uma espada, e é isso que São Jorge combate", explica o padre.

Na Umbanda, conforme explica Bispo, o santo, representado por Ogum, é a imagem de um orixá guerreiro, que abre caminho para seus aliados. "Os devotos são pessoas que estão sempre à procura de novas propostas, novos desafios", conta.

História - Em vida, Jorge foi militar do Império Romano, na época do imperador Diocleciano. Convertido ao cristianismo, revoltou-se com as perseguições que o imperador ordenava, e, em 23 de abril de 303, foi morto na Palestina.

O santo é o padroeiro de países como a Inglaterra, Portugal, Rússia e Geórgia. Neste último, conforme explicou o padre da Igreja de São Jorge Mártir, Francisco Greco, a devoção levou o país, inclusive, a adotar o nome do santo. Além disso, São Jorge também é o protetor de escoteiros e dos militares.

No Brasil, o culto a São Jorge começou com a chegada dos portugueses. A popularização se deu também através do futebol. Em 1910, o Corinthians adotou o santo como seu padroeiro.

Leva para a página seguinte da série